• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Unificação das Eleições, ou: "Severino, tá maluco?!!"

Basta criar um Ato Constitucional com prazo definido. Para isso é preciso 2/3 de votos no Congresso.
OK .. não foi isso q perguntei. Quero dizer qual é a justificativa para a não reeleição após os 6 anos ... ?
 
Acho q é pelo Principio da Razonabilidade. A constituição brasileira diz que não pode haver mandato vitalicio mas não limita o prazo que um presidente pode ficar no poder. Vc poderia por mandatos de 100 anos, que equivale a uma vida, mas não é necessariamente vitalício. Isso, teoricamente seria permitido, mas pelo principio da Razonabilidade o STF pode considerar isso inconstitucuional, pq não é um prazo razoável.

O mesmo vale para que o presidente não possa ter infinitas reeleições. Então, para garantir o cumprimento deste artigo, considera-se um prazo de 10 anos, um tanto exagerado para 1 mesmo presidente ficar no poder initerruptamente.

Então a justificativa é... Lula, estamos te dando 2 anos a mais ... de grátis... mas pra isso vc abdica do direito de se reeleger(é obvio q isso não é uma proposta direta ao Lula pois a decisão fica com os parlamentares, mas dependento da posição dele, os deputados do PT podem ser contra ou a favor disso).

O Lula garante + 2 anos ao invés de arriscar por mais 4. É para não ser parcial e beneficiar o Lula simplesmente dando a ele 2 anos do nada.

Bom... algum advogado q entenda de direito constitucional pode te explicar melhor. :mrgreen:
 
Esse Severino é o típico cara que faz de tudo pra aparecer. E uma atitude dessas é a típica política de boa vizinhança pra trazer o PT pro seu lado.

Omykron disse:
por isso voto em branco.... nunca tive tanta certeza que fiz algo de bom na minha vida

ERRADO
Voto em branco é o chamado "voto burro", pois não tem valor algum, favorece quem está em 1° lugar a vencer a eleição. :roll:

Se quiser um voto que tem valor vote nulo. Pela constiuição qualquer eleição com 50% + 1 de nulos, é automaticamente anulada como aconteceu recentemente em algumas cidades. Eu quando não tenho nenhum candidato em quem confiar só voto nulo.
 
Err...
Sobre voto nulo:

Caso tenha se atingido a maioria absoluta (primeiro numero inteiro superior a metade) dos votos nulos é feita uma nova eleição num prazo curto de tempo, mas essa nova eleição é COM OS MESMO CANDIDATOS! Ou seja, de nada adianta ficar votando nulo para ter novas eleições, irá apenas atrasar o irremediável.

"Ah Olifante, mas isso ta errado!"
Sim, mas é a lei. (depois coloco a letra da lei aqui, agora estou sem tempo). :grinlove:

Sobre o aumento do tempo do mandato de Lula é praticamente impossível. Pois teria que ser feita alteração na Constituição por meio de emenda, e como a Periodicidade das eleições é clausula pétrea, so com nova Constituição. O STF jamais aceitaria tal proposta de emenda, alem dela nem ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça.
 
Gildor disse:
FÚRIA Da Cidade disse:
ERRADO
Voto em branco é o chamado "voto burro", pois não tem valor algum, favorece quem está em 1° lugar a vencer a eleição. :roll:


Recomendo ler o post do Engethor nesse tópico:
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?p=1043153#1043153

Nada do que está naquele tópico é diferente do que postei aqui.

E Olifante, ao que parece não se repete uma eleição com os mesmos candidatos, já que o voto nulo é um voto de protesto e insastifação não pra retardar o processo democrático.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Gildor disse:
FÚRIA Da Cidade disse:
ERRADO
Voto em branco é o chamado "voto burro", pois não tem valor algum, favorece quem está em 1° lugar a vencer a eleição. :roll:


Recomendo ler o post do Engethor nesse tópico:
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?p=1043153#1043153

Nada do que está naquele tópico é diferente do que postei aqui.

:roll:

OK, olha isto que está na constituição que o Engethor transcreveu naquele tópico.

constituição disse:
"§ 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

Com o que você escreveu:

Furia disse:
ERRADO
Voto em branco é o chamado "voto burro", pois não tem valor algum, favorece quem está em 1° lugar a vencer a eleição. :roll:

Se quiser um voto que tem valor vote nulo. Pela constiuição qualquer eleição com 50% + 1 de nulos, é automaticamente anulada como aconteceu recentemente em algumas cidades. Eu quando não tenho nenhum candidato em quem confiar só voto nulo.

Tipo, ambos tem o mesmo valor para a constituição e para os caras que contam os votos. É só você que quer porque quer que um tenha mais valor que o outro.

Como disse o Eng:

Engethor no outro tópico disse:
Para a Constituição não há diferença se a votação é feita com lápis e papel, cartão perfurado, urna eletrônica ou por telepatia. Ela está interessada nos princípios, nas diretrizes do processo eleitoral. O fato da votação ser eletrônica ou por cédula não muda a contagem nem o tratamento dos votos.
E a Constituição não estabelece distinção entre votos brancos e nulos. Para ela, ambos são não computados.

Agora se você teima em achar que o seu jeito é o que vale (ou seja, falou aqui e no outro tópico do mesmo jeito), e que o pessoal dos Tribunais Eleitorais faz errado e não vale, então avisa os caras lá de cima... porque só fazer o pessoal que votava em branco mudar para votar nulo, é trocar 6 por meia duzia.

E Olifante, ao que parece não se repete uma eleição com os mesmos candidatos, já que o voto nulo é um voto de protesto e insastifação não pra retardar o processo democrático.

só se os partidos fizessem mais convenção para indicar os candidatos etc.. Tipo, você sabe que isso demora um tempão né? Que não vão arranjar novos candidatos assim da mangá assim que algo desse gênero acontece, né?

Afinal, para que se "§ 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos."

tipo, isso é o que você quer que seja... mas não é! Acorda e cheira o café (traduzindo: leia direito!!! O que você acha que é ideal não é o que a lei diz que vai fazer!)

Como o Eng também disse:

Engethor disse:
Uma outra questão é se o e-mail fosse "Tenho uma proposta/projeto de lei: se a quantidade de votos nulos for superior à de votos válidos, deveriam ocorrer novas eleições com novos candidatos." Aí seria uma proposta a se debater.

Você quer, tudo bem... vai lá e sugere. :grinlove:
 
Na verdade, o que a Primula pos em negrito nada mais é do que a norma que garante a possibilidade de acontecer o segundo turno, uma vez que nenhum dos candidatos conseguiu somar mais de 50,1% dos votos validos.
 
Isso está correto, Buddy.

Só que como Fúria está com o delírio de leitura de achar que nulos e brancos são contados de forma diferente, que é melhor garantir e botar pingos nos IS: vai que esse de escolher novos candidatos ele também ache que é o que acontece de verdade? :eek: (ao invés de perceber que é apenas o desejo dele de que fosse assim...)
 
Na verdade, eu nunca li nada das leis complementares que regem as eleicoes.
Mas acredito que é crença de e-mail essa historia.
 
Primula
Não perderei meu tempo recortando quotes, prática que enfeia demais a discussão. vou direto ao assunto.
Se a constituição em tese não faz tal distinção entre brancos e nulos como se explica os casos de algumas cidades que tiveram suas eleições oficialmente anuladas? É disso que estou me atendo.

Em todos esses casos houve um expressivo numero de votos nulos (nem estou preocupado com os votos em branco), e a partir do momento que isso foi expressivo e verdadeiro isso decidiu o destino de uma eleição, anulando-a.

De que adianta a lei no papel dizer que não há distinção, se nos resultados práticos não foram exatamente assim?

Daí fica a indagação: haveria uma real anulação de eleição se houvesse um expressivo numero de votos em branco, uma minoria de votos válidos e apenas uma minoria insignificante de nulos? Em se tratando de Brasil, duvido que os candidatos envolvidos aceitariam isso, já que o voto em branco diz que o povo consente com qualquer um.

Infelizmente vc quis levar minha analise pra um outro caminho.
 
Algo q eu recebi pela internet

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes; dia em que rosinha será apenas uma flor; garotinho apenas uma criança; genuíno será coisa verdadeira; marta voltará a ser bicho de pele macia; serra será apenas um acidente geográfico; genro apenas um parente por afinidade e lula apenas fruto do mar...".

E com as devidas desculpas, bom era o tempo em que Severino era somente o porteiro.
 
Fingolfin disse:
Algo q eu recebi pela internet

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes; dia em que rosinha será apenas uma flor; garotinho apenas uma criança; genuíno será coisa verdadeira; marta voltará a ser bicho de pele macia; serra será apenas um acidente geográfico; genro apenas um parente por afinidade e lula apenas fruto do mar...".

E com as devidas desculpas, bom era o tempo em que Severino era somente o porteiro.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Fingolfin disse:
Algo q eu recebi pela internet

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes; dia em que rosinha será apenas uma flor; garotinho apenas uma criança; genuíno será coisa verdadeira; marta voltará a ser bicho de pele macia; serra será apenas um acidente geográfico; genro apenas um parente por afinidade e lula apenas fruto do mar...".

E com as devidas desculpas, bom era o tempo em que Severino era somente o porteiro.
:clap:
 
Fingolfin disse:
Algo q eu recebi pela internet

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes; dia em que rosinha será apenas uma flor; garotinho apenas uma criança; genuíno será coisa verdadeira; marta voltará a ser bicho de pele macia; serra será apenas um acidente geográfico; genro apenas um parente por afinidade e lula apenas fruto do mar...".

E com as devidas desculpas, bom era o tempo em que Severino era somente o porteiro.

As vezes aparecem coisas na net q ao menos fazem a gente dar umas boas risadas! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo