• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma coisa estranha sobre Frodo e Sam

Essa historia do Frodo nao ter tido filhos e ate mais do que isso tudo. Concordo com a Sarah quando ela diz que, ja que Tolkien era moralista, ele nao teria posto no livro um personagem com filhos que nao fosse casado (pelo menos dentre os "bonzinhos").

Entao por que Frodo nao se casou? Porque a missao futura dele era ser o Portador do Anel, e isso significava que ele teria, alguma hora, que abandonar tudo para destruir o Anel e depois disso ainda por cima sair da Terra Media. Imaginem como teria sido triste se ele tivesse casado e tido filhos antes disso? Com Bilbo acho que foi a mesma coisa. Ja Sam so foi embora depois de viver bastante no Condado, cuidando, entre outras coisas, da familia que ele tinha constituido.

Isso tudo bate de alguma maneira ate com a historia do proprio Tolkien, se voces pensarem um pouco.
 
Eu acho que o Tolkien deixou o Frodo solteiro porque ele quis passar a imagem de que alguém que portou um fardo como o Anel de Poder estará maculado para o resto da vida e condenado a sempre estar sozinho.
 
O Senhor do Escuro disse:
Mas é claro que era!!! Pq vc acha que ele quis morar com o sobrinho dele, é gay e pedófilo tb!!!

HAUHAHUAUHAHUAUHHUAHUAHUAHUAHUHUAUHAHUAHU
A gente está tentando fazer uma discussão séria aki...:roll:
Tirando as eventuais "zueiras", estou adorando ver as opiniões de vcs!
Algumas questóes:
Swanhild disse:
Entao por que Frodo nao se casou? Porque a missao futura dele era ser o Portador do Anel, e isso significava que ele teria, alguma hora, que abandonar tudo para destruir o Anel e depois disso ainda por cima sair da Terra Media.
Vc quis dizer que havia como que algo dentro dele lhe "dizendo" para não se casar?
Elrond Meio-Elfo disse:
Eu acho que o Tolkien deixou o Frodo solteiro porque ele quis passar a imagem de que alguém que portou um fardo como o Anel de Poder estará maculado para o resto da vida e condenado a sempre estar sozinho.
Tadinhu...ele sofreu tanto na vida...por isso que eu gosto tanto dele...

Ei, vcs já repararam que o Merry tbm num casou? Pelo menos é o que consta na árvore genealógica dos apêndices...pke será que ele num casou?
 
O Merry casou sim! Diz nos apêndices que ele teve muitos filhos! Só não fala com quem e nem quantos.
Aqui, tem falando que ele e o Pippin deixaram seus bens com os filhos antes de irem do Condado... no Conto dos Anos.
 
Maglor disse:
O Merry casou sim! Diz nos apêndices que ele teve muitos filhos! Só não fala com quem e nem quantos.
Aqui, tem falando que ele e o Pippin deixaram seus bens com os filhos antes de irem do Condado... no Conto dos Anos.
É, eu tbm li essa parte. Mas ela especifica que o Merry casou e teve filhos? Eu num me lembro...e estranhei isso num aparecer na árvore genealógica.
 
Não achei o trecho nos apêndices onde diz que o Merry teve vários filhos...

Mas que ele teve filhos é certeza, pois está no conto dos anos:

1484
In the spring of the year a message came from Rohan to Buckland that King Eomer wished to see Master Holdwine once again. Meriadoc was then old (102) but still hale. He took counsel with his friend the Thain, and soon after they handed over their goods and offices to their sons and rode away over the Sam Ford, and they were not seen again in the Shire.
 
Também não achei nada explícito acerca dos vários filhos de Merry, mas aí vai uma passagem que pode ser interpretada neste sentido:
Tolkien em 'A Sociedade do Anel' disse:
Sendo que Meriadoc e Peregrin se tornaram os chefes de suas grandes famílias, e ao mesmo tempo mantiveram suas relações om Rohan e Gondor... Prólogo
 
Tá no Apêndice C: Merry casou com Estella Bolger e Peregrin casou com Diamond of Long Cleeve. Ou como quer que tenham traduzido isso aí.

Algumas respostas:

Sarah disse:
Vc quis dizer que havia como que algo dentro dele lhe "dizendo" para não se casar?

Não quis dizer exatamente que era uma coisa dentro dele "dizendo" para ele não casar. Mas havia algo, sim, um destino, se você se sente bem com a idéia, Sarah, ou talvez uma vocação. Lembra que, acho que no capítulo 5 do Livro 1, Merry fala que sempre havia tido a impressão que um dia Frodo iria abandonar o Shire, como Bilbo tinha feito, e que ele, Merry, tinha medo que Frodo acabasse indo embora sozinho e sem contar antes para ninguém?

Elrond Meio-Elfo disse:
Eu acho que o Tolkien deixou o Frodo solteiro porque ele quis passar a imagem de que alguém que portou um fardo como o Anel de Poder estará maculado para o resto da vida e condenado a sempre estar sozinho.

Bem, mas então Frodo podia ter casado no Shire *antes* de sair de lá, e no fim acabar nem saindo. Isso enfraquece a história. Eu ainda acho que esse negócio de o Frodo não casar tem que ser por algum motivo *anterior* à saída dele do Shire. Mas concordo que ele ficou mesmo maculado por ter carregado o Anel.
---
(EDIT) Peraí, dei uma relida agora nos posts de vocês. Quer dizer que as mulheres de Meriadoc e Peregrin *não aparecem* nas genealogias da tradução??
 
Vcs não entendem, a criatura já tinha 50 anos e não era casado, eh p*to!!!:mrgreen:

Tô brincando, mas eu acho que ele era meio abichornado. E é de família, aquele tio pedófilo dele, que pessoa normal tira o sobrinho dos pais dele pra viver junto com a criança!!! :obigeek:

Eu acho que o Bilbo assediava o Frodo, assim como o Gandalf, que nem falaram em outro tópico (não lembro qual). Porque ele se interessaria por criaturas tão pequenas?
Só podem ser pedófilos, mas que gente safada!!!:twisted:

HUAUAUUAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAHAHUHUA

Obs.: Para aqueles que levam a sério, é só uma bricadeira, pq tem gente que não sabe a diferença entre bricar e falar sério.
 
Essa discussão de quem é gay ou não no SdA nunca vai terminar...
Daqui a pouco vao inventar alguma lesbica...

Eu, pessoalmente acho que frodo e sam se gostavam como irmãos. E só.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Eu acho que o Tolkien deixou o Frodo solteiro porque ele quis passar a imagem de que alguém que portou um fardo como o Anel de Poder estará maculado para o resto da vida e condenado a sempre estar sozinho.

Sempre sozinho mais ou menos, né? Ele vai morar com o Sam e a Rosinha. Isso é que é esquisito, podia até morar numa toca ao lado da deles, não precisava morar junto com o casal.
 
Eu acho que na verdade não existe nada além de uma grande amizade entre os dois.
O Frodo estava caindo em desespero e precisava de alguém que o apoiasse. Tanto para enfrentar o medo quanto para ajuda-lo a escolher o melhor caminho a ser seguido.
No filme, eu acho que isso foi motrsdo um pouco exagerado, comparando com os outros detalhes que o PJ se esqueceu ou simplismente cortou.

 
O Senhor do Escuro disse:
Tô brincando, mas eu acho que ele era meio abichornado. E é de família, aquele tio pedófilo dele, que pessoa normal tira o sobrinho dos pais dele pra viver junto com a criança!!!
Mesmo que seja só zueira vou dignar-me a responder:
O Frodo já tinha 21 anos qdo foi morar com o Bilbo. Isso não é criança nem aki nem na china. Tá certo que os hobbits ficavam adultos mais tarde que nós, mas 21 anos é no mínimo adolescente, mesmo pra um hobbit.
E o Frodo foi morar com o Bilbo qdo já era órfão. Bilbo num roubou ngm dos pais naum.
Sir Galaaz disse:
Sempre sozinho mais ou menos, né? Ele vai morar com o Sam e a Rosinha. Isso é que é esquisito, podia até morar numa toca ao lado da deles, não precisava morar junto com o casal.
A casa era do Frodo, ele morava lá antes mesmo da guerra do Anel, oras.
Swanhild disse:
Peraí, dei uma relida agora nos posts de vocês. Quer dizer que as mulheres de Meriadoc e Peregrin *não aparecem* nas genealogias da tradução??
A do Pippin aparece, e como Diamantina de Frincha Longa. A do Merry naum, e nenhum nome dos filhos dele. Só aparece lá o nome dele e mais nada...
 
Pow coitado do Frodo! U kra sofreu pra diabo e ainda eh taxado de viado!! Q Non-sense!! Ateh parece q tolkien ia por gays em sua obra! U kra era catolico e viveu no seculo retrasado!!! Fala Serio!!!! E quanto ao frodo morrar com o sam e rosinha , deve ter sido coisa du Sam ele simplesmente idolatra o Frodo!! uhauahuahuahauhuahauhauha
 
A amizade verdadeira é a forma mais avançada e pura de amor por outra pessoa, pois o sexo não está envolvido, então não há nenhum outro interesse além de vc ser amigo e ajudar-se mutuamente.
 
Acho um erro julgar as atitudes de Sam e Frodo partindo de parâmetros próprios. É como julgar os costumes e a cultura de um determinado povo partindo de nossa visão de mundo. O resultado, como a história prova, é um equívoco que só conduz à interpretações inexatas e pouco válidas. Ao seu tratar do universo de Tolkien esse é um erro ainda mais gritante. Nele não nos deparamos com uma simples alegoria, categoria que seria capaz de suportar análises baseadas em nossa realidade. Em Tolkien existe uma mundo específico, criado não para ser uma metáfora do nosso e sim um cosmo singular. Discurtir a sexualidade e a relação dos dois hobbits só tem valor se baseada na cultura e dessa raça e não em nossas concepções de mundo e sexualidade. Desse ponto de vista trata-se de dois grandes amigos, cuja cumplicidade e fidelidade forma essenciais para o desfrecho da demanda da qual eles tomaram parte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo