Skywalker
Great Old One
Traduzido de http://www.montecook.com/images/Ptolus_page2.pdf
Os personagens provavelmente passarão boa parte do tempo deles em Ptolus em tavernas, restaurantes e lugares assim. Enquanto todos esses estabelecimentos se diferenciam e as atividades dentro deles variam muito dependendo da qualidade do lugar e de sua clientela, pode-se presumir que algumas regras gerais podem ser aplicadas. Muitos desses guias abrangem situações fora da taverna também.
1. Forma de tratamento:
Deve-se dirigir a um estranho como "senhor" (ou mestre) ou "senhora" (ou madame). Muitas pessoas consideram ofensivo se dirigir a outros pela raça; dizer "Ei, humano", ou "o que você tem aí, elfo?" é rude. Se dirigir a outrem pela profissão é válido, mas adivinhar incorretamente a vocação de um estranho pode causar problemas. Por sorte, muitos membros das várias guildas da cidade usam símbolos. Se você é familiarizado com alguns destes (uma jogada de Conhecimento [Local] com DC 13 geralmente é suficiente), você pode se dirigir a alguém como "ferreiro", "curtidor", "mago" ou algo do tipo com precisão.
2. Preços:
Pechincha é esperada no norte. Negociar é aceitável no Mercado do Sul, mas não em tavernas, restaurantes e outros estabelecimentos. Pague o preço que pedem se quiser beber ou comer.
3. Protocolo de Tankard:
Virar a sua caneca vazia de cabeça para baixo no bar ou em sua mesa significa "eu sou mais durão que qualquer um nessa sala". É assim que brigas iniciam.
4. Brigas de Bar:
Brigas são desencorajadas na maioria das tavernas, simplesmente devido ao dano que causam à mobília e à interrupção que causam no serviço. A maioria das tavernas possuem uma alameda nos fundos ou algo extraoficialmente designado para onde o taverneiro ou serviçal irá encorajar aqueles que estão prestes a brigar a se dirigir. "Resolvam isso lá nos fundos", diriam.
5. Não insulte a comida:
Insultar a comida em um estabelecimento é tomado como um insulto não só pelo proprietário como também por todos os outros clientes.
6. Gorjeta:
Gratidão é esperada em todas as tavernas e restaurantes. Dar uma gorjeta muito alta para um servente, entretanto, pode ser tomado por um insulto para o servente ou até para os outros clientes (se perceberem). Também pode causar inveja entre os patrões.
7. Bebida:
Não existem leis contra alcoolismo em público em Ptolus. Não existem limites em relação a quanto se pode beber, nem um conceito de responsabilidade se um cliente bêbado comete um crime após ter sido servido em determinada taverna. Entretanto, a Guarda da Cidade sabe muito bem que pessoas bêbadas causam problemas, então eles patrulham de perto áreas próximas a tavernas, particularmente no final da noite, enquanto clientes bêbados cambaleiam para casa.
8. Drogas e contrabando:
Enquanto muitas substâncias - como muitas bebidas alcoólicas, por exemplo - são perfeitamente legais em Ptolus, algumas substâncias perigosas ou que afetam a mente são controladas. Um mago que ingeriu drogas alucinógenas pode se tornar um perigo para toda a cidade, e substâncias que causam grande dependência e/ou mortais não servem o bem comum. E então, claro, existe a questão dos impostos. Já que o álcool sofre alta incidência de impostos, alguns criminosos tentam contrabandear para a cidade e vender para tavernas sem reputação para um lucro maior. Isso é chamado de "chute de ladrão".
9. Jogos de azar:
Jogos em si não são ilegais. Entretanto, altos impostos sobre os ganhos em jogos significa que a maioria das pessoas que querem jogar jogos de azar o fazem ilegalmente. Essa é a razão do fato de muitas dos locais de jogo da cidade são secretos, e muitos jogos de taverna possuem apostas baixas ou envolvem prêmios não monetários.
10. Bordéis:
Prostituição, da mesma forma, não é ilegal, mas a maioria das prostitutas de rua querem evitar pagar impostos. Existe uma certa quantidade de bordéis legais na cidade; os proprietários pagam seus impostos e são tratados em sua maioria como qualquer outro comerciante.
11. Magias em bares:
Lançar magias geralmente é proibido em tavernas. Em quase todas (talvez fora Danbury's), qualquer coisa mais poderosa que um truque de prestidigitação ou uma magia lançada por um bardo que entretém para melhorar a sua performance é considerado desagradável e ostentoso na melhor das hipóteses, e ofensivo e insidioso na pior. Uma magia de divinação lançada entre estranhos é uma forma rápida de se começar uma briga - e taverneiros astutos geralmente consideram que uma magia sem eveito visível pode vir a ser uma magia divinatória que invade a privacidade dos outros.
12. Política e religião:
Entre amigos, religião não é um assunto proibido, mas pode ser um tópico delicado a ser levantado entre estranhos. Política, por outro lado, não é um assunto que a maioria das pessoas evita, já que não existem muitas opiniões a serem levantadas sobre o assunto. Pode-se facilmente presumir que a maioria dos clientes mantém a crença contraditória de que quem está no poder deve permanecer no poder, mas são corruptos e incompetentes. Pessoas falam sobre a última decisão desonesta e egoísta tomada pelo auto entitulado "Conselho da Moeda", mas nunca sugerem destituir o conselho ou trocar certos membros - não existe nem nunca existiu um mecanismo para fazer nenhuma das duas coisas.
Os personagens provavelmente passarão boa parte do tempo deles em Ptolus em tavernas, restaurantes e lugares assim. Enquanto todos esses estabelecimentos se diferenciam e as atividades dentro deles variam muito dependendo da qualidade do lugar e de sua clientela, pode-se presumir que algumas regras gerais podem ser aplicadas. Muitos desses guias abrangem situações fora da taverna também.
1. Forma de tratamento:
Deve-se dirigir a um estranho como "senhor" (ou mestre) ou "senhora" (ou madame). Muitas pessoas consideram ofensivo se dirigir a outros pela raça; dizer "Ei, humano", ou "o que você tem aí, elfo?" é rude. Se dirigir a outrem pela profissão é válido, mas adivinhar incorretamente a vocação de um estranho pode causar problemas. Por sorte, muitos membros das várias guildas da cidade usam símbolos. Se você é familiarizado com alguns destes (uma jogada de Conhecimento [Local] com DC 13 geralmente é suficiente), você pode se dirigir a alguém como "ferreiro", "curtidor", "mago" ou algo do tipo com precisão.
2. Preços:
Pechincha é esperada no norte. Negociar é aceitável no Mercado do Sul, mas não em tavernas, restaurantes e outros estabelecimentos. Pague o preço que pedem se quiser beber ou comer.
3. Protocolo de Tankard:
Virar a sua caneca vazia de cabeça para baixo no bar ou em sua mesa significa "eu sou mais durão que qualquer um nessa sala". É assim que brigas iniciam.
4. Brigas de Bar:
Brigas são desencorajadas na maioria das tavernas, simplesmente devido ao dano que causam à mobília e à interrupção que causam no serviço. A maioria das tavernas possuem uma alameda nos fundos ou algo extraoficialmente designado para onde o taverneiro ou serviçal irá encorajar aqueles que estão prestes a brigar a se dirigir. "Resolvam isso lá nos fundos", diriam.
5. Não insulte a comida:
Insultar a comida em um estabelecimento é tomado como um insulto não só pelo proprietário como também por todos os outros clientes.
6. Gorjeta:
Gratidão é esperada em todas as tavernas e restaurantes. Dar uma gorjeta muito alta para um servente, entretanto, pode ser tomado por um insulto para o servente ou até para os outros clientes (se perceberem). Também pode causar inveja entre os patrões.
7. Bebida:
Não existem leis contra alcoolismo em público em Ptolus. Não existem limites em relação a quanto se pode beber, nem um conceito de responsabilidade se um cliente bêbado comete um crime após ter sido servido em determinada taverna. Entretanto, a Guarda da Cidade sabe muito bem que pessoas bêbadas causam problemas, então eles patrulham de perto áreas próximas a tavernas, particularmente no final da noite, enquanto clientes bêbados cambaleiam para casa.
8. Drogas e contrabando:
Enquanto muitas substâncias - como muitas bebidas alcoólicas, por exemplo - são perfeitamente legais em Ptolus, algumas substâncias perigosas ou que afetam a mente são controladas. Um mago que ingeriu drogas alucinógenas pode se tornar um perigo para toda a cidade, e substâncias que causam grande dependência e/ou mortais não servem o bem comum. E então, claro, existe a questão dos impostos. Já que o álcool sofre alta incidência de impostos, alguns criminosos tentam contrabandear para a cidade e vender para tavernas sem reputação para um lucro maior. Isso é chamado de "chute de ladrão".
9. Jogos de azar:
Jogos em si não são ilegais. Entretanto, altos impostos sobre os ganhos em jogos significa que a maioria das pessoas que querem jogar jogos de azar o fazem ilegalmente. Essa é a razão do fato de muitas dos locais de jogo da cidade são secretos, e muitos jogos de taverna possuem apostas baixas ou envolvem prêmios não monetários.
10. Bordéis:
Prostituição, da mesma forma, não é ilegal, mas a maioria das prostitutas de rua querem evitar pagar impostos. Existe uma certa quantidade de bordéis legais na cidade; os proprietários pagam seus impostos e são tratados em sua maioria como qualquer outro comerciante.
11. Magias em bares:
Lançar magias geralmente é proibido em tavernas. Em quase todas (talvez fora Danbury's), qualquer coisa mais poderosa que um truque de prestidigitação ou uma magia lançada por um bardo que entretém para melhorar a sua performance é considerado desagradável e ostentoso na melhor das hipóteses, e ofensivo e insidioso na pior. Uma magia de divinação lançada entre estranhos é uma forma rápida de se começar uma briga - e taverneiros astutos geralmente consideram que uma magia sem eveito visível pode vir a ser uma magia divinatória que invade a privacidade dos outros.
12. Política e religião:
Entre amigos, religião não é um assunto proibido, mas pode ser um tópico delicado a ser levantado entre estranhos. Política, por outro lado, não é um assunto que a maioria das pessoas evita, já que não existem muitas opiniões a serem levantadas sobre o assunto. Pode-se facilmente presumir que a maioria dos clientes mantém a crença contraditória de que quem está no poder deve permanecer no poder, mas são corruptos e incompetentes. Pessoas falam sobre a última decisão desonesta e egoísta tomada pelo auto entitulado "Conselho da Moeda", mas nunca sugerem destituir o conselho ou trocar certos membros - não existe nem nunca existiu um mecanismo para fazer nenhuma das duas coisas.