• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma pequena observação : Sauron descuidado??

"Agora o faiscar das tochas que se aproximavam e o tinido do aço à frente estavam muito próximos.Em um minuto atingiram o topo e cairam sobre ele. [....].O chefe do grupo de orcs apareceu na Fenda bem diante dele.Então Sam colocou o Anel no dedo"

Retirado de "As escolhas do Mestre Samwise" -- SdA:AdT

"Então parou e sentou-se.Por um momento não conseguia avançar mais.[...].Sem qualquer propósito claro,puxou o Anel e colocou de novo no dedo.Imediatamente sentiu o fardo de seu peso,e sentiu de novo,agora mais forte e opressiva que nunca,a malícia do Olho de Mordor,perscrutando,tentando penetrar as sombras que fizera para a própria defesa,mas que neste hora o atrapalhavam em sua inquietude e dúvida"

Retirado de "A Torre de Cirith Ungol" -- SdA:RdR

"-Cheguei - disse ele.Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer.Não vou realizar esse feito_O Anel é meu!!!

[...] E bem lá distante,no momento em que Frodo colocou o Anel e reivindicou para si mesmo,exatamente ali,nas Sammath Naur [...] o Senhor do Escuro percebeu a presença do hobbit,e seu Olho,penetrando todas as sombras,atravessou a planície na direção da porta que ele fizera; e a magnitude da própria loucura revelou-se a ele num clarão cegante,e todas as estratégias de seus inimigos foram finalmente desnudas diante de seus olhos.

[...]A um chamado seu,rodopiando com um grito lascinante,numa última corrida desesperada voaram,mais rápidos que os ventos,os nazgûl,os Espectros do Anel,e com uma tempestade de asas arremessaram-se em direção ao sul para a Montanha da Perdição."


Retirados de "A Montanha da Perdição" -- SdA:RdR

Os trechos foram devidamente compilados,de modo a lançar a seguinte pergunta : por quê a demanda não foi logo assimilada por Sauron tão logo Sam usou o Um Anel pela primeira vez??

Embora,no momento em que Frodo reivindica o Anel para si,haja um "tremor" que sacode a terra e desnorteia as tropas ao norte,a astúcia de Sauron,sabendo de antemão que o Anel estava com seus inimigos,é grande o suficiente para simplesmente ignorar o chamado do Um nas duas vezes em que Sam usa-o no dedo.Ele próprio busca "enxergar" o Anel,mas não consegue em virtude das "sombras" que ele mesmo teceu;ou seja,Saurou não vê através que uma cortina que ele próprio criou e devidamente fechou(e logo,se supõe que ele tenha capacidade de abri-lá,adentra-lá como no climax).

Relendo SdA novamente,tais fatos me pareceram incoerentes,uma vez que os próprios nazgûl eram atraídos pela vontade do Um.Deve-se considerar também o momento em que Boca de Sauron aparece diante do Portão Negro com os pertences dos hobbits;as manifestações de poder do Um,antes da captura de tais pertences,deveriam ser um indício de que os hobbits eram mais do que espiões seguindo a "costumeira loucura de Gandalf".

Opinem.

Edit: título + português
[]'s
 
Tem razão sua incompreensão, e, pensando bem, eu também não faço idéia de como Sauron e os nazgûl não sentiram o Anel dentro do seu território desde as vezes em que Sam o colocou no dedo. Suponho, porém, que talvez as "sombras" que atrapalhavam a percepção de Gothmog não fossem possíveis de se transpôr nem mesmo pelo seu próprio criador:

Akhorahil Ringwraith disse:
Imediatamente sentiu o fardo de seu peso,e sentiu de novo,agora mais forte e opressiva que nunca,a malícia do Olho de Mordor,perscrutando,tentando penetrar as sombras que fizera para a própria defesa,mas que neste hora o atrapalhavam em sua inquietude e dúvida

Orodruin, talvez, não estivesse protegida por suas sombras vigilantes, e, estando também mais próxima do Olho, a ação dentro dela foi mais'"sensíve'l".

Mesmo assim, sei que não respondo completa nem adequadamente à questão. :roll: :o?:
 
Para mim, o olho tinha sua mente e poder ocupada em Gondor, fosse no duelo contra Denethor, fosse na liderança da batalha, e afinal, quanto de seu poder ele deve ter gastado para criar as nuvens escuras durante aqueles dias?
 
Não me lembro muito bem das passagens, mas ao que me lembro um dos maiores medos de Sauron é que o Anel fosse utilizado por um de seus inimigos. Talvez ele estivesse com medo que Aragorn estivesse com o Anel, ignorando sinais como esses, considerando-os apenas alertas sobre o que já sabia: que o Anel estava com seus inimigos e que estava perto, embora não estivesse realmente com quem ele acreditava estar?


Tenn' enomentielva!
 
Acredito que a percepção que Sauron tinha do Anel dependia da distância, natualmente, e portanto ainda que Sam o tenha usado em Cirith Ungol, não foi suficiente para que o Inimigo chegasse à verdade. Pois em sua mente não haveria razão para o Anel estar em Mordor e não nas terras de seus inimigos. Logo, ainda que algo ele tenha sentido, não foi levado a sério até que fosse tarde demais, como bem disse o Slicer.

Por outro lado, a percepção do Anel parece ser ampliada quando os poderes dele são liberados. Pois Frodo é percebido em Amon Hen, a muitas milhas de Mordor, ao usar o Anel para contemplar as terras do Sul. Da mesma forma que ele foi facilmente percebido ao sucumbir ao poder do Anel, reivindicando-o em Sammanath Naur e finalmente atraindo através das sombras a atenção do Mestre Negro.

Por outro lado, devemos lembrar que Sauron jamais imaginou a destruição do Anel. Portanto, não poderia imaginar a função de dois hobbits em sua terra, com seu movimento furtivo e tamanho diminuto, a não ser como espiões. Além disto, havia o desprezo de Sauron por seus inimigos.
 
Outros dois pontos a considerar: O Amon Hen e Amon Law tinham suas propriedades "magicas", de enxergar a distância e ouvir a distância(Quem os teria feito?). e segundo: A reinvindicação do Anel envolve muito mais poder que o mero uso, pois, ao reinvindica-lo, você esta chamando para si todo o poder do Maia Sauron, que esta contido no Anel.
 
Erúnamo Kalring ¥ disse:
Outros dois pontos a considerar: O Amon Hen e Amon Law tinham suas propriedades "magicas", de enxergar a distância e ouvir a distância(Quem os teria feito?). e segundo: A reinvindicação do Anel envolve muito mais poder que o mero uso, pois, ao reinvindica-lo, você esta chamando para si todo o poder do Maia Sauron, que esta contido no Anel.

Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

E foi exatamente o que quis dizer. Simplesmente reivindicar o Anel já é suficiente para acionar fortemente a percepção de Sauron.

Por outro lado, é curioso que Bilbo o tenha reivindicado, mas nada tenha acontecido. Tudo bem, são novecentas milhas de distância entre o Condado e Mordor, mas se o ato do hobbit fosse percebido os nazgûl não teriam de vasculhar Eriador por semanas antes da partida do Portador.
 
Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

A ponto de Frodo ver a Torre Branca? Acho que Barad-Dûr tudo bem, mas a Torre de Ecthelion? A colina tem sim prpriedades magicas, do meu ponto de vista.
 
Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

A ponto de Frodo ver a Torre Branca? Acho que Barad-Dûr tudo bem, mas a Torre de Ecthelion? A colina tem sim prpriedades magicas, do meu ponto de vista.
 
Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

A ponto de Frodo ver a Torre Branca? Acho que Barad-Dûr tudo bem, mas a Torre de Ecthelion? A colina tem sim prpriedades magicas, do meu ponto de vista.
 
Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

A ponto de Frodo ver a Torre Branca? Acho que Barad-Dûr tudo bem, mas a Torre de Ecthelion? A colina tem sim prpriedades magicas, do meu ponto de vista.
 
Não acredito em propriedades "mágicas", mas apenas que por serem colinas bem localizadas permitiam uma visão ampla. Frodo só chega a enxergar Barad-dûr pelo poder do Anel.

A ponto de Frodo ver a Torre Branca? Acho que Barad-Dûr tudo bem, mas a Torre de Ecthelion? A colina tem sim prpriedades magicas, do meu ponto de vista.
 
Não vejo problema, pois a Torre Branca está mais próxima do que Barad-dûr. Quanto à propriedades mágicas, elas têm de ter uma origem, e é improvável que um mago houvesse enfeitiçado a colina ou algo do tipo.
 
De qualquer maneira, tudo isso é meio incoerente. Você pode interpretar de duas ou mais formas essas passagens.

Acho que isso (que eu já tinha percebido quando eu li o livro) é o maior (talvez um dos únicos) defeito do livro. Acho que Tolkien forçou muito com esse negócio de perceber a presença em algumas horas e em outras não.

Você acaba tendo que confiar no seu bom senso, criando "desculpas" para que em uma vez Sauron tenha percebido a presença do Anel, na outra não e tals. Lógico que também tem o fator probabilidade, pode ser que Sauron estivesse preocupado com alguma outra coisa inútil bem na hora que Bilbo colocou o anél. Não sei.

De qualquer maneira, é um erro do livro na minha opnião.
 
Não concordo. Acredito que na maioria das situações estranhas do livro há uma explicação bem baseada, que o leitor do livro não percebe à primeira vista, mas depois de alguma discussão e consideração pode ficar claro aos olhos de todos, ou ao menos da maioria. Até porque este é um dos objetivos de uma lista de discussão, esclarecer pontos obscuros da Obra.

A hipótese da importância da distância e do uso ou não dos poderes do Anel na percepção de Sauron é condizente com os fatos e é bastante lógica. Logo, aqueles que concordam podem tomá-la como verdadeira, e não uma mera desculpa. Mas é claro que discordâncias geralmente existem, e podem tornar a discussão ainda mais rica. Não vejo como defeito.
 
Última edição:
Discordo

Morpheu disse:
Não concordo. Acredito que na maioria das situações estranhas do livro há uma explicação bem baseada, que o leitor do livro não percebe à primeira vista, mas depois de alguma discussão e consideração pode ficar claro aos olhos de todos, ou ao menos da maioria.

Muito pelo contrário, nas primeiras vezes que li o livro tudo me pareceu em grande harmonia, os acontecimentos faziam sentido e tudo estava em órdem.

No entanto, nos últimos tempos, quando releio o livro (desde o fim do ano passado que não faço isso) tenho tido grandes dúvidas quanto a total coerência da história. Existem pontos onde você tem, sim, que confiar no seu bom senso para que a história não fique desprovida de um sentido.

Morpheu disse:
A hipótese da importância da distância e do uso ou não dos poderes do Anel na percepção de Sauron é condizente com os fatos e é bastante lógica.

Lógica? Eu não consegui ver uma lógica. Você consegue me mostrar, usando passagens do livro, essa lógica? Até agora só foram mostrados fatos que não são muito lógicos (1° post).
 
Última edição:
Isso já foi discutido aqui, edit: Achei é aqui Sam e o Anel

Mas lá vai.
Vocês devem ter notado que o único momento em que o anel foi utilizado dentro de Mordor foi nas Sammath Naur, por isso quando Frodo colocou o anel no dedo ele foi prontamente visto por Sauron. Quando Sam usou o anel na passagem de Cirith Ungol ele ainda não estava dentro de Mordor, e Sauron tinha seu pensamento todo voltado para os campos de Pelennor.

Em um outro trecho diz que Sauron tentava desvendar as próprias sombras que ele mesmo tinha feito para sua proteção, porque havia a noticia de um espião que tinha adentrado suas fronteiras e de um prisioneiro que tinha fugido. Até esse momento ele era corroído pela dúvida, e não passava nem nos seus piores sonhos que o anel estivesse indo à sua destruição no quintal de sua casa!
Enquanto tudo isso acontecia ele perdia seu principal capitão, os homens de Gondor marchavam para o Morannon e por ai vai.

Eu acho que se algum dos Nazgul estivesse por perto quando SAM colocou o anel eles sentiriam e viriam feito loucos pra cima dele, mas provavelmente estavam nas fronteiras de Gondor, não acho que eles pudessem sentir o anel de muito longe como faz pensar o filme.
 
Última edição:
Como já foi dito, eu creio que Sauron preferiu ignorar o chamado do Um Anel, pois naquele mesmo momento toda sua atenção tinha de estar voltada pra os campos de Pellenor e a volta do herdeiro de Isuldur, a realização do juramento dos mortos, e a morte do Rei Bruxo de Angmar, de tal forma que em meio a uma reação de espanto devido a vitória de Gondor, e da destruição de seu soldado mais poderoso, deve ter parecido à ele que aquele Anel não lhe causaria nenhum problema, talvez por se encontrar tão próximo de perigos como Sheloby (Laracna) e a própria torre de Minas Anor
 
Azaghâl disse:
Como já foi dito, eu creio que Sauron preferiu ignorar o chamado do Um Anel, pois naquele mesmo momento toda sua atenção tinha de estar voltada pra os campos de Pellenor e a volta do herdeiro de Isuldur, a realização do juramento dos mortos, e a morte do Rei Bruxo de Angmar, de tal forma que em meio a uma reação de espanto devido a vitória de Gondor, e da destruição de seu soldado mais poderoso, deve ter parecido à ele que aquele Anel não lhe causaria nenhum problema, talvez por se encontrar tão próximo de perigos como Sheloby (Laracna) e a própria torre de Minas Anor

naum creio q sauron apenas ignorou o Anel, ja q isso era a acoisa mais importante para o comando total sobre a terra-media...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo