• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma Cronologia para 1ª Era do Sol.

• Criador do tópico Criador do tópico Pandatur
  • Data de Criação Data de Criação

Pandatur

Usuário
Ler "O Silmarillion" muitas vezes nos trás dúvdas quanto as datas. E relacionar o período de um acontecimento ao outro às vezes também é confuso, devido à falta de datas.
Foi pensando nisso que tive a idéia de criar uma cronologia para a 1ª Era do Sol, período onde se passa a maior parte das páginas do Silmarillion. Nesta jornada obtive imensa ajuda da minha nobre colega Swanhild, sem a qual nada teria se concretizado, e do meu grande cumpadre Fëaruin, que nos ajudou em algumas datas e discutiu conosco alguns pontos.
Existem outras cronologias da 1ª Era pela internet, mas com muitas falhas. Creio que a nossa, com sinceridade, é uma das melhores já feitas, com todo um embasamento nas obras publicadas e não publicadas aqui no Brasil. Um trabalho árduo mas delicioso, que espero que vocês gostem.
Para aqueles que estão lendo o Silma, é uma ajuda e tanto. Para os que já leram, vale a curiosidade de dar uma olhada e até se surprender.
Vai aí o link:

CRONOLOGIA DA 1ª ERA DO SOL

Ficou realmente mto bom e fácil de se entender, sabe...
geralmente são todas mto estranhas...q vc acaba se perdendo ou desprendendo a atenção...essa ficou realmente boa... :dance:

Parabéns... :clap: :amem:

Até... :assobio:

Fëa... :obiggraz:

Grande trabalho! Isso vai ajudar muito! É como um Conto dos Anos pro Silma. E, vindo de quem vem, tenho confiança absoluta!

Galera, encontrei um pequeno erro na Cronologia, mas é coisa simples que já foi reportada para o Mithrandir fazer a correção. Um deslize pequenino na hora de montar o texto e as datas lá no site.
O erro encontra-se nos anos de 488 até 495. O texto ficou meio deslocado (ou as datas, não sei) o que acabou causando um problema.
O correto é:

488 Gwindor e Túrin chegam a Nargothrond. [2,5]

Tuor e os Sindar deixam Mithrim rumo aos Portos do Sirion e são atacados. Tuor é feito escravo dos orientais. [2,5]

Voronwë parte com destino a Aman. [2]

491 Tuor foge e retorna para as cavernas de Androth. [2,5]

495 Tuor parte para Nevrast. Lá encontra Gelmir e Arminas. [1,2,5]

Gelmir e Arminas chegam a Nargothrond. [2]

Tuor chega em Vinyamar e encontra as vestes deixadas por Turgon. Ulmo lhe aparece e ordena que vá para Gondolin. Tuor encontra Voronwë que fora salvo por Ulmo. [1,5]

Batalha de Tunhalad; morrem Gwindor e Orodreth. Nargothrond é saqueada, Finduilas é feita cativa e morta pelos orcs. Túrin vai para Dor-Lómin e descobre que Morwen e Nienor fugiram para Doriath. [2,5]

Tuor e Voronwë chegam em Gondolin. [2]

Desculpem pela falha. Assim que a correção for feita eu aviso vocês. :oops:

Pandatur voltando as origens! :mrgreen: Pensei que tinha se perdido pra sempre para o comunidade. :lol:

Brincadeirinha...

Muito bom o trabalho, eu já sabia que estava em andamento mas fico contente que esteja pronto. Meus parabéns.

Eru disse:
Pandatur voltando as origens! :mrgreen: Pensei que tinha se perdido pra sempre para o comunidade. :lol:

Brincadeirinha...

Muito bom o trabalho, eu já sabia que estava em andamento mas fico contente que esteja pronto. Meus parabéns.

É, Eru, eu sei que depois do Reveillon acabei "sugado" pelo Comunidade. Depois que você conhece a galera pessoalmente, aquilo se torna um lugar delicioso! :mrgreen:
Mas eu não perdi as origens não, fica frio. Estou sempre aqui e no Diga Amigo dando uma força e discutindo um pouco, mesmo que menos que antigamente.
E você é meu cúmplice naquele outro trabalho, que inclusive está quase saindo (te mando uma mp com as novas :mrgreen: ).

Agora, vamos ao que interessa. Neste fim de semana a Swanhild vai dar uma revisada na Cronologia. Então, creio que até o próximo fim de semana estaremos com os erros corigidos. Se alguém encontrar algum problema ou tiver alguma dúvida, seria excelente postar aqui para discutirmos o caso também! :wink:

Tou postando aqui a errata que eu mandei para o Mithrandir da Dúvendor. A maioria dos erros que apareceram lá (com uma exceção só, acho) veio do texto original que foi postado por mim na Ordem de Eä.

Ia me esquecendo: valeu pelo toque, Panda. :wink:

------------------------------------------------
-29
A referência é na verdade [4,5].

455
A referência é [1,5].

465
No último parágrafo, Celegorm está terminando com "n".

466 e 467
O nome do mascote é Carcharoth.

472
O último ponto final, antes da referência, está faltando.

473
Esta linha está OK: Orcs arrasam as Falas antes do inverno, sitiam e capturam Brithombar e Eglarest. Os Portos são destruídos e Barad Nimras derrubada. Círdan parte para Balar com os sobreviventes dos falathrim. [2,5]

Esta linha está faltando: Nasce Nienor Níniel. [5]

Esta linha está faltando: Túrin chega em Doriath. [5]

No trecho de 488 a 495 houve um problema com a formatação dos anos, então estou mandando esse intervalo como ele deveria estar:
-------------------------------------------
488
Gwindor e Túrin chegam a Nargothrond. [2,5]

Tuor e os Sindar deixam Mithrim rumo aos Portos do Sirion e são atacados. Tuor é feito escravo dos orientais. [2,5]

Voronwë parte com destino a Aman. [2]

491
Tuor foge e retorna para as cavernas de Androth. [2,5]

495
Tuor parte para Nevrast. Lá encontra Gelmir e Arminas. [1,2,5]

Gelmir e Arminas chegam a Nargothrond. [2]

Tuor chega em Vinyamar e encontra as vestes deixadas por Turgon. Ulmo lhe aparece e ordena que vá para Gondolin. Tuor encontra Voronwë que fora salvo por Ulmo. [1,5]

Batalha de Tunhalad; morrem Gwindor e Orodreth. Nargothrond é saqueada, Finduilas é feita cativa e morta pelos orcs. Túrin vai para Dor-Lómin e descobre que Morwen e Nienor fugiram para Doriath. [2,5]

Tuor e Voronwë chegam em Gondolin. [2]
------------------------------------------------------
Fora isso, tem mais o seguinte:

545
São na verdade 42 anos de conflito.

Bom eu prestei as minhas homenagens na Ordem me sinto na obrigação de fazer isso aqui na Valinor também, Swan, Panda e Fëa, Parabéns por este trabalho tão bacana.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back