1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma velha dúvida polêmica sobre o baseball brasileiro.

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 11 Mai 2003.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Porque as seleções brasileiras de baseball, incluindo o treinador são quase todas 100% "nipônicas", ou seja parecem muito mais uma seleção japonesa do que brasileira?

    Os "brasileiros" natos não são bons e odeiam a pratica deste esporte ou isso é uma "panelinha"? Prefiro acreditar na primeira hipótese.

    Nada contra os japas, até pelo pelo contrário, tenho vários amigos e admiro muito o trabalho pioneiro deles na divulgação do esporte que aos poucos está se desenvolvendo aqui no Brasil, apesar de sermos eternamente "o país do futebol", mas bem que a seleção brasileira de baseball poderia ser um pouco mais "brasileira" e assim a estatura média dos jogadores ficaria bem mais elevada.

    Eu torço pra que isso logo aconteça pois o biotipo do brasileiro de modo geral favorece a prática de muitos esportes.
     
  2. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Basebal tem uma grande tradição no baseball, assim como os EUA.

    Ta certo que a maioria não é japonesa, mas a maioria sim, e no Brasil o esporte não é difundido, o que faz com os filhos de japoneses (que conhecem o esporte, e gostam e mostram) acabem conhecendo e se interesando.

    Com isso, os japas jogam e os brazucas assistem (quando assistem! :lol: )
     
  3. Mentor

    Mentor Usuário

    Tem um ponto: O que é mais fácil, fazer uma bola de meia, de papel, de pano ou sei lá do que, colocar duas pedras de cada lado de um terreninho vazio e chamar de gol e juntar pelo menos 2 pessoas, ou comprar taco, bola, luva, e juntar gente suficiente para termos lançadores, batedores, corredores e é claro um juiz? :mrgreen:

    É um jogo interessante, mas requer muita coisa pra poder ser jogado... O que daria um bom impulso na popularidade seria a seleção ganhar algum título importante, e a mídia cair em cima fazendo propaganda... Caso contrário acho difícil...
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Vou ser sincero: eu acho baseball um saco. Um jogo xarope, demorado. Acompanhei várias partidas (de vez em quando acompanho) mas é como Futebol Americano em termos de chatice.

    Admiro quem pratica, mas duvido que algum dia venha a ser esporte de massa no Brasil.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Deixo até fazer uma "mea culpa" aqui. Não sou fã e nem morro de amores pelo baseball justamente por suas regras e a longa duração das partidas, mas se houver brasileiros se destacando estes terão sempre o meu imenso respeito, pois eu vejo o Brasil um dos paises de maior potencial do mundo para se destacar em multiplas modalidades, permitindo assim no futuro que as pessoas possam fazer uma grande carreira naquilo que mais gostam.
     
  6. Coiote

    Coiote Fallin´

    eu acho legal baseball,mas estah bem longe de ser um esporte de massa no BR...1º porcausa daquilo q o mentor disse e 2º pq basebal eh meio complicado pros padroes brasileiros :obiggraz:
     
  7. Dårk_Fëanor

    Dårk_Fëanor Usuário

    O baseball no Brasil não é muito divulgado no Brasil e por isso boa parte das seleção brasileira é de origem "niponica". Um outro motivo é que a maioria dos clubes que participam de campeonatos, torneios e das seletivas são clubes nipônicos, de forma que os "brasileiros" muitas vezes não tem acesso ao esporte. Os que jogam são geralmente amigos de japoneses ou frequentam os clubes por algum motivo.
    Muitos japoneses que vem jogar aqui no Brasil acabam não conseguindo lugar em alguns times por causa do nivel do baseball dos "niponicos brasileiros".

    Seria muito dificil uma seleção brasileira ganhar um titulo importante. A maioria dos jogadores brasileiros que jogam muito bem e se destacam tenta ir para fora jogar, de forma que nossa seleção fica de nivel inferior. Nas categorias mais baixas, até mais ou menos uns 16 anos, a seleção brasileira vai bem em muitos campeonatos e ja conseguiu alguns titulos.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Valeu :)
    Era a explicação que eu buscava. Tá certo que a midia não favorece mesmo e isso não se discute, mas também a dificuldade de "não-nipônicos" ter acesso ao esporte é um item que sem dúvida pesa. Daí eu ter perguntado no inicio do tópico se haviam "panelinhas".
     
  9. Strider

    Strider Usuário

    Eu gosto de assistir baseball. E também gosto de futebol americano. :grinlove:

    Aqui no Brasil não muitas "escolhinhas" de baseball porque não é um esporte que tem um ramo na cultura, como o futebol. Lá nos EUA, o futebol não tem a mesma importância lá do que aqui. E com o baseball não tem a mesma importância aqui do que lá. Aqui no Rio por exemplo, só tem um lugar que eu conheça que ensine baseball, e mesmo assim, não tem nenhum apoio, nem nada. :tsc:
     
  10. Dårk_Fëanor

    Dårk_Fëanor Usuário

    Não conheco nada de baseball por ai no Rio, pq não há nenhuma equipe que participe de campeonatos por esses lados.
    E realmente falta muito apoio para o baseball. Os clubes que tem campos bons, material sempre novo e tal, é na maioria das vezes financiado por papais ricos. É complicado de se treinar. Aqui em ctba por exemplo, o campo é uma porcaria, o material é caro e tem de ser importado e para se jogar temos de viajar. Tudo isso consome muito dinheiro, que vem dos nossos bolsos. A nossa sorte é que tem alguns jogadores um pouco mais cheios de $$$ que ajudam na compra de algumas coisas. Mas mesmo assim é complicado
     
  11. Spellbinder

    Spellbinder Usuário

    Baseball é legal de se jogar, mas não um jogo inteiro, de nove innings.
    Também é muito chato assistir um jogo de baseball. Mas o verdadeiro motivo é que o brasileiro só pensa em futebol. No máximo ele vai até um basquete, volei ou natação (sem contar as artes marcias).
     

Compartilhar