• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma nova ameaça surge na internet: CISPA

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
CISPA-supporters-list-800+-companies-that-could-help-Uncle-Sam-snag-your-data.jpg

O que antes parecia ser apenas uma preocupação nossa com os direitos de baixar e disponibilizar músicas e filmes online agora se torna uma nova batalha épica para a defesa do direito de liberdade dos usuários de internet.

Não bastasse querer dominar o mundo todo, inclusive comprando outras empresas e prestadoras de serviço, nosso amigo Mark Zuckerberg conseguiu (e vai conseguir mais ainda) desagradar muitos dos seus fãs espalhados pelo mundo. Passamos pela fase do SOPA e do PIPA com uma certa facilidade perto da nossa próxima barreira a ser enfrentada. O CISPA.

CISPA – Cyber Intelligence Sharing and Protect Act é um projeto de lei do Senado americano que permite que as empresas (qualquer empresa) colete informações particulares de um usuário e envie todas essas informações para o governo americano e setores privados interessados no que parece ser uma tentativa de “conter” crimes online. Se você acha pouco só o fato de eles quererem fazer um dossiê internético de cada usuário da internet, calma que tem mais.

Aparentemente, nesse projeto não existe uma especificação de que tipo de informação será coletada. Ou seja, toda e qualquer informação sua disponibilizada na web, particular ou não será compartilhada com o governo.

Se o CISPA for aprovado todas as empresas que participarem e enviarem informações dos usuários, interceptarem e modificarem essas comunicações pro governo serão pagas por isso. Nessa brincadeira sem graça o Senado já tem o apoio do Facebook, Verizon, AT&T, US Telecom, IBM e Intel. E acredite, pelo menos 100 congressistas americanos são a favor dessa decisão.

No vídeo no final do post Kendal Burman do Centro de Democracia e Tecnologia explica que tudo indica que essas informações seriam enviadas inicialmente à Agência de Segurança Nacional (NSA) e ao departamento de segurança do governo americano. Além disso, Rick Santorum, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos diz que a internet não é um lugar livre onde podemos fazer o que bem entendemos. Será?

Esse projeto de lei dá a impressão superficial de que, se aprovado, no futuro estaríamos então convivendo e navegando em um ambiente online seguro. Mas sem sabermos quais (se não todas) informações nossas serão coletadas, como saberemos então de fato o que ou quem é uma ameaça? Um projeto que visa a segurança nacional e internacional não deveria ser tratado como algo simples do tipo
“eu quero e vou saber de tudo que se passa na sua vida pra poder te proteger”.
Até porque o governo americano não está pensando em nos proteger e sim proteger os Estados Unidos da America e todos os seus governantes poderosíssimos.

Para acompanhar o projeto de lei, clique aqui.

Para tentar impedir o projeto publique esse meme que o Actdemandprogress fez do Zuckerberg no seu Facebook e compartilhe com seus amigos.

Petição online aqui.

E pra entender um pouquinho melhor, veja o infográfico depois do vídeo (apenas na página).

cispa-1.jpg

Fonte
 
Eu já acho que informações são rapassadas para inteligencia e não apenas de cidadãos americanos.

Criaram um monstro e não sabem o que fazer. E eu acho que não existe muita coisas que eles poderiam fazer não.

Eu comentei no FB, eu ainda sou mais preocupada com o ACTA porque foge e muito ao escopo da internet e sim, é fim de liberdades individuais em prol de direitos de propriedade sobre conhecimento, não apenas de liberdades, mas também da soberania das nações.
 
É a Cyber ditadura se aproximando. Eu me lembro até hoje da frase do meu professor de geografia, "não se iludam, não é porque nós temos direitos que não tenham pessoas querendo tira-los" Belo caso disso. Bastou as empresas e governo serem um pouquinho pressionados que eles já estão dispostos a entregar seus cidadãos aos lobos.
 
Os nomes são tão exóticos não? Porem, isso já era meio que previsto, ou vocês achavam que a tecnologia seria "livre" para sempre?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo