• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Underground, the Comic - Ou, como a pirataria pode ser lucrativa...

Clown or Minstrel

desenvolvedor
Este é um tópico sobre uma comic independente, sobre a questão da pirataria e principalmente, sobre como um autor soubre lidar com ela.

A HQ se chama Underground, que conta a aventura de policiais florestais tentando impedir que a liderança de uma pequena cidade abra uma antiga caverna para o público, o que poderia destruir a fauna e o ambiente que existem por lá.

Esta seria a história de uma HQ qualquer, se não escaneassem todas as páginas e a disponibilizassem no 4Chan.
Lieber viu a sua obra digitalizada. E, ao invés de reclamar no tópico, tudo o que ele disse foi:

"O que eu posso dizer? Eu sei que é assim que as coisas funcionam, e tento viver na mesma década que o resto do mundo. Ao menos eu fico honrado por alguém ter curtido o livro o suficiente para escanear todas as páginas e compartilhar com os outros."(Sic)

Ao se convencer da nova realidade que a HQ adentrou, ele publicou gratuitamente toda a Comic no seu site, pedindo, caso fosse possível, alguma contribuição. O dinheiro e a fama aumentaram muito mais de quando ela estava sendo vendida da forma tradicional (conforme os gráficos no link).

Link para a notícia e para a página do autor, onde você pode baixar os 5 PDFs da HQ:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-dia-em-que-um-autor-independente-de-quadrinhos-viu-seu-trabalho-ser-pirateado-e-achou-ok
 
Interessante, espero que abra a mente de muitos outros artistas.
Não acho que seja o melhor caminho para combater a pirataria, mas mostrando que há caminhos alternativos para lucrar (porque não disponibilizar os pdfs por 2 dólares a edição do quadrinho no site?), mais chance teremos de ter acesso legal aos produtos de artistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo