• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Unpacked - (meu primeiro jogo lançado)

Vela- o Rousoku

Sirius Black
O assunto surgiu no tópico Felicidade Profissional e sugeriram que eu criasse um tópico aqui. Foi aqui? Acho que foi, espero que sim :lol:

Enfim, pra quem não conhece, game jams são eventos em que as pessoas se desafiam a criar um jogo improvisado em tempo muito curto (alguns dias, as vezes horas), às vezes em times, às vezes sozinhos.

E embora eu já tivesse feito muitos rascunhos e até terminado alguns joguinhos bestas até aqui no fórum, nunca tinha lançado nada. E mês passado participei de uma jam que meio que me obrigou a terminar/publicar algo pela primeira vez na vida :dente:

Então quem tiver curiosidade de testar o meu humilde joguinho, venho aqui trazer o link (não do do Zelda, o de clicar mesmo).

________

*** Contexto ***

Tema: essa jam tinha o tema Família, então era obrigatório o jogo ser sobre isso de alguma forma.

Restrições opcionais: também tinha 4 restrições opcionais (a equipe adota alguma delas se quiser, caso queira deixar o desafio mais difícil. Pode adotar mais de uma restrição se quiser), chamadas wildcards. As wildcards desta edição foram:

- Pet the dog: incluir algum ponto do jogo em que vc pode fazer um agrado num animal. Originalmente tava escrito cachorro mas depois esclareceram que serve qualquer tipo de animal (inclusive fictício, podia fazer cafuné num dragão se fosse o caso)

- Secret passage: ter algum atalho escondido em algum lugar

- Quip it good: ter um narrador debochado durante a partida

- Watchmaker: o jogo contar a passagem do tempo de alguma forma


Estou explicando isso porque no fim decidi jogar a vida no modo hell e adotei todos os desafios ao mesmo tempo. Também preferi fazer o jogo sozinho por medo de querer abraçar o mundo e não conseguir terminar e deixar uma equipe frustrada por minha culpa. Fazendo sozinho, se eu não conseguir só eu me fodo.

Também estou explicando isso pra justificar algumas coisas que acabaram ficando meio estranhas no jogo, por exemplo é um jogo com uma vibe mais fofinha, meio que pra criança, mas o narrador é um pau no cu. E um jogo com um lado de exploração forte com a partida cronometrada meio que é contra produtivo. Fiz isso só pra cumprir tabela e atingir os objetivos mesmo.

Tecnicamente a jam permitia usar arte de domínio público, mas já que já tá no inferno tanto bate até que dois voando, então também decidi que não ia usar nada externo e fiz tudo eu mesmo, o que reduziu bastante a qualidade de algumas coisas (fiz a música de game over em 10 minutos por exemplo, tem duas notas, quase uma versão lenta de Tubarão :lol:).

________

Enfim...

*** Jogo ***

Unpacked
é um jogo plataforma 3D em que você controla um filhote de raposa que se perdeu da família, e precisa voltar até eles.

mdJ3gV.png


Com gráficos inspirados nos antigos jogos da era Nintendo 64 (se o pixelart é o "retrô" dos jogos 2D, eu considero o N64 o "retrô" do 3D), mas com iluminação e shaders mais modernos (porque eu gosto de matemática e gosto de escrever shaders. O quê? Eu gosto, mindeixa).

Algumas ibagens do jogo:

JkI%2BuG.png


Db5Ae1.png


KbKPDy.png


93mXzr.png

Como foi feito pruma jam o jogo é curto (muito pouco provável que alguém ultrapasse meia hora de gameplay, quando testo normalmente eu fecho ele em 7 minutos). Suporta teclado e gamepad (o jogo assume controle do Xbox, não testei em outros).

Decidi continuar o projeto e vou lançar uma versão maior melhor e sem cortes, então principalmente aceito feedback sobre qualquer coisa, qualquer coisa mesmo (mesmo que seja um "tu é feio").

A versão lançada pra jam pode ser baixada na página do itch.io (tem pra windows e linux). Não é necessário instalar nada, só baixar e rodar. A versão full vai ter pra android tbm (com joystick na própria tela).
 

Anexos

  • 1599164282648.png
    1599164282648.png
    621,9 KB · Visualizações: 1
Porra, Fernando, tinha de ser uma família de raposas? Poderia ser uma família de dinossauros.

Se a raposinha está perdida, problema dela, ela que se vire lá na série B, quase na C. :assobio:

Btw, parabéns pela criação. :abraco:
 
Apenas o animal-símbolo do arquirrival do time dela. Se estivesse vestindo uma roupinha azul com escudo estrelado desenhado talvez ela não jogasse. :lol:

Parabéns! No final de semana vou trabalhar, mas nos dias seguintes vai dar pra brincar e aí comento com o maior prazer.
 
Ficou bem legal o resultado! Acho que para uma primeira Game Jam você conseguiu fazer um jogo bem polido, dificilmente quem começa a fazer jogos em Game Jams consegue alcançar esse nivel de polidez.

Quando fizer mais jogos não deixe de postar, de qualquer maneira ja estou seguindo no Itch.io.
 
Última edição:
Viciei nesse caralhinho de participar de game jams. Já fiz mais 3 jogos =p

Hyouhen - Um jogo de tabuleiro inspirado no japão (dá pra jogar no browser)

Sir Runalot - Um joguinho casual de corredor infinito (dá pra jogar no browser)

E @Melian , finalmente um jogo que vc vai gostar. Um dos temas da jam foi por sugestão minha ("prehistórico"), então como vc deve adivinhar, o jogo tem...

Cleonices

Zolga and the Didgeridoo of Space (Windows/Linux)
(Sim é trocadilho infame com Zelda - Ocarina of Time)
 
E @Melian , finalmente um jogo que vc vai gostar. Um dos temas da jam foi por sugestão minha ("prehistórico"), então como vc deve adivinhar, o jogo tem...

Cleonices
Zolga and the Didgeridoo of Space (Windows/Linux)
(Sim é trocadilho infame com Zelda - Ocarina of Time)

Estou EMOcionada! Assim que jogar, venho aqui falar o que achei (além de Cleonices, claro hahaha).
 
Atualização: quem disse que eu consigo jogar? É o seguinte, quando vejo as Cleonices, acabo me esquecendo de que preciso correr delas, porque elas são fofas. Por isso, sempre permito que elas peguem meu bonequinho. HAHAHAHAH Eu não consigo correr de mim, gente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo