• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Usando um Defensor

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
O papel do defensor é obviamente defender, mas o que isso significa no jogo? Vamos dar uma noção aqui...

O defensor tem que tornar o campo de batalha seguro para seus aliados, isso ele faz de uma maneira muito simples, pode ser chamando ataques para ele, impedindo os inimigos de chegar nos aliados, reduzindo dano nos aliados ou ainda outros efeitos.

Antes dos poderes vamos a um elemento primordial no defensor: A Marca.

A marca concede ao alvo uma penalidade de -2 nos ataque que não incluam você como alvo além de sempre trazer algum bônus ou outra penalidade por não te atacar. Por isso SEMPRE marque alguém na rodada, porém como a marca é geralmente uma por rodada você deve escolher sempre o inimigo que está causando mais problemas para seu time.

Não discutirei em detalhes as variadas marcas pois todas tem a mesma idéia básica: "siga seu oponente e o impeça de atacar os aliados"

Vamos agora ver alguns exemplos de ataques comuns nos defensores:

Cleave(Fighter At-Will 1) - Um exemplo de ataque mais focado em dano, porém excelente para matar minions aglomerados em volta de seu aliados.

Tide of Iron(Fighter At-Will 1) - Um poder que ajuda a destruir flanqueamentos(ou criar um para o seu time) e ainda de praxe mantém você junto com o alvo graças ao Shift. Isso pode ser fundamental na luta.

Bolstering Strike(Paladin At-Will 1) - Um exemplo de ataque que concede HP temporário ao defensor, lembre-se que para que você possa chamar atenção você deve ser capaz de aguentar os golpes, portanto um ataque assim é muito útil para um defensor não cair em combate.

Weight of Earth(Warden At-Will 1) - Exemplo de golpe que atrapalha seus adversários não só fugirem de você como também de alcançarem seus aliados mais frágeis, causando slow no inimigo.

Earth Spikes(Warden Encounter Attack 1) - Um exemplo de ataque novamente que atrapalha os adversários a fugirem porém numa abordagem diferente, este ataque cria uma "zona" de espinhos em volta do adversário, fazendo com que ele tome dano extra caso se movimente.

Demon Dance(Battlemind At-Will 1) - Um exemplo de ataque que causa penalidade nas oportunidades de ação do alvo, ajudando na falha de ataques de oportunidade permitindo que seus aliados possam praticamente sair ilesos.

Lightning Lure(Swordmage At-Will 1) - Um exemplo de ataque da puxa o alvo para você sempre o mantendo perto para penalizá-lo caso ele não ataque você.

Threatening Rush(Fighter At-Will 1) - Um excelente golpe, que permite marcar mais de um alvo coisa muito valiosa para um defensor.

Brash Strike(Fighter At-Will 1) - Você da vantagem de combate pro alvo, parece algo idiota, mas na realidade é uma maneira de chamar a atenção principalmente dos monstros com grande dano que ganham bônus quando tem essa vantagem.

Com isso já possível ter uma noção do arsenal de efeitos que um defensor dispõe para ajudar seu aliados.

E vocês? Tem alguma tática especial ou algum combo interessante?
 
Tem uma classe de defensor chamada Swordmage que está no livro do jogador do Forgotten Realms. Dei uma lida e achei interessante o conceito, alguém ai sabe alguma coisa bacana dessa classe?
 
Bom, se quer saber sobre o Swordmage é muito simples, o interessante é que ele trabalha com teletransportes e marcas à distância(ao contrário dos outros que tendem a ficar perto dos inimigos).
 
Pra mim um Defensor é muito simples: ficar na frente e impedir que os inimigos cheguem nos aliados mais delicados, como Magos.
 
Pra mim um Defensor é muito simples: ficar na frente e impedir que os inimigos cheguem nos aliados mais delicados, como Magos.
Você tem toda a razão Deriel, aqui eu apenas exemplifico com que tipo de poderes as classes fazem tal coisa.

Por exemplo, há muitos jogadores defensores que não aproveitam a marca ou então pensam em fazer dano ou então pegam somente golpes e itens que dêem dano e esquecem que a função deles não é dano e sim segurar os inimigos.

Não tem muita complicação se vc entender, mas como eu fiz o Usando um Controlador(que é de longe mais complicado de entender lendo os livros apenas) pensei que seria interessante mostrar os outros também e é bom que o povo tem uma certa noção de tipos de poderes comum na classe e de repente podem procurar usar um que nem sabiam que existiam.
 
Estou mestrando uma campanha em 4.0 e devo dizer o defensor cumpre bem o seu papel, bem, pelo menos o guerreiro do grupo faz isso bem. Toda hora o cara fecha corredor, tem um monte de inimigos ao redor, etc. É o famoso quebra tática sacana do mestre.
 
No caso um hibrido de swordmage com battlemind ficaria funcional? A raça otimizada pra isso q num acho jogavel, akeles psionicos nem lembro o nome la githyanki ou gitzerai... mas de qualquer forma não precisa ter +2 em con e em int pra ser jogavel.;.

Ele teria os 2 tipos de desafio o que reduz dano do swordmage e o que volta o dano pro lavo do battlemind... no caso ele não pode desafiar o mesmo alvo com os 2 efeitos, mas pode desafiar 2 alvos diferentes com certeza... alem dos poderes e cada classe serem legais.

No caso voces acham que ficaria algo interessante? Eu curto os arcanos em geral, jogo de Mago, mas Bardos, Artifices, Swordmages e ate Warlock ou Feiticeiros são classes que jogaria, e como vejo tantos builds com PsionxMago em foruns em gringreis, pq os Psion tem talento que aumenta o poder de movimentos forçados... meio que virou modinha isso.

Axei que algo com psion nos defensores seria ainda mais interessante.

O problema que vi nessa ideia de hibrido eh q num ganha todas as caracteristicas de cada classe, mas acho que tendo os 2 tipos de desafio ja seria um preço baixo a ser pago.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo