1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Universitário se recusa a fazer trabalho sobre Marx e escreve carta

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bruce Torres, 2 Out 2013.

  1. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    E eis que surge mais uma olavete - detalhe: pelo menos o Olavo toma cuidado com as besteiras que diz:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "Decálogo de Lênin"? :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

    Um estudante universitário de Santa Catarina se recusou a fazer um trabalho sobre cientista político e economista alemão Karl Marx e resolveu escrever uma carta ao professor do curso de Relações Internacionais e divulgar o conteúdo na internet.

    A carta, segundo João Victor Gasparino da Silva, de 22 anos, foi uma forma de protestar. "Queria uma universidade com o mesmo espaço para todas as ideias e ideologias, sem proselitismo, sem doutrinação", explicou. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na qual o jovem estuda, disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

    Segundo João Victor, que estuda Relações Internacionais, o pedido do professor foi para que os estudantes respondessem três questões sobre a teoria de Marx. Ele contou que chegou a pensar em responder de forma neutra, mas mudou de ideia. "Algo me segurava, nem cheguei a considerar dar a minha opinião no trabalho. Até que veio a ideia da carta", disse.

    Conforme o estudante, o protesto não foi contra o professor, mas foi uma forma de demonstrar descontentamento em relação à academia. "Faz tempo que estou indignado com o que vem acontecendo em nosso país. Os meios acadêmicos e culturais cada vez mais fechados, os intelectuais de direita cada vez mais lançados ao ostracismo. Resolvi ser a voz de brasileiros que não encontravam espaço para se manifestar, seja por falta de meios, seja pelo próprio medo", disse.

    Ao escrever a carta, o estudante disse que já sabia que iria divulgar na internet, não seria apenas destinada ao professor da disciplina. "Uma amiga blogueira do Maranhão sugeriu divulgar na internet, ela se encarregou disso. Se nosso país realmente tivesse um meio acadêmico e cultural ideologicamente equilibrado, não seria tão necessária esta carta", argumentou.

    Confira abaixo a íntegra da carta

     
    Última edição por um moderador: 2 Out 2013
    • LOL LOL x 7
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Paganus

    Paganus Visitante

    Re: Beijo gay em culto evangélico causa polêmica

    Ah, nem me fale disso aí.

    Uns amigos meus estavam dissertando sobre o assunto
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Eu sou da mesma opinião do Uriel. O moleque se acha um grande bosta e decidiu infantiloidemente expor sua revolta juvenil contra a doutrinação marxista na educação pública brasileira com um textinho cheio de frases de efeito e lugares-comuns típicos da olavetaiada.

    Não que ele esteja errado na intenção mas a forma teen como isso foi feito é que é de chorar... de rir.

    A bem da verdade, não existe doutrinação marxista. Doutrinação existe, mas de um viés mais particularizado, menos científico e mais limitador que marxismo. Existe nacional-trabalhismo, desenvolvimentismo, progressismo pós-moderno etc.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  3. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Re: Sobre Che Guevara e Cuba...

    Não gostar de algo impede de fazer trabalho??

    Mas ein?? oo

    Tiop, fas o trabaio e boa rçrçrçrç. /tiopes

    Mas sério, se for assim ninguém estuda mais nada.

    Parece um dos "reaça mimimis" que conheço do Face. Tentam argumentar com ele sobre como o regime militar foi nefasto (e ele o aprova) e ele não debate, simplesmente cala a boca e sai andando.
     
    Última edição: 2 Out 2013
    • LOL LOL x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  4. Paganus

    Paganus Visitante

    Re: Sobre Che Guevara e Cuba...

    Como se todo conservador que se preze possa se dar ao luxo de NÃO estudar Marx, um dos principais responsáveis pela grande subversão reinante e formadora do horizonte intelectual do mundo moderno...

    Puxando sardinha pro meu lado, também o pensador de mais profunda e cirúrgica análise crítica do capitalismo e suas mazelas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Re: Beijo gay em culto evangélico causa polêmica

    Vi ali mais um reacinha que acha que só porque tem Marx no meio a URSS vai vir com tudo novamente! Ah, se apenas ele soubesse o quanto os "ideais liberais" dele devem ao marxismo... :lol:

    Ele disse que a amiga dele foi quem o incentivou a publicar isso on-line. Tudo em que consigo pensar é que ela aproveitou um bom momento pra trollar essa direita incompetente. (Você me entendeu, Pagz).

    - - - Updated - - -

    Não é? Quando era batista, tive que representar o lado darwinista num debate entre evolucionismo e criacionismo. Ninguém esperava que eu ganhasse o debate. :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Paganus

    Paganus Visitante

    Re: Beijo gay em culto evangélico causa polêmica

    Mas é incompetente mesmo.
     
  7. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Re: Sobre Che Guevara e Cuba...

    Mesmo não sendo comunista nem socialista, sou devedor ao marxismo cultural pela forma como abordo as Artes e ao marxismo sociológico no que concerne a dinâmica social.

    EDIT: Portanto, me desculpem mas não há como fugir do marxismo enquanto instrumento analítico. Se eu fosse seguir por tal orientação, deixaria de estudar matemática porque não vou com a cara das ideias teológicas de Pitágoras. :lol:
     
    Última edição: 2 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
    • LOL LOL x 1
  8. Paganus

    Paganus Visitante

    Re: Beijo gay em culto evangélico causa polêmica

    Eu sou devedor do marxismo pela crítica ao capitalismo que me influenciou a ponto de não permitir ter meu cérebro derretido pela retórica olavética quando da minha 'conversão' ao conservadorismo.

    Diria até que o tradicionalismo dificilmente poderia fazer sua crítica do mundo moderno sem a colaboração dos autores marxistas e anarquistas, principalmente no que se refere à análise da formação do capital industrial, erosão de estruturas políticas e econômicas tradicionais por toda uma série de mecanismos e ações insidiosas da burguesia e sua revolução incubada, a compreensão das etapas da substituição da civilização medieval pelo mundo da plutocracia burguesa, e ainda mais, pela aula de formas de resistência ao domínio das elites globalistas, em diversos campos.

    Aqui vai muito Marx, muito Gramsci, muito marxismo cultural, e muita teoria crítica, embora nesse último caso, todo cuidado seja pouco.

    - - - Updated - - -

    Herege.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  9. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Valeu, Bel. :grinlove:
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  10. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Re: Beijo gay em culto evangélico causa polêmica

    Moleque tosco. :gotinha:

    Pois é, até porque, pra ter argumentos fortes e defender a própria opinião, a gente tem que conhecer bem as opiniões e argumentos contrários aos nossos.
    O problema é que, muitas vezes ao conhecer o "outro lado" mais profundamente, a gente pode começar a ver que "eles" também têm suas razões e argumentos sólidos.
    Vai ver que, no fundo, é disso que babacas como esse menino têm medo. =/
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Considerando apenas as informações da matéria é difícil chamar o contexto de "doutrinação ideológica". Se uma das disciplinas (ou parte do conteúdo de uma disciplina) é sobre marxismo, então estamos falando de uma revisão de literatura, né? Por outro lado (e isso não está claro no texto) se a universidade só fala de marxismo, a crítica é outra - só que continua não sendo doutrinação ideológica. Se você não concorda com a corrente ideológica de uma faculdade, vá para outra. Isso é muito comum nas faculdades de economia: algumas são "de direita" e outras "de esquerda" (estou falando basicamente de questões como intervenção estatal e livre mercado).

    Enfim, doutrinação ideológica mesmo é esse tipo de besteira:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  12. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    É bem nisso que o Grimnir disse: Várias Universidades tem suas "escolas" bem definidas e achar que elas estão erradas ao fazer isso é simplesmente não manjar nada de como funciona o ensino superior. USP e PUC, por exemplo, tendem muito mais ao ensino de autores marxistas, assim como a maioria das Federais, enquanto outras particulares, como GV, IBMEC, Mackenzie e etc, tendem a ser mais liberais ou conservadoras, dependendo o curso.

    Mas esse cara ai só quis chamar atenção, pq porra, o cara faz RI, achar que alguém pode estudar RI (que é um curso derivado da Ciências Sociais) sem estudar PROFUNDAMENTE um dos autores que mais influencia a área (o velho Marx) é estúpido.

    Enfim, o cara pensando assim e fazendo esse tipo de textinho não chega muito longe, a não ser, claro se alguma das velhas mídias que adoram um anti-comunista queiram dar uma chance para ele falar suas bobagens em uma de suas mídias.
     
    • Gostei! Gostei! x 5
  13. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Normalmente eu gosto dos textos do Rodrigo Constantino, mas acho que ele falou besteira
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Só pq a corrente ideológica em questão é o marxismo, então o assunto migrou diretamente para a doutrinação ideológica. É quase que o mesmo problema dos religiosos que quando entram na discussão são automaticamente taxados de intolerantes. Acho uma tremente besteira o argumento dele, já que, como foi dito aqui, universidades distintas apresentam correntes ideológicas distintas.

    No caso do RJ, as faculdades de economia, por exemplo, estão divididas entre FGV-PUC-IBMEC e UFRJ-UERJ-UFF. Não preciso nem dizer quais são "de direita" e quais são "de esquerda", né? Por acaso, durante um semestre, eu cursei FGV de manhã e UFRJ no turno da tarde. Escolhi a FGV pq me identifiquei mais com a escola de pensamento (e quando fiz o vestibular, eu não tinha muita ideia de que as faculdades eram tão claramente divididas), mas em nenhum momento eu me ressenti com a UFRJ ou achei que eles estavam doutrinando ideologicamente.

    Volto a dizer, no entanto, que não descarto o assunto da doutrinação ideológica. Outro exemplo, além da questão do ENADE que citei no post anterior, é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ensinando pseudo-obrigações do Estado.
     
  14. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Eu realmente tentei me esforçar pra ler tudo isso, reler, ler de novo mas... Sério, não entendi uma palavra que seja.

    Alguém me passa a página das cruzadinhas, por favor? :dente:
     
    • LOL LOL x 1
  15. Calib

    Calib Visitante

    Só não entendi a relevância de mencionar os requintes de crueldade do Camboja como se fossem relacionados a Marx de alguma forma... :no:
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu tirei o nome do Bruce do quote pra não parecer que era o Bruce quem falava.

    Medo? Do Golpe Comunista que teremos dia 1º de Janeiro?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Coitados de nós!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Liberdade sexual é ruim.

    Como Folha, Globo, Fox News etc.

    Claro, culpa de Marx.

    Ele tá dizendo que líderes são infalíveis?

    Greve é ilegal?

    Eu vejo muito dessa paranoia no Facebook. Decálogo de Lenin?!
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  17. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    :no:

    USP-FEA liberalista, quase em unanimidade (docente e discente)

    USP-FFLCH (ciências sociais) tem maioria liberalista

    É estranho pensar que a esquerda paulistana é essencialmente representada pela PUC (e alguns cursos da FFLCH)
     
    • LOL LOL x 1
  18. Ranza

    Ranza Macaco

    Eu ia comentar algo, mas depois fiquei com preguiça, acho que já falaram o que tinha que falar.
    Mas só´uma pergunta, como ele saberia que a filosofia de Marx "não é algo bom", sem estudar as obras dele?
    Tenho certeza que a escola austríaca tem profundo conhecimento de "O Capital".
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    O sintoma master do olavetismo é acusar o PT e toda a esquerda brasileira no geral de estar maquiavelicamente perpretando uma revolução gramsciana e assegurando a hegemonia sobre toda a cultura brasileira.

    Porque para os radialistas republicanos da vida o socialismo é apenas um demônio sem rosto, algo que vem só para destruir. Eles mergulharam tanto em sua própria paranoia que nem conseguem mais se relembrar de qual é o corpo doutrinário do socialismo.

    E bom, como o Ranza já falou aqui, se bobear um Mises da vida deve ter sido uma das 3 pessoas a conhecer mais profundamente o pensamento econômico marxiano. Para depois descer o sarrafo, com críticas tão pertinentes quanto ao planejamento central que até hoje a esquerda morre de medo dos seus argumentos.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  20. Paganus

    Paganus Visitante

    O fantasma do comunismo e do marxismo cultural ronda as mentes perturbadas do Olavo e seus seguidores. O que é uma pena, porque a gente vê uma juventude conservadora que poderia ter uma melhor formação política e filosófica tendo como mestre alguém da envergadura do Olavo (que, quer queira que não, já foi um pensador pelo menos interessante) mas que se rebaixam a militantes de internet ouvintes e idólatras do guru da Virgínia no seu True Oustpeak.

    È uma coisa bem imbecil o que ocorre na olavosfera atual. Hoje em dia o fantasma que eles perseguem é o temido e diabólico 'Foro de São Paulo'. É de entristecer ver gente descendo o sarrafo no 'Foro' e se fazendo de cego a tudo o mais que ocorre nesse país e no mundo.

    É paralelo ao que acontece com a juventude esquerdista. São mais progressistas do que propriamente marxistas.
     
    Última edição por um moderador: 3 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar