• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ungoliant, aranha super desenvolvida ou uma Maia pervertida

Glorfindel

Usuário
Apesar de vários textos sobre o assunto nenhum comprova se ungoliant é uma Maia ou uma sei lá o que ???????????
 
ela devia ser uma maia. ela era inteligente e não um animal, não era uma elfa (dããã) e com certeza não era uma vala. logo só podia ser maia. lembre-se que não se conhece todos os maiar.
 
Em termos de 'raça' o mais provável é que ela seja uma Maia, uma das mais poderosas pra dizer a verdade.
 
É provável que não seja uma Maia, pois ela descera da escuridão que cercava Arda, quando Melkor pela primeira vez contemplara com inveja o reino de Manwë, e que no início ela fora um dos seres que ele corrompera para seu serviço. Mas ela não servia aos Valar. Revoltou-se inclusive contra Melkor...
Seria possível que algum ser inteligente não pudesse ser classificado entre Vala, Maia, filhos de Ilúvatar, anão, ent, águia, orc, dragão? Eu acho que sim...
Não vejo necessidade de classificá-la. É o mesmo mistério de Tom Bombadil.
 
Olá Pessoal.

No Silmarillion tem uma parte que diz:

"...Os Eldar não sabiam de onde ela teria vindo; mas alguns diziam que, em épocas muito remotas, ela descera da escuridão que cerca Arda, quando Melkor pela primeira vez comtemplara com inveja o reino de Manwë, e que no início ela fora um dos seres que ele corrompera para seu serviço..."

Imagino então que ela tenha sido uma Maia.

Ou se não façamos igual ao companheiro Olwë, não á classificamos...

Saudações :!: :!: :!: :wink:
 
Oi pessoal,

Eu prefiro não classificar Ungoliant, da mesma forma que não classifico Tom Bombadil.

Mas se é pra tentar classificar, a minha teoria favorita é que Tom e Ungoliant poderiam ser Ainu, nem Vala, nem Maia, que desceram para Arda.
 
Cara, tem milhões de tópicos sobre isso...
Pra mim, tem duas possiveis possibilidades:
-Melkor criou Ungoliant na sua dissonancia durante a música, para já ela ser sua serva, mas no final, ela acaba se rebelando.
-Ela é um Maia
Bom, eu prefiro a segunda, acho ela bem mais provável.
 
Difícil dizer;
Acho q é bastante provável q ela seja dos Ainur. Maia ou Vala, não saberia dizer. Lembrem-se q os Valar não são somente aqueles citados no Silmarillion (Manwë, Varda, Melkor .....) Eles são os Valar q vieram para Arda certo??
Já ouvi dizeres a respeito de Bombadil, em que ele seria um Maia, o primeiro dos Maiar q veio morar em Arda. Não sei se isso é verdade ou não.
Mas alguém levantou uma questão interessante, q já tinha me passado pela cabeça antes. Questionam Ungoliant, mas e Thorondor? Ele não é uma simples águia. Melkor o temia. Era o Rei das Águias assim como Ungoliant era a "Rainha das Aranhas". Ainda assim, acho q Thorondor seria um alguém comparado mais a Glaurung. Ou seja, criado por Manwë assim como Glaurung o foi por Melkor. Então, Ungoliant poderia ser alguém criado por Melkor? Não sei, é difícil dizer.
Como um Maia, ela é poderosíssima. No Silmarillion a respeito dos Maiar, nada é falado sobre ela. Acho q ela foi uma criação de Melkor, a mais poderosa é claro. E era como Melkor para Iluvatar. Ou seja; Melkor era dos Ainur o mais poderoso, tão forte, q invejava Eru e começou a desgostá-lo, justamente pq Eru não o permitia fazer aquilo q queria: Assim como Eru criou um mundo, Melkor também o queria.
Melkor era "feito" da maior parte da mente de Eru, por isso, era o mais poderoso. Ungoliant, então, poderia ter sido criada por Melkor, e nela, Melkor depositou grande parte de seu poder e de sua mente, e criou nela uma mente semelhante a sua, uma mente rebelde e invejosa, vingativa e terrível. Por isso ela cobiçava a Luz de Aman e as Silmarils. Assim como Melkor rebelou-se contra Eru Iluvatar, Ungoliant rebelou-se contra Melkor, o seu criador.

Agora, sabe-se lá se isso q eu penso tá certo. Oxalá fosse eu criado por Mestre Tolkien!!!
Namarië!!!
 
Eu concordo com a opinião do Glaurung; não é nem Maia e nem Vala, é um Ainu, mas que não foi classificado pelos elfos nem como um, nem como outro. Ungoliant é a versão evil do Bom Tom, hehehe
Dizem por aí que ela é a "encarnação do Vazio", por ter sempre fome... é uma idéia legal.
 
Olwë disse:
É provável que não seja uma Maia, pois ela descera da escuridão que cercava Arda, quando Melkor pela primeira vez contemplara com inveja o reino de Manwë, e que no início ela fora um dos seres que ele corrompera para seu serviço. Mas ela não servia aos Valar. Revoltou-se inclusive contra Melkor...

Ok, mas isso nao a impede de ser um Maia...pois jah existiam Maiar antes que arda fosse criada. Embora isso seja apenas um palpite pois tambem nao vejo necessidade de classifica-la.
 
Tenho uma dúvida: Os Ainur que escolheram ir para Arda não ficaram presos a ela? Não é por isso que passaram a se chamar Valar?
Assim, um Ainu que viesse morar em Arda não se transformaria automaticamente (em termos de nomenclatura) em Vala?
Tá certo que Melkor deixou de ser considerado Vala, mas ainda assim ele estava preso, não estava? Se não fosse por isso, não teria motivo para invejar os homens, pois além de ser mais poderoso que eles ainda poderia deixar Arda antes do seu fim...
Nesse sentido, Tom e Ungoliant poderiam ser Ainu e ainda assim viver em Arda (sem estar presos a ela?)?
Pergunto isso porque achei a teoria de eles serem Ainur realmente muito boa.

PS: Esse negócio de plural com r tá me deixando maluco! Tive que re-editar este post duas vezes e ainda não tenho certeza de se está certo.
 
Pois eu acho que Melkor crioou Ungoliant, que inicialmente era mais fraca, mas em sua fome infinita, acabou tornando-se mais forte que ele próprio e o tentou devorar e às Silmarills
 
Respostas para essas perguntas só podem ser realmente especulações e reflexões de outras mentes sobre a obra tolkieniana e devem levar em consideração uma série de fatores: época em que os textos foram criados, a interelação entre os mesmos, noções de teologia e mitologia comparadas, seja entre as múltiplas versões dos próprios mitos tolkienianos, seja desse conjunto de mitos como um todo em contraste com mitos e concepções teológicas que podem ter influenciado o autor, etc. Logo é importante ressaltar que não é possível dar uma solução cabal sobre a origem de personagens como Bombadil ou Ungoliant porque é muito difícil dizer com segurança o que Tolkien pensava [ ou pensaria no caso de Ungoliant] a respeito deles na época em que se tornaram do conhecimento do público.



No caso de Ungoliant todas as possiveis idéias sobre a natureza dessa personagem criam questionamentos e especulações gerando temas correlatos que , inclusive, serão objeto de novos ensaios onde possam ser tratados com mais detalhes

Namarië!! Leiam o texto!!
 
Petragorn disse:
Pois eu acho que Melkor crioou Ungoliant, que inicialmente era mais fraca, mas em sua fome infinita, acabou tornando-se mais forte que ele próprio e o tentou devorar e às Silmarills

Melkor nao podia criar nada, apenas corromper.
 
Petragorn disse:
Exatamente, por isso tinha a forma de aranha, corrompida por Melkor, que aumentou seu poder...

Humm...eh que vc escreveu que criou, mas agora entendi o que vc quis dizer.
 
No texto recomendado pelo Deriel tem 3 teorias interessantes. A terceira é assustadora. Vale a pena conferir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo