1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma breve história do mundo (H. G. Wells)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Palazo, 24 Fev 2011.

1. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Contar a história do mundo em uma única obra não parece tarefa fácil. Mas ao ler o livro de H. G. Wells ficamos deslumbrados com a capacidade narrativa para desenrolar a trajetória do mundo. Segundo o próprio autor a obra foi feita “para ser lida de forma contínua”, e é com os olhos de um viajante no tempo que embarcamos na viagem do escritor inglês.

O cuidado histórico dado fica explícito já no prefácio: “A obra fornece, grosso modo, uma exposição despojada (...) dos conhecimentos que temos hoje sobre a história” e completa que “sua finalidade principal é suprir as necessidades de um atarefado leitor comum, (...) que queira refrescar e reparar suas concepções desbotadas a respeito da grande aventura da humanidade”.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro!! Quero ler ainda mais por ser de um autor que admiro muito!

3. Palazo

Palazo Mafioso Literário

E te digo uma coisa Rafa, vale muito a pena...

4. Izze.

Izze. What? o.O

Palazo, eu vi umas críticas à edição da L&PM, por não colocar notas explicando os avanços científicos que refutam o que o livro diz, lembrando a época em que ele foi escrito e tudo o mais... Que que tu achas?

5. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

Eu tenho um livro com esse nome, mas o autor é Geofrey Blainey...:sim:

Gostei muito do livro, que mostra de forma sucinta os principais eventos da história da nossa humanidade.

Recomendo !!!!!

6. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

Li o primeiro volume e parte do segundo da História Universal do HG Wells publicado pela Companhia Editora Nacional (o original em inglês é The outline of History). A obra tem 3 volumes de aproximadamente 600 páginas cada. Será que essa breve história é uma adaptação da História Universal ?
    O meu primeiro volume contem os seguintes capítulos iniciais: I - A terra no espaço e no tempo; II - A História das rochas; III - Vida e clima; IV - A era dos répteis; V - A era dos mamíferos; VI - Macacos, sub-homens e homens; VII - Os homens neandertais uma raça extinta (desatualizado tendo em vista as últimas descobertas no nosso código genético); VIII - Os últimos homens paleolíticos pós-glaciais; IX - O homenn neolítico na Europa; X - Pensamneto primitivo (primeira vez que ouvi falar de Sir James George Frazer e do Golden Bough); XI - As raças da humanidade; XII - As linguas da humanidade (....)
    A próposito gostei muito do livro... Interessante postular o homem velho como origem simultânea do Estado e da Religião.... Agora, nos pontos científicos tinha muita coisa já ultrapassada.... Se alguém que já leu puder me esclarecer se a edição da LPM é uma adaptação ou não da obra que li ficaria muito grato....

7. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Marcio, tem um tópico específico para o livro de Geofrey Blainey:
    http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=940&highlight=uma+breve+hist%C3%B3ria+do+mundo

8. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Eu acabei de ler algumas dessas críticas. De fato não há notas explicativas na edição da L&PM. Porém, na minha opinião, as notas explicativas se concentrariam basicamente no inicio do livro, quando todo o conhecimento histórico se baseia na suposição da origem da vida, baseado em alguns experimentos, e na descoberta e interpretação de fósseis e descobertas arqueológicas.

H. G. Wells é muito cuidadoso e sábio ao abordar esses momentos históricos no livro, sempre alertando que se baseiam nas descobertas até aquele momento, que se concentravam basicamente a Europa, e que novas descobertas seriam feitas quando pesquisas arqueológicas chegassem a África e Ásia, o que de fato ocorreu.

Mas todas essas novas descobertas são, em sua grande maioria, fruto da interpretação de pesquisadores, e a cada nova descoberta são refutadas e reescritas. É um período da história muito nebuloso, e eu julgo que o único ponto de fato marcante é a idade da Terra que se imaginava ser de 2,5 milhoes de anos em 1922, e hoje as teorias apontam que a Terra tem 4,5 bilhões de anos. Mas novas descobertas são feitas todos os dias, novas teorias surgem e refutam antigas, fazendo assim o livro estar sempre desatualizado.

Por esses motivos eu não acho necessário, nem crítiquei a editora, pela falta das notas explicativas. A meu ver, a "falta" das notas não prejudicam a obra, principalmente pelo cuidado científico que o autor emprega, e pela bela narrativa do escritor britânico. Arrisco até em dizer em a falta das notas dão mais valor a obra de H. G. Wells.

Talvez a L&PM devesse pelo menos colocar uma nota, no inicio ou no final, dizendo o porque de não colocar notas explicativas na edição, esse sim é um deslize.

Grande Kelvin, essa não é uma adaptação da História Universal. O próprio HG Wells diz em seu prefácio que a finalidade dessa obra “é suprir as necessidades de um atarefado leitor comum, (…) que queira refrescar e reparar suas concepções desbotadas a respeito da grande aventura da humanidade”, mas que essa obra não substitui nem é uma adaptação da História Universal. Serve quase como um guia de consulta, muito prático e que ele aborda muitos desses conceitos de "origem simultânea do Estado e da Religião" que você comentou estarem presentes na História Universal.

9. imported_Kelvin

imported_Kelvin Usuário

Valeu demais pela dica Palazo ! Como não é uma adaptação, assim que achar em uma livraria vou comprar... :sim:

Compartilhar