1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma Longa Queda, Nick Hornby

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 27 Dez 2007.

1. Anica

Anica Usuário

[size=xx-small]Mais um post copiado e colado do Hellfire porque não vou escrever duas vezes sobre a mesma coisa :cerva:[/size]

E eis que finalmente posso conferir o (já não tão) novo Hornby, Uma Longa Queda. Aliás, o período do ano não poderia ser mais apropriado: a história começa com o encontro de quatro estranhos no topo de um edifício de Londres, famoso por ser o local preferido dos suicidas, na véspera do Ano Novo. Martin, Maureen, JJ e Jess, que não têm nada em comum a não ser o fato de que, naquele dia tinham resolvido cometer o suicídio, mal percebem quando pouco a pouco cada um vai tomando um espaço em suas vidas.

O divertido da história é que ela é contada sob o ponto de vista dos quatro, em primeira pessoa. Assim, as características de cada um ficam claras no discurso, como por exemplo a Jess, que fala sem parar e utiliza um palavrão a cada quatro palavras, ou Maureen, que é toda recatada (na verdade um oposto perfeito da Jess). E como a história é contada por cada um deles, de certa forma você vai conhecendo as personagens junto com os demais.

Assim, é quase como fazer novos amigos. E aqui, é claro, a história é recheada daquele humor típico do Hornby, que faz total diferença em um livro que tinha tudo para ser o mais deprê de todos os tempos (afinal, não vamos esquecer que as personagens-narradoras são todas suicidas, certo?). Só para variar, há alguns momentos que simplesmente não tem como segurar o riso, lembrando muito o dia do pato de Um Grande Garoto.

É verdade que na terceira parte o livro perde um pouco o pique, mas é bem legal perceber como Hornby nos conduz de um evento para outro como se estivéssemos em uma montanha russa. É aquele tipo de história que nos faz lembrar que, acima de tudo, ler tem que ser um prazer.

Segue um trechinho:

“(…) - E se a gente tivesse visto alguma coisa?
    - Tipo o quê? O que deveríamos ter visto?
    - Que tal se a gente tivesse visto um anjo?
    - Um anjo - disse JJ sem acreditar.
    - É.
    - Eu não vi anjo nenhum - disse Maureen. - Quando você viu um anjo?
    - Ninguém viu anjo nenhum - expliquei. - Jess está propondo que inventemos uma experiência espiritual para ganharmos dinheiro.
    - Que horror - disse Maureen, pelo menos porque era claramente previsível que ela reagisse dessa forma.
    - Não é exatamente uma invenção, é? - disse Jess.
    - Não? Em que sentido de fato vimos um anjo?
    - Como se chama isso em poesia?
    - O que foi que disse?
    - Você sabe, nos poemas. E na literatura inglesa. Às vezes se diz que alguma coisa é igual a alguma coisa e às vezes se diz que alguma coisa é alguma coisa. Você sabe, meu amor é como a porra de uma rosa ou, outra coisa qualquer.
    - Símiles e metáforas.
    - É. Exatamente. Foi Shakespeare que inventou esse bagulho, não foi? Por isso ele era um gênio.
    - Não.
    - Então quem foi?
    - Deixa para lá.
    - Por que Shakespeare foi um gênio? O que ele fez?
    - Outra hora falamos sobre isso.”

2. Bagrong

Bagrong RaG

RE: Uma Longa Queda

Pô, gostei da história. Se o livro for todo como o trecho que colocou, será bem legal! Vou colocá-lo na minha listinha de leituras pra ano que vem. =D

3. Ronzi

Ronzi Oh, Crap!

RE: Uma Longa Queda

Parece ser bem bacana, Ana. O Hornby é um dos meus queridinhos, mas tinha lido críticas tão péssimas sobre esse livro que fiquei meio cabreiro. Vou ver se consigo pegar para ler esse ano.

Compartilhar