• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma duvida sobre os elfos

Bom, eu não me lembro de elfos ruivos nem no Silmarillion, nem nos Contos, nem no SdA... Sei de prateados como Celeborn (como o proprio nome dele diz); Sei de cabelos louros como Galadriel... Morenos. A maioria dos Noldor tinha cabelos escuros. Há duas casas ligadas a Feanor que eram marcadas pelos cabelos claros, como exceção... E Galadriel, Noldor, mas loura, por causa da sua descendencia teleri. Inclusive nos Contos, em uma das versoes da historia de Galadriel e Celeborn, diz-se que ela teve problemas com Feanor por causa da cor dos cabelos dela. Ele queria uma mecha ou algo do tipo. Ela não deu. (sem trocadilhos) Gimli que saiu ganhando na história, alguns milhares de anos depois. Legolas proavelmente era moreno e não o louro azedo do filme... Mas ruivo é novidade. Me corrijam se eu estiver enganado... :D
 
O Deriel uma vez fez esse levantamento das variações de cores de cabelos. Não sei exatamente quais foram todas as fontes que ele pesquisou, mas a lista é a seguinte:

* CABELO LOIROS/DOURADOS
Vana, Fruta d'Ouro, Casa de Hador (inclusive Hurin), Casa de Haleth, Casa de Ingwe (inclusive Indis), Finarfin, Galadriel (cabelo dourado e prateado), Finrod Felagund, a mãe de Morwen, a mãe de Rían, Forweg, Hurin, Idril Celebrindal, Tar-Aldarion, Almarian (a mãe de Tar-Aldarion), Almariel, Fili e Kili (a barba), os Eorlingas, Eowyn, Glorfindel, Thranduil

* CABELOS BRANCOS
Earwen (mãe da Galadriel), Celeborn

* CABELOS PRATEADOS
Elwe/Thingol, Cirdan

* CABELO ESCUROS
Tom Bombadil (castanho), Elrond, Melian, a maioria dos Elfos, Casa de Beor, Morwen, Rian, Turin, Luthien, Arwen, Maeglin (preto), Aredhel, Erendis (esposa de Tar-Aldarion), provavelmente Tar-Meneldur, Boromir, Dunlendings (inclusive Freca), Faramir, Mablung e Damrod (guardiães de Ithilien), Aragorn (misturado com cinza), Fëanor (nigérrimo)

* CABELOS RUIVOS
Maedhros, Amrod e Amras, alguns da família de Nerdanel

* CABELOS AZUIS
Dwalin (barba)

* DEDUÇÕES A PARTIR DA GENÉTICA
Celebrian (cabelos claros), Earendil (cabelos claros), Elwing (cabelo escuro)


Antes que algum chato reclame, eu sei que na lista aí de cima não temos só elfos, tá? :obiggraz:
 
Ceeeerto. Fui corrigido... Então há elfos de cabelo ruivo. Mas aquele (pelo nome e pela barba deve ser um anão) da barba azul foi tingido. :lol:
 
É. Esse ensaio salvou a minha vida em uma tarde de sábado extremamente entediante de um passado qualquer... (isso foi vago). Mas eu já li. E acho que ele tem cabelos escuros. :mrgreen:
 
po 240cm, seriam 2,40m isso é bem alto, naum tem nenhum trecho falando q os elfos tem orelhas pontudas, mas os elfos existem, ou algo parecido com os elfos, em outras mitologias, celta, Grega e tem mais uma que eu naum lembro. Qto a aparencia fisica vcs ja falaram as diferenças. Kda "sub-espécie" de elfo tinha características diferentes os noldor eram louros, por ex.
 
Gildor disse:
Há uma controvérsia imensa a respeito do Legolas, mas tudo indica que ele tinha cabelos escuros mesmo. É interessante ler o texto pra entender melhor os porquês ;)

Pelos cabelos de Legolas!

Valeu pelo texto, Gildor.

Mas eu sempre me baseei nas ilustrações sobre os personagens de Tolkien... Nelas, Legolas sempre aparece com cabelos escuros...
 
bem, eles podiam ver mais neh, o legolas fazia isso.... e os eldar eram bem mais sabios, e pelo que eu entendi alguns tinham poderes magicos tipo a luthien que faz uns treco esquisito quando vai pegar a silmaril de melkor.....

isso nao eh atributo fisico, mas estamos falando de diferencas gerais neh


e a proposito gildor... deixa o bombadil de fora, o povo adora cair em cima toda vez que alguem fala sobre ele.
 
Tarminyatur disse:
po 240cm, seriam 2,40m isso é bem alto, naum tem nenhum trecho falando q os elfos tem orelhas pontudas, mas os elfos existem, ou algo parecido com os elfos, em outras mitologias, celta, Grega e tem mais uma que eu naum lembro. Qto a aparencia fisica vcs ja falaram as diferenças. Kda "sub-espécie" de elfo tinha características diferentes os noldor eram louros, por ex.

Pelo que eu li em um outro tópico do fórum (está linkado aí em algum lugar mais acima na página), o Tolkien nas cartas diz que os elfos realmente tinham orelhas pontudas ("em forma de folha"). E tem um livro que fala isso também mas não foi editado aqui no Brasil. Procure nas outras páginas desse mesmo tópico que alguém falou dele...

Ainda quero saber onde arrumaram os tais elfos ruivos... E o anão da barba azul...
 
Sempre ouvi falar de um anão com a barba azul, mas nunca consegui acreditar, ou ao menos imaginar.

Nunca ouvi falar de elfos ruivos, mas não duvido que existam.

E há mais um diferença entre elfos e homens: elfos normalmente não tem barba. NORMALMENTE.
 
Leiam com atenção o post do Gildor acima:

* CABELOS RUIVOS
Maedhros, Amrod e Amras, alguns da família de Nerdanel

Maedhros, Amrod e Amras eram filhos de Fëanor. Nerdanel era esposa de Fëanor e mãe desses três elfos citados. A informação a respeito da cor dos cabelos deles está no texto The Shibboleth of Fëanor, no volume XII da série The History of Middle-earth: The Peoples of Middle-earth.

* CABELOS AZUIS
Dwalin (barba)

Dwalin é um anão, um dos 13 companheiros de Bilbo n'O Hobbit. A cor azulada de sua barba não deve ser levada muito a sério nesse caso, visto o tom mais "infantil" ao qual se propunha o livro, como o próprio Tolkien afirmou inúmeras vezes.
 
Fingon disse:
E há mais um diferença entre elfos e homens: elfos normalmente não tem barba. NORMALMENTE.

99,99% dos elfos de fato não têm barba. Círdan é o único elfo (mencionado) que possuía barba, embora isso provavelmente possa ser um "escorregão" de Tolkien... ou não. :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo