• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Unificação dos Títulos Nacionais

Você é a favor da unificação dos títulos Brasileiros?


  • Total de votantes
    27
No caso do Paulistão antigamente podia haver menos times, mas se em alguma fase tinha turno e returno era campeonato.

Só podia ter returno por ser praticamente todos os times da capital, simples. A Taça Brasil não era assim principalmente pela falta de infra-estrutura. Ficar viajando para o nordeste/norte/centro-oeste todo mês era de fato quase impossível.

É como eu disse. Por mim se valesse só o tricampeonato da era pontos corridos, pra mim estaria excelente, já que em 77 ganhamos do Galo Mineiro tendo 10 pontos a menos! E realmente aqueles brasileirões antigos eram bem toscos, mas era campeonato longo com turno e returno.

Não era turno/returno. Aliás, o regulamento sempre mudava, não durava nem 5 anos. Só se estabeleceu o padrão atual em 2005 ou 2006 (20 clubes, turno/returno). E aí? Qual é Brasileirão? :roll:

O primeiro campeonato nacional de fato é o Robertão que teve turno e returno e esta sim é o verdadeiro equvalente. É só ver que quando ele começou a Taça Brasil simplesmente morreu! Ninguém queria mais disputar um torneio pequeno que descadaramente favorecia o eixo Rio-SP e sim um CAMPEONATO grande de fato. É disso que estou discutindo nesse tópico.

O Robertão foi a evolução da Taça Brasil, simples assim. Assim como o Campeonato Brasileiro foi a evolução do Robertão, e que demorou 35 anos para ficar do jeito que está atualmente.

Taça Brasil é um torneio nacional. E isso que ela é, assim como é a Copa do Brasil. Pelé foi campeão nacional, é correto falar, mas campeão do campeonato brasileiro não é e não adianta postar piadinha com o Blatter que é forçação de barra.

Forçar a barra é não considerar os campeonatos da melhor época do futebol brasileiro.

Eu mencionei o Bahia porque lembrei de uma declaração do ex-jogador Pepe do Santos na Jovem Pan que falou que quando o Santos disputou a primeira final da Taça Brasil contra o Bahia ele declarou que os jogadores menosprezaram o adversário e a competição já que eles estavam mais preocupados com o Paulistão (veja a mentalidade futebolistica daquela epoca) :lol:

Dane-se o que o Pepe pensa. Bahia venceu, e o Santos ainda tomou pau no Paulistão daquele ano pro Palmeiras, no Supercampeonato Paulista.
 
Só podia ter returno por ser praticamente todos os times da capital, simples. A Taça Brasil não era assim principalmente pela falta de infra-estrutura. Ficar viajando para o nordeste/norte/centro-oeste todo mês era de fato quase impossível.

Perfeito o que só justifica a qualidade de ser um mero torneio, já que não dava naqueles tempos pra se organizar um campeonato.


Não era turno/returno. Aliás, o regulamento sempre mudava, não durava nem 5 anos. Só se estabeleceu o padrão atual em 2005 ou 2006 (20 clubes, turno/returno). E aí? Qual é Brasileirão? :roll: .

O Robertão e todos os brasileiros a partir de 71 que tinham pelo menos: uma fase mais curta de turno/returno em grupos menores, ou então turno único todos contra-todos ou turno com cruzamento de grupos uma espécie diferente de returno, mas sempre havia em comum vários meses de disputa e várias rodadas a disputar.

O Robertão foi a evolução da Taça Brasil, simples assim. Assim como o Campeonato Brasileiro foi a evolução do Robertão, e que demorou 35 anos para ficar do jeito que está atualmente.

Não foi uma simples evolução e sim uma substituição. O Brasil a partir de 69 passou a finalmente a ter um campeonato coisa que simplesmente não tinha.

Forçar a barra é não considerar os campeonatos da melhor época do futebol brasileiro.

É só a CBF ser sensata e fazer o mesmo que a Conmembol fez de forma bem justa com o Vasco. Dá-se o reconhecimento atribuindo pontos em seus rankings oficiais, considerem os gols, os artilheiros, as vitórias, mas cada campeonato em seu formato separadamente, sem misturar as coisas exceto o Robertão o único que tem formato pra ser considerado campeonato de fato.
 
Última edição:
Sou contra! Que valha somente os "Oficiais". Os que foram disputados como "torneios" e os que receberam outros nomes não devem ser reconhecitos como "Campeonato".
 
Alguém aí tem o número do fax do Ricardo Teixeira? Estou mandando para ele uma carta escrita de próprio punho, pedindo pro safado dar uma chorada na FIFA e reconhecer como títulos mundiais os nossos seguintes trunfos:

- Pequena Taça do Mundo: 1955 e 1963 (se o Curintia pode, nóis também pode).
-Tereza Herrera 1992 (nem adianta chorarem, a final foi São Paulo x Barcelona, campeao europeu x campeão sulamericano).
- Copa SBT dos Campeões Mundiais 1995 (só tinha campeão mundial, então vale).

Além disso, ainda vencemos o torneio Cidade de Barcelona 1992. Como em 1992 o Barça foi campeão europeu, podemos considerar o Tricolor do Morumbi como o único brazuca campeão da Champions League na história. Aliás, a taça representava a "cidade" de Barcelona, sede das olimpíadas do mesmo ano. Então somos também campeões olímpicos.

As Recopas de 1993 e 1994 que nós vencemos, ambas disputadas entre o campeão da Liberta (nós) e times vencedores de torneios menores (Cruzeiro e Botafogo), também deveriam valer como títulos da América, então somos penta da Liberta. Não importa que pareça estranho um time ser campeão da Liberta duas vezes no mesmo ano, o Palmeiras tá pedindo a mesma coisa em relação ao brasileirão e ninguém tá falando nada.



Agora, sacanagens à parte, eu tenho dúvidas quanto ao Robertão. Não concordo nem discordo, muito pelo contrário ( 8-O ). Mas validar Taça Brasil como campeonato brasileiro é foda, hein?! Não só pela forma de disputa, mas porque simplesmente NINGUÉM NA ÉPOCA VIA O TORNEIO COM ESSA FINALIDADE! Foi criado apenas como uma eliminatória para a Liberta. Essa aí vale tanto quanto aquela "Copa dos Campeões" que a CBF inventou uns dez anos atrás para dar uma vaga na Liberta. Aliás Fusa, pode comemorar, porque com aquela lá que vocês ganharam em cima da gente, o Mengão pode enfim ser considerado hexa, igual ao São Paulo (se bem que nós vencemos o torneio Dadá Maravilha em 1996, então somos hepta).
 
Se é pra banalizar tudo aproveita também e unifica a Copa das Confederações com a Copa do Mundo.

Afinal de contas na Copa das confederações estão TODOS os campeões continentais mais o atual campeão do mundo então o Brasil é 8 vezes campeão do mundo e ninguém chega perto.
 
Engraçado que vocês estão sendo incoerentes propositalmente, e usando argumentos que vocês mesmo sabem que são fracos.
 
Engraçado que vocês estão sendo incoerentes propositalmente, e usando argumentos que vocês mesmo sabem que são fracos.

Eu até dei uma zuada e tal, mas esse trecho aqui foi sério:

Agora, sacanagens à parte, eu tenho dúvidas quanto ao Robertão. Não concordo nem discordo, muito pelo contrário ( :shock: ). Mas validar Taça Brasil como campeonato brasileiro é foda, hein?! Não só pela forma de disputa, mas porque simplesmente NINGUÉM NA ÉPOCA VIA O TORNEIO COM ESSA FINALIDADE! Foi criado apenas como uma eliminatória para a Liberta. Essa aí vale tanto quanto aquela "Copa dos Campeões" que a CBF inventou uns dez anos atrás para dar uma vaga na Liberta.
 
Claro que esse é um ponto muito complicado de discutir.

Porque sempre os torcedores dos outros times que não ganharam nada nessa época vão torcer contra a unificação.

Acho bobagem já não terem feito isso. Na minha opinião dizer que os times não são campeões nessa época é bobeira. E isso tudo porque a coisa toda ganhou outro nome.

A CBF vai dar o aval e ficará da forma descrita no primeiro post. Acho um caminho natural e sem volta.
 
Agora, sacanagens à parte, eu tenho dúvidas quanto ao Robertão. Não concordo nem discordo, muito pelo contrário ( 8-O ). Mas validar Taça Brasil como campeonato brasileiro é foda, hein?! Não só pela forma de disputa, mas porque simplesmente NINGUÉM NA ÉPOCA VIA O TORNEIO COM ESSA FINALIDADE! Foi criado apenas como uma eliminatória para a Liberta. Essa aí vale tanto quanto aquela "Copa dos Campeões" que a CBF inventou uns dez anos atrás para dar uma vaga na Liberta. Aliás Fusa, pode comemorar, porque com aquela lá que vocês ganharam em cima da gente, o Mengão pode enfim ser considerado hexa, igual ao São Paulo (se bem que nós vencemos o torneio Dadá Maravilha em 1996, então somos hepta).
Bem ou mal o brasileirão ainda é visto assim.
A frase que se escuta quando o time tá disputando o titulo normalmente é "rumo a tokyo" (agora dubai).
 
Se é pra banalizar tudo aproveita também e unifica a Copa das Confederações com a Copa do Mundo.

Afinal de contas na Copa das confederações estão TODOS os campeões continentais mais o atual campeão do mundo então o Brasil é 8 vezes campeão do mundo e ninguém chega perto.


Agora tudo será tratado como banalização?!

Se o São Paulo tivesse ganhado uns 10 títulos da Taça Brasil com certeza os torcedores iriam gostar da idéia de unificar tudo.

Qual é o problema? Isso vai deixar o futebol brasileiro mais sujo e mais feio.

O problema do futebol brasileiro é a falta de imparcialidade na arbitragem, a falta de profissionalismo e organização dos campeonatos, falta de segurança, infra-estrutura. Isso sim está sendo banal para um país penta campeão em pleno século XXI.

Taça brasil era a competição nacional dos anos 50 e 60. Quem ganhava o título era o campeão nacional.

O problema é o preconceito com esses torneios antigos. Nós não vivemos esse época e é foda detonar as conquistas do passado.

Taça Brasil infelizmente é tratado com algo mais sujo que os Estaduais.
 
Agora tudo será tratado como banalização?!

Se o São Paulo tivesse ganhado uns 10 títulos da Taça Brasil com certeza os torcedores iriam gostar da idéia de unificar tudo.

Qual é o problema? Isso vai deixar o futebol brasileiro mais sujo e mais feio.

Já que demorou mais de uma semana para não mais imitar o Knolex e começar a participar de verdade do tópico faça então um favor: leia meus posts anteriores que absolutamente não tem nada haver com o fato do meu time não ter ganho estes títulos, onde já deixei bem explicito o que penso e aí depois conversamos.
 
Última edição:
Bom, será que agora podemos desconsiderar as libertadores onde os times entraram na semi-final ou oitavas?

Porque não completou a frase: entravam na condição de atual campeão do torneio? Critério esse que sempre valeu desde o inicio até a Libertadores de 99, na fase final do mundial que chamamos de Copa do Mundo o campeão sempre teve vaga garantida até 98 entre tantos torneios.

Ok faça isso e aí então na sua cabeça o Brasil não é Penta, apenas campeão do mundo em 2002, certo?
 
Última edição:
O que as copas do mundo tem com isso?

Critico o fato de que o Santos, em 63, entrou direto na semi-final, sem disputar todo o campeonato, por ser o atual campeão. Na década de 90 o campeão entrava direto nas oitavas de final e não disputavam a fase de grupos.

Digo isso por falar que o campeonato onde o palmeiras jogou quatro jogos deve ter o mesmo crédito que a libertadores onde os times campeões jogavam oito jogos, ou quatro jogos.
 
Na Taça Brasil tinha essa de time do eixo Rio-SP entrar direto na semi-final pelo argumento de ser campeão estadual deste "poderosíssimo" eixo. Havia a intenção proposital que o campeão fosse de lá.

Só que esse argumento caiu por terra logo na primeira edição: Bahia campeão.

Já a Libertadores nunca privilegiou nenhum país em fase final, só deu alguma vantagem apenas pro atual campeão do torneio o que não é demérito nenhum pra competição. Isso acontece inclusive hoje na sulamericana onde o campeão entra direto nas oitavas.
 
Última edição:
A CBF tem que reconhecer sim, o mais urgente possível e revisar aquele ranking fajuto dela.
Unificar é algo pra se pensar depois... mas o mais importante é reconhecer.. pois trata-se dos anos dourados do futebol brasileiro. A melhor safra de jogadores do século desfilou na Taça Brasil e Robertão.
 
Se fosse na Europa tenho certeza de que teriam reconhecido as conquistas nacionais do passado dos clubes.

Quer dizer que se todos os clubes largarem de lado a CBF e criarem a Liga Nacional dos Clubes, o time que for campeão da nova liga não seria o campeão brasileiro?
 
Se fosse na Europa tenho certeza de que teriam reconhecido as conquistas nacionais do passado dos clubes.

Na Inglaterra existe o campeonato inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa há várias décadas.

Existe um imenso respeito e reconhecimento de torneios antigos mas lá não existe essa BIZARRICE de unificação das três competições como sendo tudo um só como toscamente vocês insistem com fundamentos extremamente vagos e outros totalmente furados. Pros ingleses ficou bem claro que campeonato é uma coisa e torneio é outra.

Aliás esse é o modelo a ser seguido, já que trata-se do país que há mais tempo e melhor organiza seus campeonatos e torneios nacionais.

Quem me conhece neste fórum desde 7 anos atrás sabe que odeio os ingleses, seu povo, idioma, comida e música, mas neste quesito de logística futebolistica reconheço que eles são os melhores.

Quer dizer que se todos os clubes largarem de lado a CBF e criarem a Liga Nacional dos Clubes, o time que for campeão da nova liga não seria o campeão brasileiro?

Se repetirem a mesma parcialidade de um campeonato somente elitizado como foi em 87 onde sacanearam sem dó o então atual vice-campeão brasileiro (Guarani) e o 4° colocado (América-RJ) será outro torneio nacional de valor parcial, sempre questionável e contestado pro resto da vida.

Pra dar certo seria todos os clubes de todas divisões romperem de vez com a CBF e não deixa-la organizar torneio nenhum com absolutamente ninguém.

Ok, poderia deixar um só.. neste caso o Corinthians.. hehe

E afinal de contas pra que time você torce?
 
Última edição:
E afinal de contas pra que time você torce?


thwtr.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo