• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma igreja Tolkieniana no Brasil é possível?

Elrond

"OFF" it will last two months
Caros colegas!

Já pararam para pensar neste assunto?

O mundo criado por Tolkien, sua mitologia, e todo o seu encantamento seria capaz de fazer com que seguidores (que idolatram o legandarium) criem uma religião voltada para adoração a Eru Ilúvatar? Não só no Brasil, mas vale par ao mundo inteiro.

Claro que é fato que existe um paralelo entre "Tolkieniano" e o cristanismo, a luta entre o bem e o mal, as semelhanças entre fatos de Arda e nosso mundo.

Fica em aberto o debate! :think:
 
É uma ficcção declarada, publicada como tal e vendida como tal.

Quem seria o doente de proclamar o legendarium tolkiniano como uma religião a ser seguida?
 
E também não valeria a pena fazer uma igreja ou templo sobre isso, pois os povos da Terra-Média não faziam templos ou igrejas para Eru, apenas dedicavam lugares a ele.
 
É uma ficcção declarada, publicada como tal e vendida como tal.

Quem seria o doente de proclamar o legendarium tolkiniano como uma religião a ser seguida?
Mas os mais fanáticos poderiam afirmar (e até se convencer) que Tolkien teve uma visão, adquiriu uma Caixa de Pandora e através disse soube do início do Mundo, afinal muitas coisas se encaixam.

Concordo plenamente que isto seria um tolice, embora você não tenha dito "tolice".
Entretanto há porquês e comos, que poderiam surgir de uma cabeça doentia e psicótica, com boas elaborações, e sabem como é esse mundo hoje em dia, cheio de modinhas; seria perigoso esse cara conseguir muitos seguidores!!!
 
Acho que isto seria contra que o próprio Tokien acreditava. Pelo que eu li nas cartas dele, e nos prefácios que ele escreveu, ele não ia gostar nada de ver pessoas venerando aquilo que ele criou, como se fosse o sentido da vida.
 
Em 1900, sua mãe abraçou a religião católica, fato que o influenciou profundamente, mesmo sem a menção direta de Deus na sua obra (Tolkien representa Deus por Eru, o qual cria todo universo e os seres que lá habitam). Tolkien disse que os mitos não-cristãos guardavam em si elementos do Grande Mito, o Evangelho, que adentraram o Mundo Primário, isto é, o mundo real, fato este que não vai contra a Igreja Católica.


Tolkien, foi criado por uma mãe cristã católica. Cresceu com os ensinamentos de base cristã, sendo assim todas as suas obras de certa forma são alimentadas de crenças ligadas ao cristianismo (Portando que Tolkien cria um mundo, e representa Eru como Deus, ligando assim também a traição de Melkor representando a traição de Luzifer). Portanto não digo criar uma igreja, mas criar um local de estudo de suas obras seria super interessante, talvez uma biblioteca ou um club, algo do gênero.
 
cpm22 disse:
Portanto não digo criar uma igreja, mas criar um local de estudo de suas obras seria super interessante, talvez uma biblioteca ou um club, algo do gênero.

Quem sabe um fórum?
:lol:

Brincadeiras a parte, ia ser legal!


Sim, diferentemente da Bíblia, os livros de Tolkien são ficção declarada, não acho que seria possível uma igreja.
 
Última edição:
Perguntei isso justamente porque neste mundo existe de tudo, e até mesmo pessoas com essa "capacidade". Portanto, daqui uns 30, 40 ou até 50 anos algum grupo (aqui no Brasil ou no mundo) podem criar uma "seita" ou religião fundamentada no poder e criação de Eru Ilúvatar.

Se neste mundo em que vivemos várias e várias pessoas idolatram de tudo, desde um time de futebol, a uma pessoa (a exemplo do Maradona), músicos, celebridades, escritores. Portanto, num futuro tal atitude acho que pode ser possível de ocorrer.
 
É possível,provável e totalmente ridículo.
Se temos até idiotas que declarem ser "adeptos da religião Jedi" (uma das dez maiores dos USA,malditos yankees retardados)!
Mas,na boa, teria que ser muito BURRO para entrar numa coisa dessas e também não conhecer absolutamete nada de Tolkien,imagina o repúdio que o "carola-Tolkien" sentiria por essa idéia...
Até entendo quando ouço falar de alguém que leu Tolkien e se converteu (não é o meu caso,já o Lewis...)
 
É uma ficcção declarada, publicada como tal e vendida como tal.

Quem seria o doente de proclamar o legendarium tolkiniano como uma religião a ser seguida?

Ei, doente é um termo forte se vc pensar que a Religião Jedi foi devidamente reconhecida em 2001! (:joy: Aê jogo Master que me ensina as coisas)
 
Receio que Tolkien não iria querer que suas obras fossem vistas como religião. Até por ele ser Católico.

É uma ficcção declarada, publicada como tal e vendida como tal.

Quem seria o doente de proclamar o legendarium tolkiniano como uma religião a ser seguida?
Doente não seria o criador, e sim o seguidor, Inri Cristo tá ai para provar isso.:D

Ei, doente é um termo forte se vc pensar que a Religião Jedi foi devidamente reconhecida em 2001! (:joy: Aê jogo Master que me ensina as coisas)

Desculpa, Ly, mas pra mim esses Jedis são doentes também!
Religião é algo extremamente pessoal e fora de discussões.
 
Acho que uma igreja fictícia num encontro entre fãs do Tolkien até rolaria.... Ai teria uns caras fantasiados. Daria para fazer um cosplay do Legolas.

Nossa. deixa eu parar por aqui senão isso vai longe!
 
Se a cientologia é reconhecida e acha adeptos, então o Legendarium (muito mais rico em detalhes) também poderia ser reconhecido. Mas a que propósito? Uma reunião de fãns não é o bastante (a não ser que você não queira pagar impostos)?
 
Última edição:
Mas os mais fanáticos poderiam afirmar (e até se convencer) que Tolkien teve uma visão, adquiriu uma Caixa de Pandora e através disse soube do início do Mundo, afinal muitas coisas se encaixam.

OIQ

O que tem a ver Caixa de Pandora com métodos divinatórios? Não entendi...

E gente, o que ele quis discutir foi a possibilidade disso acontecer, não a necessidade ou probabilidade da igreja ser fundada.

Acho bem possível sim, e se essa nova religião ajudasse as pessoas a se direcionarem positivamente na vida, não vejo porquê renegá-la. O cristianismo não ajuda um monte de gente com seus preceitos e ensinamentos? Então, e tem uma leva de pessoas que diz que a Bíblia nada mais é do que a mais elaborada história de ficção do mundo... (mas não é minha opinião, não me chamem de Jesus e me crucifiquem :hxhx:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo