• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma explicação p/ a criação do mundo e do surgimento de Tom Bombadil

Andei pensando um pouco mais acerca disso e continuo com a hipótese de que ele é uma personificação da natureza. O fato de o Um anel não afetá-lo foi visto por mim como uma metáfora de Tolkien que pode comprovar isso. Se pusermos Tom como a personificação da natureza e o Um como o maior mal existente poderemos chegar à seguinte conclusão: que o pior de todos os males não poderá destruir por completo a natureza e o que há de bom no mundo. Deixo aqui minha opinião para julgarem , espero que não esteja aloprando
É mais ou menos isso, só que como a natureza, Tom é neutro, nem bom, nem mau, apenas neutro. PS: Eu já me desculpei pelo aloprar, vocês são vingativos hein?.
 
Última edição:
acredito quem Tom e Fruta d'ouro seja da ordem dos ainur, afinal com os valar vieram varios espiritos habitar arda... tlvz ele seja da ordem de yavanna...ja fruta d'ouro descrita como filha do rio pode ser aparentada dos maiar das aguas de ulmo...teorias, embora também possa ocorrer de Tom não se enquadrar na mitologia descrita por tolkien, ele não tem o carater e a disposição de humor de um vala, tampouco demonstra a dignidade de Eru, e seria uma piada de mau gosto ele estar ali na terra-media de expectador do sofrimento de todos os seus filhos, cantando rimas sem sentido e colhendo flores...gandalf e outros maiar no decorrer da historia parecem sofrer influência do poder de sauron, inclusive do contido no anel, exceto Tom no qual não surte efeito algum, e isso tb é um fator que o diferencia...ainda ha um aspecto interessante, há um fragmento que sujere que ele não é uma criatura que permaneceu imutavel, gandalf no conselho diz que Tom não viria se fosse convocado por ter fixado seus limites dentro da grande floresta velha e se recusar a sair deles...sujere uma mudança de comportamento e um certo dom de previsão (característica comum entre os maiar), ja que parece que ele fez isso esperando os dias escuros que viriam...

Resumindo: essa questão jamais será finalizada com uma opinião unânime e por isso Tom continuará a ser dos personagens mais fascinantes da Terra-media.

Quanto a teoria sobre Deus não mentir, pois toda a criaçã entraria em colapso, ja que está baseada na verdade e tudo quanto Deus fez possa passar a ser mentira e a criação possa se inverter e deixar de existir...isso é o mote do filme dogma não é?
algo assim eu acho...
 
Última edição por um moderador:
My disse:
Baseada em meus parcos conhecimentos e em meus argumentos acima, eu ousaria dizer que ambas as regras citadas por você, Ackbar, são regras humanas, sustentadas na concepção puramente humana da perfeição divina. A Regra 2 tem fundamento, a meu ver, mas não a Regra 1, na qual você diz que Deus (Eru) não pode destruir algo que Ele próprio criou. Eu diria que o exemplo de Númenor destrói essa idéia. Mas, em se tratando da visão cristã de Deus, diz-se (e eu tenho como verdade) que mais de uma vez Deus destruiu alguma criação sua, a começar pelo dilúvio, no qual Ele destruiu a Humanidade, a não ser por Noé, sua família e os animais que estavam na arca. Mas isso não quer dizer, em absoluto, que representou um "erro nos cálculos de Deus" e por isso Ele teve que acabar com tudo. A destruição é necessária, para que se possa cumprir plenamente a vontade de Deus na Terra. E, creio, pode-se dizer isso também de Eru.

Acho que me expliquei mal, na regra 1 quando eu disse Deus não pode, não queria dizer que ele não é capaz de destruir. O caso de Númenor é diferente, não foi Eru que ergueu a ilha com todas as suas bênçãos.

Ai vem aquela situação da morte de crianças e mulheres "inocentes". Isso é complicado de se explica, mas quando você faz algo errado, conseqüências ruins serão os frutos que você colhera de suas atitudes, ou seja, coisas boas podem sofre danos. Assim foi o caso de Númenor e do Dilúvio, o povo estava em pecado consequências ruins seria o fruto desses atos desagradáveis a Eru (Deus), É o mesmo caso de Jesus crucificado, não era ele que se se intitulava filho de Deus que veio pagar pelos nosso pecados? Jesus pagou com a morte, uma pessoa inocente pagou pelo erro de outros. Isso é meio lógico, sempre que fazemos algo de errado é lógico que a consequência não será boa. Isso para mim explica a morte das crianças de Númenor. Mas mesmo assim alguns de vocês diriam que Eru não é justo tirando vida de pessoas inocente. Ai eu pergunto, é justo elfos e homens sofrem pelo mal de Melkor? É justo aquele povo pacífico como os hobbits sofrerem com o mal de Sauron? É justo no Brasil ver nossos governantes esbanjando com o dinheiro público enquanto o povo morre por falta de saúde etc?

Tudo isso é consequência de atitudes erradas que afetam os demais. Os precursores da criação dos anéis do poder foram os elfos e Sauron quem tinha que corrigir os seus erros era os elfos e não um Hobbit do Condado que não tinha nada haver na criação de anéis do poder. As atitudes defini tudo, quando você faz uma ação você modifica algo ou um objeto em torno do seu meio que não é apenas você mesmo.

Como eu já disse o caso de Númenor é diferente, não foi Eru que ergueu aquela ilha. Vou tentar explicar melhor. É como se fosse um CD virgem (esqueçam o CD-RW) que você comprou para gravar as suas músicas, só que você não pode erra na gravação, se erra não te agradará, não servirá, é melhor joga fora e comprar outro e fazer de forma certa. Todos os seres a exceção de Eru, são sujeitos a falhas por isso Eru nunca jogara um CD fora porque ele não erra, nós erramos, os Valar erram, Elfos e anões também, mas não Eru, por isso não há a possibilidade dele destruir um ser que criou, mas isso não significa que Eru seja incapaz de destruir a sua própria criação, isso só significa que ele não pode destruir porque ele é perfeito, porque tudo o que ele fez é sem falhas. São as nossas ações que causam destruição, somos nós que matamos vidas de pessoas inocentes. Crianças, mulheres e os fiéis sofreram por causa das atitudes de Ar-Pharazôn, ele profanou aquela terra. Manwë e os Valar renegou sua autoridade sobre Arda diante da rebelião de ArPharazôn, alguém tinha que colocar ordem nos mundo, ou vocês acham que a atitude certa era deixa Númenor intacta com Sauron sentado no trono de Armanelos influenciando as futuras gerações a lhe servi, a parti do momento em que o Rei de Númenor chamou Sauron a ser um de seus conselheiro Sauron passou a comandar tudo, o rei era apenas um fantoche, Sauron comandava tudo por tras do trono.

Quando os Quendi acordaram e os Valar tiveram conhecimento, Manwë se aconselhou com Ilúvatar e o conselho de Ilúvatar era de que os Valar devia tomar controle da Terra-média a qualquer custo, depois da destruição de Utmno o Valar se reuniram novamente, mas dessa vez Manwë não se aconselhou com Ilúvatar, e o mais interessante é que Ulmo que tinha um conhecimento profundo da mente de Eru foi contra a convocação dos Quendi, dizendo que os elfos deviam vivar livre na Terra-média e com suas habilidades curassem os estragos da guerra. Os Istari são prova de outro erro dos Valar que para se prevenir (e não cometerem os mesmo erro) mandaram Maiar no corpo de homens velhos com os poderes limitados, impedido do Magos tentarem fazer o seu poder prevalecer sobre a vontade dos povos livres, mesmo assim Saruman e talvez os magos Azuis trairam sua missão (Contos Inacabados - Os Istari).

Quantas coisas poderiam ter acontecido se a maioria dos Valar tivesse escutado Ulmo, os elfos receberiam os homens de braços abertos e não Melkor, e para quem Melkor plantaria suas mentiras quando saísse de seu cativeiro? Uma atitude errada pode ter grande consequências no futuro, e quantos elfos e homens sofreram.
------------------------------------------------------------------------------------

Sim, concordo que as minhas regras são falhas, mas eu disse logo no começo do post que as minhas denição de Deus eram falhas porque usei conceitos humanos para denifir Deus, logo no começo do post eu disse:

Almirante Ackbar disse:
(é claro, uma definição de conceitos humanos para definir Deus).

EDIT:
Droga, não gosto quando os meus post ficam muito grande, ninguém ler, da próxima vez eu vou criar um tópico com uma pergunta e tema mais simples.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo