1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma Cronologia para 1ª Era do Sol.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 18 Mar 2004.

1. Pandatur

Pandatur Usuário

Ler "O Silmarillion" muitas vezes nos trás dúvdas quanto as datas. E relacionar o período de um acontecimento ao outro às vezes também é confuso, devido à falta de datas.
    Foi pensando nisso que tive a idéia de criar uma cronologia para a 1ª Era do Sol, período onde se passa a maior parte das páginas do Silmarillion. Nesta jornada obtive imensa ajuda da minha nobre colega Swanhild, sem a qual nada teria se concretizado, e do meu grande cumpadre Fëaruin, que nos ajudou em algumas datas e discutiu conosco alguns pontos.
    Existem outras cronologias da 1ª Era pela internet, mas com muitas falhas. Creio que a nossa, com sinceridade, é uma das melhores já feitas, com todo um embasamento nas obras publicadas e não publicadas aqui no Brasil. Um trabalho árduo mas delicioso, que espero que vocês gostem.
    Para aqueles que estão lendo o Silma, é uma ajuda e tanto. Para os que já leram, vale a curiosidade de dar uma olhada e até se surprender.
    Vai aí o link:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Fëanarsil

Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

Ficou realmente mto bom e fácil de se entender, sabe...
    geralmente são todas mto estranhas...q vc acaba se perdendo ou desprendendo a atenção...essa ficou realmente boa... :dance:

Parabéns... :clap: :amem:

Até... :assobio:

Fëa... :obiggraz:

3. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Grande trabalho! Isso vai ajudar muito! É como um Conto dos Anos pro Silma. E, vindo de quem vem, tenho confiança absoluta!

4. Pandatur

Pandatur Usuário

Galera, encontrei um pequeno erro na Cronologia, mas é coisa simples que já foi reportada para o Mithrandir fazer a correção. Um deslize pequenino na hora de montar o texto e as datas lá no site.
    O erro encontra-se nos anos de 488 até 495. O texto ficou meio deslocado (ou as datas, não sei) o que acabou causando um problema.
    O correto é:

488 Gwindor e Túrin chegam a Nargothrond. [2,5]

Tuor e os Sindar deixam Mithrim rumo aos Portos do Sirion e são atacados. Tuor é feito escravo dos orientais. [2,5]

Voronwë parte com destino a Aman. [2]

491 Tuor foge e retorna para as cavernas de Androth. [2,5]

495 Tuor parte para Nevrast. Lá encontra Gelmir e Arminas. [1,2,5]

Gelmir e Arminas chegam a Nargothrond. [2]

Tuor chega em Vinyamar e encontra as vestes deixadas por Turgon. Ulmo lhe aparece e ordena que vá para Gondolin. Tuor encontra Voronwë que fora salvo por Ulmo. [1,5]

Batalha de Tunhalad; morrem Gwindor e Orodreth. Nargothrond é saqueada, Finduilas é feita cativa e morta pelos orcs. Túrin vai para Dor-Lómin e descobre que Morwen e Nienor fugiram para Doriath. [2,5]

Tuor e Voronwë chegam em Gondolin. [2]

Desculpem pela falha. Assim que a correção for feita eu aviso vocês. :oops:

5. Idril

Idril Usuário

Excelente trabalho!
    Era justamente o que eu estava procurando!!! :aham: :wink: :D

6. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Pandatur voltando as origens! :mrgreen: Pensei que tinha se perdido pra sempre para o comunidade. :lol:

Brincadeirinha...

Muito bom o trabalho, eu já sabia que estava em andamento mas fico contente que esteja pronto. Meus parabéns.

7. Pandatur

Pandatur Usuário

É, Eru, eu sei que depois do Reveillon acabei "sugado" pelo Comunidade. Depois que você conhece a galera pessoalmente, aquilo se torna um lugar delicioso! :mrgreen:
    Mas eu não perdi as origens não, fica frio. Estou sempre aqui e no Diga Amigo dando uma força e discutindo um pouco, mesmo que menos que antigamente.
    E você é meu cúmplice naquele outro trabalho, que inclusive está quase saindo (te mando uma mp com as novas :mrgreen: ).

Agora, vamos ao que interessa. Neste fim de semana a Swanhild vai dar uma revisada na Cronologia. Então, creio que até o próximo fim de semana estaremos com os erros corigidos. Se alguém encontrar algum problema ou tiver alguma dúvida, seria excelente postar aqui para discutirmos o caso também! :wink:

8. Swanhild

Swanhild Usuário

Tou postando aqui a errata que eu mandei para o Mithrandir da Dúvendor. A maioria dos erros que apareceram lá (com uma exceção só, acho) veio do texto original que foi postado por mim na Ordem de Eä.

Ia me esquecendo: valeu pelo toque, Panda. :wink:

------------------------------------------------
    -29
    A referência é na verdade [4,5].

455
    A referência é [1,5].

465
    No último parágrafo, Celegorm está terminando com "n".

466 e 467
    O nome do mascote é Carcharoth.

472
    O último ponto final, antes da referência, está faltando.

473
    Esta linha está OK: Orcs arrasam as Falas antes do inverno, sitiam e capturam Brithombar e Eglarest. Os Portos são destruídos e Barad Nimras derrubada. Círdan parte para Balar com os sobreviventes dos falathrim. [2,5]

Esta linha está faltando: Nasce Nienor Níniel. [5]

Esta linha está faltando: Túrin chega em Doriath. [5]

No trecho de 488 a 495 houve um problema com a formatação dos anos, então estou mandando esse intervalo como ele deveria estar:
    -------------------------------------------
    488
    Gwindor e Túrin chegam a Nargothrond. [2,5]

Tuor e os Sindar deixam Mithrim rumo aos Portos do Sirion e são atacados. Tuor é feito escravo dos orientais. [2,5]

Voronwë parte com destino a Aman. [2]

491
    Tuor foge e retorna para as cavernas de Androth. [2,5]

495
    Tuor parte para Nevrast. Lá encontra Gelmir e Arminas. [1,2,5]

Gelmir e Arminas chegam a Nargothrond. [2]

Tuor chega em Vinyamar e encontra as vestes deixadas por Turgon. Ulmo lhe aparece e ordena que vá para Gondolin. Tuor encontra Voronwë que fora salvo por Ulmo. [1,5]

Batalha de Tunhalad; morrem Gwindor e Orodreth. Nargothrond é saqueada, Finduilas é feita cativa e morta pelos orcs. Túrin vai para Dor-Lómin e descobre que Morwen e Nienor fugiram para Doriath. [2,5]

Tuor e Voronwë chegam em Gondolin. [2]
    ------------------------------------------------------
    Fora isso, tem mais o seguinte:

545
    São na verdade 42 anos de conflito.

9. Anor £

Anor £ Usuário

Bom eu prestei as minhas homenagens na Ordem me sinto na obrigação de fazer isso aqui na Valinor também, Swan, Panda e Fëa, Parabéns por este trabalho tão bacana.

10. Pandatur

Pandatur Usuário

A Cronologia já está com os erros corrigidos. Desculpem pela falha, e divirtam-se agora!

Compartilhar