• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma duvida sobre Sauron e a montanha da perdição

rafaelh23

Usuário
Oi pessoal, prazer, esse é meu primeiro post aqui no forum, e to achando isso aqui incrivel, voces deixaram "vivo" os comentarios dos felizardos que assistiram as estreias da trilogia no cinema (2001,2002 e 2003), ahhh como eu queria ter tido a sorte de ter assistido eles no cinema tb rsrs..
Obs: Estou lendo todos os comentarios do pessoal na epoca, sinto como se fosse hoje kkkk.
Minha duvida é a seguinte: Como todos sabem, o um anel só poderia ser destruido na montanha da perdição, então porque Sauron sabendo disso não deixou um guardião sempre de guarda naquele lugar?
Ou será que ele imaginava que o seu um anel não estava nas maos do frodo? Alem disso creio eu que ele demorou demais quando finalmente percebeu que seu anel estava justo naquele lugar (quando Frodo "falha" e o usa dentro da montanha)..
O que voces sabem a respeito?
Valeu pessoal, e viva essa obra magnifica =)
 
Seja bem vindo, @rafaelh23. Faça um post na área de apresentação!

Respondendo a sua pergunta, acho que Sauron foi orgulhoso e arrogante, não imaginando que alguém teria a astúcia e audácia de entrar em seu reino diretamente. Talvez ele esperasse que tentassem derrotá-lo para só então destruírem o Um Anel. Veja esse trecho de O Retorno do Rei:

E lá bem distante, no momento em que Frodo colocou o Anel e o reivindicou para si mesmo, exatamente ali, nas Sammath Naur, o próprio coração de seu reino, o poder de Barad-dûr sofreu um abalo, e a Torre tremeu dos alicerces até o topo orgulhoso e cruel. De repente o Senhor do Escuro percebeu a presença do hobbit, e seu Olho, penetrando todas as sombras, atravessou a planície na direção da porta que ele fizera; e a magnitude de sua própria loucura revelou-se a ele num clarão cegante, e todas as estratégias de seus inimigos foram finalmente desnudadas diante de seus olhos. Então sua ira incandesceu-se numa chama devoradora, mas seu medo ergueu-se como uma vasta fumaça para sufocá-lo. Pois ele sabia do perigo mortal que estava correndo, e percebia o fio pelo qual estava agora pendurado seu destino. De todas as suas estratégias e teias de medo e traição, de todos os seus estratagemas e guerras sua mente se libertou, e todo o seu reino foi atravessado por um tremor, seus escravos vacilaram, seus exércitos pararam e seus capitães, subitamente sem liderança, desprovidos de vontade, hesitaram e se desesperaram. Pois foram esquecidos. Toda a mente e o propósito do Poder que os controlava concentravam-se agora com uma força arrasadora na Montanha. A um chamado seu, rodopiando com um grito lancinante, numa última corrida desesperada voaram, mais rápidos que os ventos, os nazgúl, os Espectros do Anel, e com uma tempestade de asas arremessaram-se em direção ao sul para a Montanha da Perdição.

Esse trecho mostra como Sauron ficou cagado de medo quando percebeu a situação. Ele definitivamente foi pego de surpresa.
 
Obrigado pela resposta, vou ir na area de apresentação =)
Mas como eles poderiam derrotar Sauron sem antes destruir o anel? os 2 não são um só?
rsrs, fiquei confuso...
 
Obrigado pela resposta, vou ir na area de apresentação =)
Mas como eles poderiam derrotar Sauron sem antes destruir o anel? os 2 não são um só?
rsrs, fiquei confuso...

A minha suposição é que talvez Sauron imaginasse que só tentariam destruir o Um Anel depois de destruírem todos os exércitos de Mordor. A missão de enviar Frodo de forma furtiva foi tão louca que nem deve ter passado pela mente de Sauron. Escolher Frodo como o Portador do Anel, inclusive, parece aquele tipo de decisão mais inspirada pela vontade dos Valar do que pela racionalidade (tem um tópico sobre isso aqui no fórum: Você escolheria Frodo no Conselho de Elrond?). Sobre o seu segundo questionamento, realmente Sauron só poderia realmente ser derrotado depois da destruição do Um Anel. Existe uma outra discussão, no entanto, se Sauron realmente possuía forma física em sua fortaleza, mesmo sem o Um Anel.
 
Parte disso é porque Sauron pensava que era o mais forte.

Por outro lado se nem mesmo Gandalf podia imaginar que Frodo conseguiria passar por Laracna, atravessar o pátio da torre de guarda orc e entrar nas terras de Mordor, então em certa medida podemos dizer que a sorte também estava do lado de Frodo e nenhum maiar incluindo Sauron podia prever os caminhos do mundo de tão longe.

Curiosamente outro lance de sorte marca a escorregada de Gollum no precipício.
 
é verdade, imagino que se gollum não estivesse ali, Sam nunca teria condições de fazer algo com o Frodo (ele iria fugir com o anel, passar um bom tempo como viveu gollum: mas com uma enorme diferença: teria o peso da consciência da morte de todos os seus amigos por sua causa).
Imagina que foda isso... kkkkk.
Tem também outra: gollum ficou tão contente em ter recuperado seu precioso , que começou a comemorar daquela forma, pulando daquele jeito... kkkk, se ele tivesse simplesmente fugido dali invisivel com o anel, os Nazgûl o teriam pego e adeus terra media.

Concordam comigo?
 
O que acontecia é que Sauron pensava isso:

one-does-not-simply-walk-into-mordor_1394963912.jpg


Ele nem sonhava que alguém tentaria destruir o Um. Ele deve ter pensado que assim como Isildur quem detivesse o Um iria tentar usá-lo a seu favor, não destruí-lo.

Imagina que na segunda Guerra o Japão ou a Alemanha descobrem como fazer a bomba atômica antes dos EUA. Você acha que eles iriam destruir o projeto pros EUA não usar ou iriam usar antes?

No Universo Tolkien ninguém era onisciente. Alguns podiam ser mais sábios, ter mente mais aguda, mais penetrante nos corações dos outros, mas ninguém sabia de tudo. E assim como os deuses gregos os seres mais altos de Arda tinham sentimentos humanos. Medo, raiva, ganância etc são sentimentos que eram compartilhados por humanos, hobbits, elfos, maiar, anões etc.
 
Lendo este tópico me veio uma dúvida sobre a situação de Barad dur e a Montanha da Perdição. Dúvida esta porque tem muito, mas muito tempo que não leio o Senhor dos Anéis.

A dúvida é:

Na época em que Bilbo foi com Gandalf e os anões até Erebor, Mordor já estava ocupada por orcs e homens a serviço de Sauron tanto na torre quanto no vulcão?

Outra coisa, será que durante a Batalha dos 5 Exércitos, a Montanha da Perdição estava sob vigia ou totalmente largada às traças?
 
Lendo este tópico me veio uma dúvida sobre a situação de Barad dur e a Montanha da Perdição. Dúvida esta porque tem muito, mas muito tempo que não leio o Senhor dos Anéis.

A dúvida é:

Na época em que Bilbo foi com Gandalf e os anões até Erebor, Mordor já estava ocupada por orcs e homens a serviço de Sauron tanto na torre quanto no vulcão?

Outra coisa, será que durante a Batalha dos 5 Exércitos, a Montanha da Perdição estava sob vigia ou totalmente largada às traças?

Fonte: O Silmarillion

É bem provável que sim. Uma evidência foi a tomada de Minas Ithil (transformada em Minas Morgul) pelos Nazgûl:

E nos tempos de Eärnil, eles fizeram sua primeira investida, saindo à noite de Mordor pelos desfiladeiros nas Montanhas Sombrias, para tomar Minas Ithil para sua morada. E a transformaram num local de tanto pavor que ninguém ousava contemplá-la. Dali em diante, ela passou a ser chamada de Minas Morgul, Torre da Bruxaria.

De acordo com os Apêndices, Eärnil reinou até 2043. Como a Jornada por Erebor aconteceu em 2941, então nessa época Minas Ithil já estava dominada. Sendo um ponto estratégico, entre Gondor e Mordor, é de se imaginar que a região foi repovoada por orcs.

Minasmorgulmap.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo