Neithan
Ele não sabe brincar. Ele é joselito
No caso do Paulistão antigamente podia haver menos times, mas se em alguma fase tinha turno e returno era campeonato.
Só podia ter returno por ser praticamente todos os times da capital, simples. A Taça Brasil não era assim principalmente pela falta de infra-estrutura. Ficar viajando para o nordeste/norte/centro-oeste todo mês era de fato quase impossível.
É como eu disse. Por mim se valesse só o tricampeonato da era pontos corridos, pra mim estaria excelente, já que em 77 ganhamos do Galo Mineiro tendo 10 pontos a menos! E realmente aqueles brasileirões antigos eram bem toscos, mas era campeonato longo com turno e returno.
Não era turno/returno. Aliás, o regulamento sempre mudava, não durava nem 5 anos. Só se estabeleceu o padrão atual em 2005 ou 2006 (20 clubes, turno/returno). E aí? Qual é Brasileirão?

O primeiro campeonato nacional de fato é o Robertão que teve turno e returno e esta sim é o verdadeiro equvalente. É só ver que quando ele começou a Taça Brasil simplesmente morreu! Ninguém queria mais disputar um torneio pequeno que descadaramente favorecia o eixo Rio-SP e sim um CAMPEONATO grande de fato. É disso que estou discutindo nesse tópico.
O Robertão foi a evolução da Taça Brasil, simples assim. Assim como o Campeonato Brasileiro foi a evolução do Robertão, e que demorou 35 anos para ficar do jeito que está atualmente.
Taça Brasil é um torneio nacional. E isso que ela é, assim como é a Copa do Brasil. Pelé foi campeão nacional, é correto falar, mas campeão do campeonato brasileiro não é e não adianta postar piadinha com o Blatter que é forçação de barra.
Forçar a barra é não considerar os campeonatos da melhor época do futebol brasileiro.
Eu mencionei o Bahia porque lembrei de uma declaração do ex-jogador Pepe do Santos na Jovem Pan que falou que quando o Santos disputou a primeira final da Taça Brasil contra o Bahia ele declarou que os jogadores menosprezaram o adversário e a competição já que eles estavam mais preocupados com o Paulistão (veja a mentalidade futebolistica daquela epoca)![]()
Dane-se o que o Pepe pensa. Bahia venceu, e o Santos ainda tomou pau no Paulistão daquele ano pro Palmeiras, no Supercampeonato Paulista.