• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Universidade dos EUA coloca jogo 'Starcraft' como disciplina

Sentinela

.............
27/08/2010 10h01 - Atualizado em 27/08/2010 10h22

Universidade dos EUA coloca jogo 'Starcraft' como disciplina
Game de estratégia faz parte de curso complementar on-line.
Jogo 'Portal' também foi adicionado em faculdade.


Do G1, em São Paulo

O game de estratégia “Starcraft II: wings of liberty” está sendo usado para ensinar gerenciamento de recursos empresariais em um novo curso da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. O curso é aberto apenas para ex-alunos e para quem já possui alguma familiaridade com o primeiro jogo, lançado em 1998 ou com o segundo, lançado em julho passado.

A ideia é da futura PhD Nate Poling, que vendeu a ideia para o seu departamento na Universidade. Assim, a matéria “Habilidades do Século 21 em Starcraft” será oferecida como complemento on-line para os estudantes no próximo semestre.

“Starcraft” já foi incluído como matéria em outras universidades. A Universidade de Berkley, no estado da Califórnia, criou um curso que usava competições do game para ensinar gerenciamento de recursos. Tanto em Berkley quando na Flórida, os cursos são voltados para pessoas que administram negócios, fábricas e hospitais, que devem usar diferentes habilidades e lidar com suas fraquezas para conseguir ter sucesso, cálculos que fazem parte da estratégia em “Starcraft”.

“Um estudante que tem uma educação normal, faz um MBA e entra no mundo dos negócios pode perceber que ele conseguiu aprender algo no seu curso de ‘Starcraft’ além do que estava nos livros”, afirma Poling. “Ao sintetizar o game com um programa de MBA, o estudante ganha experiência na atividade que ele irá exercer”.

Game como obra essencial

Ainda nos Estados Unidos, na Universidade de Wabash, em Indiana, os alunos devem “estudar” o game “Portal” para poder completar seu curso. O jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa, que exige abrir uma série de portais para resolver problemas faz parte da lista de obras a serem lidas ou estudadas.

De acordo com o site Mashable, o jogo fará parte de uma disciplina obrigatória chamada de “Questões Permanentes”, que abordará “questões fundamentais da humanidade”. O professor que criou a disciplina, Michael Abbott, disse que a inspiração para a criação da matéria acadêmica veio de um artigo que compara “Portal” com um estudo sociológico.

http://g1.globo.com/tecnologia/noti...dos-eua-coloca-starctaft-como-disciplina.html
 
Caramba, assim a materia se torna divertida e consequentemente os alunos buscam aprender de verdade! Excelente idéia.
 
Eu tava pensando nisso esses dias.. Starcraft é um jogo altamente estratégico.. tem que servir para alguma coisa na vida, ta ai.. agora posso dizer que as minhas longas horas jogando starcraft II vão me transformar em um profissional melhor no futuro ^^'

Vou pedir que essa disciplina seja ofertada como optativa na UFSC hahaha
 
Saudações!

Além de ser apresentado na dita universidade estadunidense, o celebrado jogo Starcraft (em sua primeira versão e, gradativamente, a nova versão) também é estudado a sério e a fundo em diversas "escolas" sul-coreanas. "Professores" treinam futuros pro-gamers de Starcraft I para participarem de torneios nacionais, que são muito disputados, e que é uma mania por lá (basta procurar no Youtube), assim como o futebol é no Brasil.

Na União Sentada, a prática deste jogo faz parte do treinamento obrigatório para graduados que querem se tornar oficiais de estratégia. Assim como a prática dos jogos Warcraft, War, Ludo, Xadrez e Shougi.

Avante, camaradas! o/
 
Legal isso, podia ser aplicado aqui no Brasil também. Tem muitos atividades que poderiam vir a ser disciplinas úteis e que estão sendo desperdiçadas.
 
Podia ter algo assim por aqui tambem.
Não só pra poder jogar na aula, mas porque é estremamente eficiente.
Hoje em dia, que negar que os jogos te ensinam e treinam seu pensamento, tem sérios problemas.
 
Todo mundo sabe que o que funciona lá fora não funciona necessariamente aqui (legalização das dorgas? lan houses onde vc pode ficar o tempo que quiser e pegar docinhos/salgadinhos/refris das maquinas à vonts?/voto optativo?/programa silvio santos?!).
 
Ja sei em que Universidade fazer minha pós graduação, quem sabe eu não consiga ganhar uns créditos extras por jogar Age e Warcraft.

Eu sempre dizia: -Não mãe ! A lan é um centro recreativo que incentiva o raciocinio lógico! A cerveja só serve pra lubrificar o pensamento!

Hoje eu tenho fontes para os meus argumentos, saudades de ser criança.

Warning: Durma no corujão e encare as consequências. *pega a cerveja quente*
-Shiro
 
Última edição:
Legal a disciplina... queria ter ela na escola. Eu imagino q seria a única aula q eu teria gosto de ir e q não vagaria nenhuma vez no ano. Até imagino um professor chegando e dizendo : "Hoje eu vou ensinar uma nova estrategia pra vcs!!! Pegeuem seus pcs!!!!"

kkkkkkkk podia tambem ter profissão disso, eu ja me imagino chegando numa lan-house com um certificado de profissional em starcraft e meu patrão dizendo" esta contratado, vá jogar e se divertir, vc ganhara 500 a hora"!!!! kkkkkk, seria muito massa!!!
 
Isso só pode ser "incentivo" do fabricante. Não entendo por que logo esse Star Craft foi escolhido. Fora os ótimos gráficos, não tem nada de novo. Todos os elementos citados já vem sendo usados em outros jogos faz muito tempo.

Mas claro que essa aula eu não iria faltar...
 
Acho a inciativa válida.

O ideal é termos algo sim adaptado o mais fiel possível a realidade brasileira.

Aí teria que ser um jogo do tipo 'Trópico':

ArquivoExibir.aspx


Torne-se o ditador de uma ilha no Caribe durante a Guerra Fria. Use todo o seu charisma e poder de persuasão para intimidar, oprimir ou enganar o povo para se manter no poder! Você sera um líder generoso e justo? Um tirano corrupto e sem escrúpulos com mão de ferro? Transforme sua ilha em um paraíso turístico ou uma potencia industrial, no melhor estilo dos jogos da série Sims. Faça promessas ao eleitorado ou calunie adversários políticos para conquistar os votos essenciais nas eleições. Envie seu avatar para cumprimentar o povo, visite a ilha de outro jogador ou apenas bronzeie-se sob o sol do Caribe…

Jogue as superpotencias umas contra as outras para obter o maximo de vantagens. Tropico 3 oferece uma abordagem mordaz e bem-humorada da politica internacional no Terceiro Mundo e a corrupção nos regimes totalitários.
 
Os fãs de Fidel Castro e Hugo Chavez vão adorar esse jogo.

Mas pra ser realidade brasileira mesmo o objetivo do jogo é ser analfabeto, enganar o povo e fingir que nunca sabia de nada.
 
Os fãs de Fidel Castro e Hugo Chavez vão adorar esse jogo.

Mas pra ser realidade brasileira mesmo o objetivo do jogo é ser analfabeto, enganar o povo e fingir que nunca sabia de nada.

kkkkkkk
otimo!

alias, fico sem saber se dou risada ou se choro...
estamos tao acostumados com os ``jeitinhos brasileiros`` que `as vezes ate esquecemos como e` absurdo
 
Sou um player assíduo de StarCraft II. Espero ansioso o lançamento da sua primeira expansão: Heart of the Swarm. Vou jogar StarCraft 2 até sair Diablo 3, ou quem sabe até sair StarCraft 3 hehe. Acho que a iniciativa de usar StarCraft como disciplina é válida para cursos que exijam raciocínio rápido e lógico. Não sei se é válido para um curso como Economia por exemplo, pois o jogo multiplayer requer mais agilidade para atacar ou defender nos primeiros instantes do jogo do que para gerenciar o economia em si.. Economia é algo que funciona em paralelo, mas não seria o foco principal. De qualquer forma é um excelente game que eu recomendaria a todos, principalmente por ser totalmente dublado em Português! Fizeram um ótimo trabalho com as cinematics do jogo, vale a pena conferir!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo