• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Urûk-Hai e Noldor!

Cësárin

Usuário
Gente, eu tava revendo o filme A Sociedade do Anel e cheguei àquela parte em que Gandalf diz a Elrond que Saruman criara uma nova raça de Orcs, misturando Orcs e Gnomos. Pois bem, lá fui eu ao livro pra ver se era assim mesmo, e de fato Gandalf diz isso. Minha dúvida é: os gnomos não são os Noldor? Como Saruman capturou Noldor pra misturar com Orcs? Até porquue os Noldor já não eram tão numerosos na Terra-Média, e eu fico imaginando que se Saruman tivesse elfos cativos, os outros elfos lhe declarariam guerra, certo? Ou errado? Alguém pode me explicar isso?
 
Tem certeza que Gandalf usa a palavra "gnomos" no livro? Acho que isso é só nos filmes, que é usado para se referir a orcs. Aliais, acho que no filme ele fala "humanos com gnomos" ou algo parecido, não há sentido "orcs com gnomos".
No livro, foi Sauron que "melhorou" a raça dos orcs, sem misturar nada. E "gnomos" é o nome usado para noldor só na versão antiga, o Lost Tales, posteriormente esse nome foi abandonado.
 
Sim, quem criou os Uruk foi Sauron. Pelo menos em Portugal, a Europa-América traduziu "goblins" em O Hobbit por "gnomos". Não sei se traduziu goblins de SdA para gnomos também. No Brasil, a Martins fontes desconsiderou os termo goblin, e traduziu-o como orc.

O que Saruman fez foi criar uma raça de meio-orcs ou homens-orc, cruzando Humanos e Orcs/Goblins.
 
No filme, Gandalf fala que Saruman está cruzando orcs com "goblin-men"; "homens-goblins". Não com gnomos.

E com o Panda disse confere; foi Sauron quem criou os Uruk-hai; sua primeira aparição foi no saque a Osgiliath em 2475 da Terceira Era.

O que Saruman criou foi homens-orc, que eram brutais e meio ignorantes, e orcs-homens, que eram maliciosamente malignos.
 
Squei, agora sim! Então deve ter sido uma mancada do da dublagem do filme, porque eu tenho oDVD e nele Gandalf diz claramente gnomos.
 
Ah sim, o filme... :tsc:
Sim, existem erros toscos na dublagem do filme. :puke:

Mas no seu livro tem a palavra "gnomos"? É edição portuguesa?
 
vejamos se eu intendi
saruman cruzou orcs com humanos?
e os uruk hais foram criados por sauron?
entao qual o nome dos homens orcs d saruman? nao seriam uruk hais tbm?
e gnomos nao era como eram chamados os goblins em algumas traducoes??? :o?: :o?:
 
thunderbreaker disse:
e os uruk hais foram criados por sauron?
entao qual o nome dos homens orcs d saruman? nao seriam uruk hais tbm?

Quem "criou" os Uruk Hai guerreiros foi Saruman, portanto seus nomes eram Orcs Uruk-Hai. Sauron possuia outros tipos de Orcs, que eram Orcs que usavam o símbolo do Olho Vermelho, diferente dos produzidos de Isengard, que usavam a Mão Branca. Pelo que eu me lembre, os Uruk de Saruman eram maiores em estatura do que os de Sauron, pois estes, devido as terorias e hipóteses vinham dos elfos. Mas não há nada disso definido.
 
:nope:

Uruk é uma palavra da Língua Negra que significa "Orc"; hai é outra palavra que significa algo como "povo"; Uruk-hai significa algo como "Povo Orc", somente isso. Uruks, ou Uruk-hai, que era como eles mesmos se chamavam, são tudo a mesma coisa, e foram criados por Sauron e não Saruman; e são simplesmente orcs aperfeiçoados, assim como os Olog-hai, também criados por Sauron, são trolls aperfeiçoados. Somente isso e nada mais. Saruman não criou os Uruks.

Outra coisa, os elfos acreditavam que os primeiros Orcs, criados por Melkor, eram algo semelhante a elfos corrompidos e deturpados. Isso diz respeito a todos os orcs, e não somente aos orcs de Saruman.

A única coisa que Saruman fez foi cruzar orcs e homens, criando, como eu já falei aqui nesse mesmo tópico, homens-orc e orcs-homens.

Repetindo de novo, quem criou os Uruks foi Sauron. Uruks, uruk-hai ou uruk-hai guerreiros são tudo a mesma coisa. A diferença é que "Uruk-hai", que determina todo o povo Uruk, é a maneira como os próprios Uruks se referiam.
 
Saruman não criou os Uruks.

Quando lia seu post, pensei "Tá, mas o que ele ecriou então", mas vc disse:

que Saruman fez foi cruzar orcs e homens, criando, como eu já falei aqui nesse mesmo tópico, homens-orc e orcs-homens

Aí então associei as coisas, confundi novamente :disgusti:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
:nope:
Uruk-hai significa algo como "Povo Orc", somente isso. Uruks, ou Uruk-hai, que era como eles mesmos se chamavam, são tudo a mesma coisa, e foram criados por Sauron e não Saruman; e são simplesmente orcs aperfeiçoados

Esses orcs dos quais foram aperfeiçoados os Uruks são os goblins?
quero dizer, os orcs puros são os goblins e os Uruks goblins aperfeiçoados?

Fëaruin Alcarintur disse:
Repetindo de novo, quem criou os Uruks foi Sauron.

Então, seguindo meu raciocínio, antes de Sauron criar os Uruks, na época de Melkor, todos os orcs eram goblins?
 
Goblin é um termo usado para designar um ramo de Orcs de menor estatura. Grande parte dos Orcs de Moria são Goblins.

Gamling, no capíltulo "O Abismo de Helm", diz que Saruman criou "half-orcs" (meio-orcs) e "goblin-men" (homens-goblin). Se havia uma diferença nítida entre eles, aí já não sei.
 
Tá certo. eu viajei no outro post.

Você me fez pensar em outra alternativa. Acho que existiam 3 divisões: orcs normais, goblins( orcs menores) e Uruks(orcs maiores).

Obs: sem contar meio-orcs e homens-goblin. :mrgreen:
 
Pandatur Parmandil disse:
Sim, quem criou os Uruk foi Sauron. Pelo menos em Portugal, a Europa-América traduziu "goblins" em O Hobbit por "gnomos". Não sei se traduziu goblins de SdA para gnomos também. No Brasil, a Martins fontes desconsiderou os termo goblin, e traduziu-o como orc.

Quando a palavra "goblin" aparecia no livro da trilogia, era traduzido à letra pela Europa-América. Mas de qualquer maneira as referências são poucas.

O que Saruman criou foi homens-orc, que eram brutais e meio ignorantes, e orcs-homens, que eram maliciosamente malignos.

Sim - esses homens-orc foram tentativas de Saurman de criar uma raça especial de orcs, o que acabou, como foi tornado evidente, por ser um fracasso. A única referência a homens-orc na obra é a seguinte, ocorrida quando Frodo e os seus 3 companheiros, juntamente com Passo de Gigante, abandonam Bree:

A Sociedade do Anel disse:
"No entanto, quando se aproximavam da porta de saída, Frodo viu uma casa escura e maltratada atrás de uma sebe densa: a última casa da aldeia. Teve a impressão de ver, a uma das janelas, uma cara estúpida, de olhos matreiros e vesgos, que se ocultou imediatamente. "É então aqui que o tal sulista está escondido!", pensou."Parece que mais de metade do seu sangue é de gnomo.""

Pandatur disse:
Sim, existem erros toscos na dublagem do filme.

Na realidade não é erro de dublagem: no filme Gandalf diz realmente "goblins", na conversa com Elrond.

thunder disse:
saruman cruzou orcs com humanos?

Sim, evidentemente.

thunder de novo disse:
e os uruk hais foram criados por sauron?

Sim, para se ser mais correcto, os Uruk-Hai são orcs alterados por Sauron, "aperfeiçoados".

thunder mais uma vez ainda disse:
entao qual o nome dos homens orcs d saruman? nao seriam uruk hais tbm?

São referidos como homens-orc, ou homens-gnomo.

e finalmente thunder disse:
e gnomos nao era como eram chamados os goblins em algumas traducoes???

Pelo que li, apenas na tradução da Europa-América, de Portugal.

Bom, apenas para esclarecer umas dúvidas: Goblin era o nome dado por Tolkien aos orcs em O Hobbit, antes de ter criado a terminologia orc; mais tarde usou ainda este nome como referência aos orcs algumas vezes, mas no fundo todos os orcs eram orcs, não importa a sua estatura.

Fëohtar disse:
Você me fez pensar em outra alternativa. Acho que existiam 3 divisões: orcs normais, goblins( orcs menores) e Uruks(orcs maiores).

Apenas haviam duas: Orcs e Uruk-Hai. Simples, não? ´

Nota: não incluo os homens-orc porque não são orcs puros.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Pandatur disse:
Sim, existem erros toscos na dublagem do filme.

Na realidade não é erro de dublagem: no filme Gandalf diz realmente "goblins", na conversa com Elrond.

Ele não fala "goblins"; ele fala "goblin-men"; e como o Panda disse, a dublagem está errada, já que fala "gnomos".


O 10º membro da Sociedade disse:
thunder mais uma vez ainda disse:
entao qual o nome dos homens orcs d saruman? nao seriam uruk hais tbm?

São referidos como homens-orc, ou homens-gnomo.

Homens-gnomo está traduzido erradamente. São homens-orc e orcs-homens; isso está no Contos Inacabados. Não existem homens-gnomo.


O 10º membro da Sociedade disse:
Fëohtar disse:
Você me fez pensar em outra alternativa. Acho que existiam 3 divisões: orcs normais, goblins( orcs menores) e Uruks(orcs maiores).

Apenas haviam duas: Orcs e Uruk-Hai. Simples, não? ´


Sim, mas o negócio é o seguinte: goblins são sim uma espécie de orcs; aqueles que eram menores e que habitavam as Montanhas Nevoentas. Todos os goblins são orcs, mas nem todos os orcs são goblins; existem os goblins, os orcs convencionais e os uruk-hai.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Fëohtar disse:
Você me fez pensar em outra alternativa. Acho que existiam 3 divisões: orcs normais, goblins( orcs menores) e Uruks(orcs maiores).

Apenas haviam duas: Orcs e Uruk-Hai. Simples, não?


Sim, mas o negócio é o seguinte: goblins são sim uma espécie de orcs; aqueles que eram menores e que habitavam as Montanhas Nevoentas. Todos os goblins são orcs, mas nem todos os orcs são goblins; existem os goblins, os orcs convencionais e os uruk-hai.

Não sabia disso. Onde é que isso é dito exactamente? :think:
Pelo que li nas obras "goblin" era um definição que Tolkien apenas dava em O Hobbit, ou ent6ão usada por quem fosse menos culto.
 
Esses orcs eram chamados de goblins justamente por ter uma menor estatura e uma aparência fisicamente mais fraca.

Eu não sei se existe, de fato, uma citação que explicite isso totalmente; mas a diferenciação pressupõe, sempre, as diferenças. Eu sei que o fato de goblin ser um tipo de orc menor e mais fraco é consenso.
 
:o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:

estou super confuso, vamos esclarecer isso,
goblins = aqueles q aparecem em moria no filme? pekenos e fragei
orcs = aqueles q aparecem no inicio e nas grandes batalhas dos filmes, brancos ou verdes com a estatura maior e mais fortes
homens orcs = ????
uruk hais = os guerreis q saruman usa paga capturar merry e pippin e no abismo d helm?

me corrijam se estiver errado
 
Fëaruin Alcarintur disse:
ele fala "goblin-men"
Fëaruin Alcarintur disse:
Não existem homens-gnomo.
Como é que pode? Foi erro do filme?


10o Membro disse:
Apenas haviam duas: Orcs e Uruk-Hai. Simples, não?

Nota: não incluo os homens-orc porque não são orcs puros.
Era o que eu tava pensando, mas depois que eu me liquei que eles são orcs menores, logo existem os goblins, orcs e uruks.

Fëaruin de novo disse:
Eu não sei se existe, de fato, uma citação que explicite isso totalmente
Acho que tem uma parte em Moria, quando eles estão no túmulo de Balin e são atacados, que os goblins são descritos como orcs menores (smaller orcs) ou algo do tipo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo