• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma questao de anos!

tambem tenho essa revista Eli Nerwen, e realmente existe essa informaçao nela, porem como disseram la em cima, ninguem sabe ao certo... eu particularmente acho que legolas tinha mais de 500 anos, que era uma idade relativamente nova para elfos... porem e so minha humilde opiniao... :wink:
Quem sera que ta certo ?
 
Vou mostarndo aqui alguns comentários do Michael Martinez no seu texto sobre Legolas:

Quanto à idade de Legolas, Martnez diz:

Michael Martinez disse:
Legolas refere-se a seus companheiros como crianças, e quando ele, Gimli, Aragorn, e Gandalf estão se aproximando de Meduseld, diz que as folhas haviam caído quinhentas vezes em Mirkwood desde que os Rohirrim vieram do norte. Ele também faz esse comentário soar como se ele próprio tivesse vivido por todos estes quinhentos anos. Em outro trecho, ele diz que já havia visto muitas nozes crescerem e morrerem como um carvalho muito velho. Em se tratando de elfos, Legolas provavelmente não é antigo, mas ele parece ter já uma certa idade.


Ele também sugere a época em que o elfo pode ter nascido:

Michael Martinez disse:
E ainda assim, Lórien é um lugar misterioso para ele; Legolas jamais estivera lá. Parece estranho que ele não saiba nada sobre uma terra dos Elfos da Floresta.
Assim, podemos sugerir que Legolas talvez tenha nascido depois que seu pai deixou as Emyn Duir [as Montanhas de Mirkwood] e liderou seu povo para o Norte para fixar-se ao longo do Rio da Floresta. Isso teria sido logo depois de que Sauron se reergueu e estabeleceu-se na colina de Amon Lanc, construindo a fortaleza de Dol Guldur.


Mas é aí que surge a primeira dúvida. Legolas conhecia a Balada de Nimrodel. A Balada teria de ter seido escrita algum tempo depois de 1981, o ano em que Nimrodel e Amroth deixam Lórien. A dúcida é como a canção chegou até a Floresta das Trevas. Martinez supõe que:

Michael Martinez disse:
A explicação mais cabível parece ser que durante a ausência de Sauron de Dol Guldur [os anos da Paz Vigilante, TA 2063 - 2460], os Elfos de Mirkwood saíram de seu país e viajaram até Gondor. [/b]A população de Calenardhon estava em declínio durante estes anos, mas Gondor ainda podia proteger o Anduin de seus inimigos. Celeborn e Galadriel subiram ao trono em Lórien depois da partida de Amroth, e pode ser que não tenham decretado sua política de segredo logo de início. Então alguns Elfos do povo de Thranduil podem de fato ter viajado a Lórien durante esses anos e aprendido a Balada. Legolas diz simplesmente: "Há muito que ninguém de meu povo retornou à terra por que passamos há eras atrás, mas ouvimos que Lórien ainda não foi desertada."


Isso pode responder à dúvida da Balada, mas surge outra. Quem então teria dito aos elfos do povo de Thranduil que Lórien não estava desertada, já que há muito nenhum elfo silvestre ia até a terra dos Galadrim? Martinez acha que o povo de Elrond pode ter dado a informação a eles, e teria sido em Valfenda que Legolas taria aprendido a versão da Balada de Nimrodel em Westron.

Michael Martinez disse:
Legolas pode ter ido a Rivendell mais de uma vez, pois ele parece se sentir familiarizado com o povo de Elrond. A jornada de Mirkwood a Rivendell não seria muito perigosa por muitos anos após a Batalha dos Cinco Exércitos [haja vista que a maioria dos Orcs das Montanhas Nebulosas foram mortos naquela batalha].

Para quem acha que 500 anos era uma idade muito baixa para um elfo como Legolas, Martinez lembra (e muito bem) que Maeglin morre em batalha com Tuor na Queda de Gondolin contando com "apenas" 200 anos (190 na verdade, segundo a Cronologia da Primeira Era, que eu e Swanhild montamos, na qual também obtivemos auxílio do Fëaruin).

Martinez também cita outros pontos que reforçam a juventude de Legolas:

Michael Martinez disse:
Talvez muitos Elfos tivessem apreciado as vistas que Legolas encontrou em sua jornada, mas há algo de jovem e revigorante na maneira com que ele olha para trás, aos espíritos seguindo a companhia de Aragorn: "...Legolas, voltando-se para falar a Gimli olhou para trás e o Anão viu diante de si o brilho nos olhos do Elfo...."
Elladan e Elrohir (que contavam com 2889 anos) também estavam presentes na ocasião, e não parecem ter ficado tão impressionados quanto Legolas.


O ponto em que Martinez toca a seguir também é interessante:
Michael Martinez disse:
Há algo de brincalhão no modo com que Legolas se empenha em um jogo mortal com Gimli no Abismo de Helm. Alguém consegue imaginar Elrond fazendo apostas sobre Orcs no meio de uma séria batalha que decidiria o destino de Rohan? Ou Fëanor nessa situação? Embora cheio de fúria como estava, no fim de sua vida ele ainda era o pai severo e controlador; qualquer jovialidade que tenha apresentado em sua juventude há muito tinha se acabado. Assim também foi quanto à jovialidade de Fingolfin, há muito afastada de si quando ele cavalgou para desafiar Morgoth para um duelo.


Michael Martinez disse:
Legolas parece muito mais impetuoso quando ele e Gimli estão cavalgando através da massa de Huorns e Ents que salvaram Rohirrim no Abismo de Helm. Ele mal pode se conter enquanto cavalgam por entre as árvores e descobre olhos os observando; dá as costas para a estrada e começa a adentrar a estranha mata. Apenas o cuidado de Gandalf pode trazê-lo de volta de sua curiosa euforia Élfica. É difícil imaginar Celeborn ou Galadriel sendo tão tomados pela curiosidade a ponto de abandonarem sua missão para descobrir mais sobre os olhos na mata.


Martinez fecha o texto com o seguinte parágrafo:

Michael Martinez disse:
A personagem Legolas não é tão atraente quanto confusa. Creio que muitas pessoas se questionam a seu respeito porque ele parece um tremendo paradoxo, tão velho quanto jovem, sábio e inexplicavelmente ignorante quanto ao mundo que o cerca. Legolas é um súbito toque de juventude Élfica no fim dos Dias Antigos. Pode ser que tenha havido poucos Elfos jovens na época, e essa pode ter sido a última grande aventura de um Elfo jovem na Terra-média. Quando Celeborn finalmente cruzou o Mar, Tolkien observa, a última memória viva dos Dias Antigos foi com ele. Mas quando Legolas construiu seu navio e partiu, pode ser que a última fagulha de juventude Élfica tenha desaparecido da Terra-média também.
 
É, bem colocado Pandatur Parmandil, porem intao gimli tambem era um jovem anao ?? nao era ? pq ele tbm brincava de contar qtos orcs ele matava na batalha... mais ainda acredito que legolas tinha mais de 500 anos... acho mto pouco essa idade... sei lah :wink:
 
essa coisa de brincar de contar orcs na batalha naum tem nada a ver com a idade
deles......msm eles sendo "velhos" naum tem nada brincar desse jeito.....deve ter sido suuuuper divertido!!!!talvez pelo fato e eles naum serem casados, eles ainda tinham esse jeito brincalhao! :mrgreen:

Vou mostarndo aqui alguns comentários do Michael Martinez no seu texto sobre Legolas:
perdoando a minha ignorancia.......quem eh Martinez??
 
Eli Nerwen disse:
perdoando a minha ignorancia.......quem eh Martinez??

Eli, o Michael Martinez é um grande estudioso das obras do Professor, e se não me engano é membro da Tolkien Society. Seus textos são muito bons, e eu recomendo. É claro que o que ele escreve não é a verdade absoluta, mas apenas a opinião de mais um fã (nesse caso, um fã que entende muito sobre o Lengedarium). Há vários textos do martinez lá na Valinor, em uma sessão dedicada a ele. Vale a pena dar uma conferida quando tiver um tempinho e ler alguma coisa.
 
Com certeza, se martinez nao e dono da verdade absoluta entao no minimo ele e dono de um pouco da verdade, pq o cara sabe mto, li varios textos dele tbm e acho q vc so ganha mais conhecimento lendo seus textos !! mto bonsss !! :mrgreen:
 
Ange||us disse:
É, bem colocado Pandatur Parmandil, porem intao gimli tambem era um jovem anao ?? nao era ? pq ele tbm brincava de contar qtos orcs ele matava na batalha... mais ainda acredito que legolas tinha mais de 500 anos... acho mto pouco essa idade... sei lah :wink:

Ange||us, Gimli tinha 140 anos na época da Batalha em Helm. Ele já era um anão de meia idade (se levarmos em conta que os anões viviam cerca de 250 anos, 140 já é mais do que meia vida). Contudo, ficar contando o número de inimigos tombados em uma batalha não parece nada estranho para seres como os anões, se pensarmos bem. Eles são sábios ao seu próprio modo, mas tem uma cultura diferente de homens e elfos. No caso de Gimli, não vejo problema nessa "brincadeira". Mas para um elfo adulto com vários longos anos de vida, em meio a uma séria batalha, não seria o tipo de atitude a ser tomada.

500 anos pode até parecer pouco, mas veja o exemplo de Maeglin, que Martinez cita. Maeglin morre com 200 anos de idade. E nesses dois séculos de vida, ele viveu em Nan Elmoth, depois foi para Gondolin, se tornou um grande mestre da mineiração e líder da Casa da Toupeira, traiu Turgon, e lutou a favor de Morgoth no ataque ao Reino Oculto.

O problema maior de Legolas talvez esteja não na idade, mas no fato de que ele provavelmente nunca foi muito além das terras do pai, o que fazia com que quase tudo ao seu redor fosse novo e o surpreendesse. Se após atingir a maioridade (50 anos) ele tivesse levado uma vida como a de Aragoron, por exemplo, com 500 anos demonstraria conhecimentos do mundo e uma sabedoria só não superior que a de Gandalf em toda a Comitiva.
 
um meio para que nós possamos ter ideia é atraves dos reis de numenor que se me lembro bem atingiam sua maioridade para assumir o trono la pros cento e poucos anos...talvez seja o mesmo com eles...
acho q criança ocorreria o mesmo que nós pois amadurecemos com a experiencia, então com uns poucos 12 anos eles ja estariam saindo desta fase
Ja a adolecencia sairiam la pros 35 anos (isto se a tivessem), dai até os 100 anos seriam adultos. Mas isto quanto a mentalidade...
se for visto pelo lado de status acredito que sempre seriam tratados com mais respeito dependendo de quanto mais velhos seriam.
por ex: um elfo de 100 anos ainda seria tratado como uma criança que naum sabe nada perante aos outros elfos.Entre 600 e 1500 anos seria um adolescente perante
a sociedade, com ideias de mudanças e rebeldia aos mais velhos, e depois ja seriam considerados jovens e e algumas dezenas de seculos depois adultos perante aos elfos.
Isto é altamente especulativo. Estou aberto a opiniões.
PS:Imagino que a idade media dos hobbits era 60 e poucos anos e anões viviam em media 250 a 300 anos.
 
Eli, o Michael Martinez é um grande estudioso das obras do Professor,
mto obrigada...

No caso de Gimli, não vejo problema nessa "brincadeira". Mas para um elfo adulto com vários longos anos de vida, em meio a uma séria batalha, não seria o tipo de atitude a ser tomada.
ele tava junto com o gimli, eles eram amigos......ele soh entrou na brincadeira... :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo