• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Universidade De Berkeley Recria Pensamentos Em Vídeo Digital

Raphael S

Desperto
[h=4]Universidade De Berkeley Recria Pensamentos Em Vídeo Digital[/h] Emerson Rosenthal 27 de set.

brain_slide_slide.jpg



No que talvez seja o avanço mais significativo na neurociência cognitiva desde a própria ressonância magnética, cientistas da Universidade de Berkeley, Califórnia, descobriram uma maneira de reconstruir ondas cerebrais em vídeo digital.
Sim, é verdade.
Em um importante estudo publicado semana passada, pela primeira vez na história da humanidade, experiências visuais reais foram reconstruídas em filme. Satoshi Kon deve ter tido um ataque cardíaco.
O estudo envolveu três voluntários que passaram extensos períodos de tempo dentro de máquinas de ressonância magnética assistindo a trailers de filmes. As ondas cerebrais resultantes foram então referenciadas com um software especial que usa um bando de 18 milhões de clipes aleatórios do YouTube como palheta. Simplificando, as ondas cerebrais são partidas em voxels (pixels 3D) e os voxels são combinados a clipes que causam atividade cerebral semelhante. Os vídeos resultantes são de baixa qualidade, mas possuem uma similaridade assombrosa com as imagens a partir das quais foram reconstruídos. Essencialmente um filme dos seus pensamentos. E isso acabou de acontecer.

Acima temos um vídeo de 30 segundos mostrando a imagem inicial e as reconstruções resultantes, ao lado dos clipes indutores de ondas cerebrais similares usados no estudo. Por enquanto, ainda nada foi dito sobre quando o software usado terá seu código aberto (risos), então aproveite seus últimos dias de pensamentos privados. Isso é oficialmente o futuro.

Comente sobre as tremendas implicações desse projeto na teoria do inconsciente coletivo abaixo. Sério. Isso realmente acabou de acontecer.
Fonte: http://www.thecreatorsproject.com/p...-berkeley-recria-pensamentos-em-vídeo-digital
 
Última edição por um moderador:
Como eu gosto muito da área de pesquisa de imagens eu também suspeitava que para fazer isso teriam que ter um software e um hardware para criar uma linguagem que fizesse a interface entre o sistema de ondas cerebrais e um periférico de saída de imagens (monitor de vídeo), como acontece nos aparelhos de ultrasom, ultrasom 3d, 4d, etc...

Percebam que o fundamento da técnica é um sistema semântico que classifica e estabelece relação de afinidade entre imagens do cérebro e do banco de dados e isso causa perda de precisão e resolução do que é mostrado na tela do aparelho. É como o "google imagens". Uma fonte ou base de dados que é o Youtube foi usada para dar um significado a um tipo de reações biológicas, no caso uma parte do metabolismo cerebral. É bem provável que no futuro esses geradores de leituras precisem ser atualizados em tempo real a partir do banco principal (google ou algum buscador que estiver na moda). No caso acima foram trailers mas no futuro poderiam usar um banco que inclua também imagens geradas a partir da cabeça de outras pessoas.

Na bíblia, as profecias também possuem um sistema semântico parecido. Em toda profecia de Daniel cada substantivo que aparecia na profecia seja ele abstrato ou concreto possui um correlato real que é um substantivo na hora que a profecia se concretizava. Na hora de pronunciar a profecia o sonhador bíblico sempre perdia informação (ele era humano e imperfeito) e o rei que prendeu o profeta não conseguiu interpretar o significado de seus sonhos por causa dessa perda de informações. Para isso ele precisava de um interpretador de sonhos que era Daniel em contato com os anjos e tido como alguém que possuía acesso a um banco de dados semântico imensamente maior.

O falecido Satoshi Kon era fascinado pelos sonhos e criou Paprika para dar uma visão de como poderia ser o futuro. O interessante é que aparelho do anime não tinha a função de interpretar as imagens e uma máquina para isso nunca foi construída pela equipe científica do projeto em Páprika. Essa função foi deixada para ser exercida por um sistema pouco conhecido que é a consciência e que é representada na pessoa do telespectador.

É digno de nota que acima do sistema semântico no cérebro existe a consciência que usa e experimenta as imagens do cérebro e talvez de outros lugares também. Nos Eua, essa pesquisa existe há um bom tempo como por exemplo na pesquisa de retinas artificiais (eu recomendo fortemente o livro The Phenomenon of Science do site Principia Cibernetica em inglês para quem quer começar no assunto). Eles queriam colocar uma consciência dentro de uma máquina e tiveram que começar do básico, mas não conseguiram porque se descobriu que estamos lidando com algo muito mais complexo que são as emergências.

Por exemplo, na matemática, quando um conjunto A cruza com um conjunto B ocorre a emergência de uma área chamada interseção e esse é um dos fundamentos do conceito de emergência. Porque o aparecimento de uma área a partir do cruzamento de 2 ou mais sistemas ou campos possui características tão distintas que gera algo novo que não se parece em nada com o sistemas que haviam anteriormente. É como cruzar o sistema Chama da Vela com o sistema Gelo e teremos a emergência do sistema Água que não é igual aos dois sistemas anteriores. A nova matéria se acomoda no espaço dependendo de como emerge. Isso afeta parte importante da memória da matéria e tudo que vier depois, distribuição, densidade, cor, características químicas e físicas, etc... muda muito. Os alquimistas que queriam fazer emergir chumbo em ouro morreriam de inveja se pudessem fazer emergir coisas igual a natureza faz. Pena que não é barato fazer emergir coisas. A consciência mesmo tem um certo poder de fazer emergir a vontade, mas o alcance direto é bem curto.
 
Curti muito Paprika. Só achei pena ser um filme e não um anime de vários capítulos.

By Raphael S
Firefly
 
Quando essa tecnologia for aprimorada meus pensamentos e sonhos darão ótimos filmes, ficarei rico! hahaha
 
Visto a quantidade de pessoas que perderá empregos por causa disso, você acha que esse tipo de tecnologia seria disponibilizada a todos?

By Raphael S
Imperfect World
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo