• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Uns Braços"(Machado de Assis)

Eu não lembro qual foi a primeira vez que li "Uns braços", só sei que tenho um livrinho (que mais parece uma cartilha, na verdade) com uma capa rosa, de 1986, se não estou enganada, (Editora Itatiaia), que tem "Uns braços" e "Conto de Escola". Emprestei o livro para um dos meus irmãos há uns seis meses, e ele ainda não leu, nem me devolveu. XD

Uns braços é, realmente, um conto interessantíssimo. E eu gosto bastante do jogo de nomes que perpassa o conto:

Dona Severina: severa, séria, grave;
Inácio - ignis (fogo), e fogo lembra toda a impetuosidade da adolescência, a puberdade, a própria libido, etc.

A presença do fogo é muito forte no conto. Além da representar a libido, ele está presente, também, nos quadros: o de São João (fogueiras de São Joãooo e coisa e tal) e o de São Pedro (pedra = rocha) que é descrito, pelo narrador, como "austero demais", o que nos remete à figura de Borges.

E têm diversos outros aspectos no conto, também: como o caráter maternal da Dona Severina - e a obsessão de Inácio pelos braços; o que, em uma leitura mais atenta, pode apontar para o fato de que os braços são onde as mães acalentam seus filhos - o que pode propiciar uma leitura edípica do conto; tem o desejo sublimado (o sonho de Inácio), etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo