1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Ursula Le Guin falece aos 88 anos

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por dermeister, 23 Jan 2018.

1. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

A escritora Ursula Le Guin faleceu há algumas horas. Segue a notícia do New York Times (sem tradução, btw) com um sumário da obra dela. E agora lembrei que tenho uns ensaios dela sobre Tolkien esquecidos há muito tempo na minha fila de coisas para ler :/

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Mirror:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Mandar Coração Mandar Coração x 4
  2. G.

G. Ai, que preguiça!

A mão esquerda da escuridão foi uma das melhores coisas que li ano passado. Ela faz todo um mundo e suas pessoas, seus valores, suas ideias verossímeis imergindo-nos pouco a pouco na história, sem nunca lançar mão da sutileza nem pregar ou deixar óbvio as ideologias da autora. É uma obra toda atmosférica e envolvente e instigante e altamente bem sucedida artisticamente.
    Tenho muita vontade agora de ler Os Despossuidos.
    E fico feliz se alguém conhecer melhor alguma outra obra dela e puder indicar (tenho dúvida por exemplo, se aquela serie de terramar dela é tão boa quanto).

3. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Bom, no sentido de equilíbrio entre complexidade/simplicidade achei Terramar mais próxima de Harry Potter e O Hobbit do que de SdA, apesar de ter mais detalhes sobre as magias que esses dois.

Mas é uma pena, tá aí outra autora que a obra foi pouco filmada. A Marion Zimmer, por exemplo, só fizeram um pedacinho que foi no filme das Brumas de Avalon quando poderiam ter filmado Darkover como Sci-Fantasy. No livro Tales From the Perilous Realm no prólogo comenta como Tolkien falava que contos de fada tradicionais despertavam pouco interesse a não ser que fosse sobre entrar no "reino perigoso". Ou seja, vida de autor de fantasia não é fácil, mesmo depois que a pessoa enriquece interiormente para poder escrever ainda tem que lutar.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar