1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma fase de Thomas Hobbes num paralelo aos déspotas de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 22 Dez 2012.

1. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Gostaria de deixar a seguinte frase abaixo do autor Thomas Hobbes:

"Qualquer governo é melhor do que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada e do medo permanente da morte violenta."
    - Thomas Hobbes

Vocês concordam com a afirmação acima?

Levando em consideração os personagens de Tolkien como Morgoth, Sauron ou Saruman, podemos fazer uma analogia entre suas historias e sistemas de governo com a frase acima?

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Mas o despotismo também é uma violência e pior, com uma cabeça central por trás do mal, eu não concordo com a frase.

Mas para aplicar na Terra Média teria que pensar um pouco mais para encontrar paralelos.

Mas a discussão é boa.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Grimnir

Grimnir Usuário

realmente eu não sei se o espírito da frase é esse, mas eu acho que é mais difícil migrarmos da anarquia para a democracia do que se partíssemos do despotismo. talvez a ideia de hobbes é que a anarquia torna impossível qualquer tentativa de organização dos seres humanos, uma vez que cada indivíduo estará agindo de forma totalmente egoísta. já no caso do despotismo, onde realmente há o predomínio da violência, ainda há espaço para resistência contra um "inimigo em comum", de modo que é possível ainda partir para um regime menos controlados. no caso da anarquia, não existe inimigo em comum, pois qualquer indivíduo pode ser seu inimigo, bastante apenas a vontade dele ser diferente da sua.

• Ótimo Ótimo x 1
  4. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Sauron e Morgoth eram tiranos, mas será que não havia anarquia em seus domínios?

5. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

Por trás dessa frase de Hobbes está uma questão central: a visão negativa do ser humano em seu estado de natureza, emblemática do ponto de vista do individualismo moderno. Trata-se da famosa metáfora que diz que o homem é lobo do próprio homem. Na teoria de Hobbes, o Estado surgiria como um contrato social com o objetivo justamente de constranger essa natureza atávica ruim e preservar o homem dele mesmo. E é sob esse contrato que se legitima a posição do monarca.

Quando transpomos tais concepções para a obra de Tolkien, temos que pensar que seu universo mítico é regido pela dicotomia bem x mal como forças que se degladiam efetivamente e governam o destino da Criação. O mal surge da dissonância da música e a propagação do elemento Morgoth corrompe a criação. Quando pensamos nas sociedades organizadas do legendário, apenas podemos conceber um mal atávico no caso dos orcs/goblins, criaturas essencialmente dissolutas e corruptas. Mas o mal também nasceu entre os filhos de Ilúvatar. Primogênitos, sucessores e adotivos (naugrim) viram nascer em seu meio o ódio, o medo e a ganância e, em diversas ocasiões, escreveram páginas de injustiça com o sangue de seus semelhantes.

Em todo o caso, parece haver gradações. Os primogênitos me parecem os menos corruptíveis. Os noldor deixaram-se enredar pela influência de Morgoth e pesou o fato de terem Fëanor, cujo temperamento o tornava uma bomba-relógio. Seu juramento, no qual tomaram parte seus filhos, foi causa de boa parte das catástrofes da primeira era entre os elfos, a começar pelo assassínio dos Teleri.
    Afora este caso, temos exemplos mais pontuais: Ëol, Maeglin e Saeros são alguns nomes que agora me vêm à mente.

No caso dos sucessores, o quadro é muito mais heterogêneo e, por isso mesmo, complexo. Muitos foram seduzidos por Morgoth e, posteriormente, por Sauron e Saruman. Mas mesmo para além desses exemplos, são nitidamente mais suscetíveis à corrupção. Alguns exemplos também pontuais me vêm à mente: a loucura de Boromir, o assassinato de Déagol, o exército que traiu Isildur. Quando volvemos à primeira era, a virtude entre os homens se encontra fundamentalmente entre os edain tutelados pelos elfos, quando encontramos exemplos como Beren que é, em si, a personificação da virtude: o guerreiro de valor, com um profundo senso de honra, cuja desventura fora capaz de mover de compaixão o juiz dos mortos.

Os anões, na sua ganância por ouro e pedras preciosas, também viram a corrupção de Arda nascer em seu meio. Sendo crias de Aulë, que segundo Tolkien era o que mais se assemelhava a Melkor em seu desejo de criar por si, era natural que guardassem essas disposições. Como exemplo, ocorrem-me os eventos ligados ao assassinato de Thingol. Ressalto, porém, que a mim parecem menos corruptíveis que os humanos. São fortes, resistentes e valorosos. E ao menos não me recordo de escaramuças entre anões e anões. Por favor me corrijam se eu estiver enganado.

Feito este preâmbulo, é preciso considerar as formas de governo no legendário. Invariavelmente temos monarquias. Isso me lembra uma postagem do Olórin na área de Política:

E Tolkien, como bom inglês, construiu modelos de monarquia com pouca variação em seu legendário. Não temos casos de cidades-estado republicanas. E embora os hobbits tivessem um sistema democrático, que me parece um exemplo bastante deslocado em sua mitologia, estavam sujeitos a relações de vassalagem com a coroa de Gondor.

Também não há menções a parlamentos, de modo que podemos assumir que esses reinos eram regidos pelo que convencionalmente se chama de "monarquias feudais". Claro que há menção a conselhos, como em Nargothrond e em Doriath, mas me parecem meramente consultivos e não deliberativos. São em geral a fidalguia, uma aristocracia guerreira em torno do suserano. Conforme aludimos, os escritos de Hobbes se prestam justamente à justificação de uma forma de poder baseada no poder absoluto do monarca, conferido pelo contrato que, por sua vez, se fez necessário para constrangir a natureza viciosa do homem. Tomando a corrupção como algo presente entre elfos, homens e anões, ainda que haja gradações, essa concepção talvez se encaixe de alguma maneira, embora não sem ressalvas.

Poderíamos, talvez, colocar algumas perguntas e as respostas podem ser muitas, tendo em vista a grande quantidade de exemplos no legendário entre estes três povos: há um elemento de violência ou coação na relação entre súditos e rei? Ou prevalece a tradição e a aura simbólica inerente à coroa como elemento de legitimação do poder? Claro que não são questões excludentes, mas podem nos ajudar a clarear as idéias. :think:

Com relação ao despotismo, me parece que esteve mais presente entre os homens, embora possa haver casos exemplares entre anões (não me recordo de nenhum específico) e elfos (Fëanor, para mim, é um exemplo de déspota). Mas talvez sirva fundamentalmente ao caso dos orcs. Essencialmente maus, corrompidos e cruéis, parece incrível que possam ter subsistido reinos órquicos como os de Azog e Bolg. Isto porque o mal atávico cria forças eminentemente dispersivas e inorgânicas, de tal modo que parece não crível a formação de um aparato institucional que garanta a reprodução de um organismo social e político. O poder se estabelece pela violência, sim. Mas é necessário que haja também o consentimento. Nenhum poder se mantém tão somente pelo uso da força.

Qualquer reino órquico necessariamente traria a marca do despotismo. E do ponto de vista do Hobbes, o elemento disciplinador de uma natureza má talvez fosse cabível. Mas ainda assim, pelo menos para mim, os reinos independentes de Azog e Bolg permanecem uma grande incógnita.

Quando estão submetidos a Morgoth e a Sauron é uma situação diferente, me parece, pois o elemento morgoth encontraria diretamente ressonância em suas naturezas corrompidas, sendo movidos pelo medo e pela oportunidade de dar vazão a seus instintos cruéis sob as ordens desses senhores, seduzidos pela oportunidade do mal. Mas e quando estão entregues a si mesmos? Pergunto-me que ferramentas eram usadas para conter as "intrigas palacianas" e salvaguardar o pescoço dos líderes cruéis. Bolg, por exemplo, teria governado por cerca de 150 anos e só morreu em campo de batalha. :think:

Última edição: 6 Mar 2016
    • Ótimo Ótimo x 5
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar