• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma breve história do mundo (H. G. Wells)

Palazo

Mafioso Literário
Contar a história do mundo em uma única obra não parece tarefa fácil. Mas ao ler o livro de H. G. Wells ficamos deslumbrados com a capacidade narrativa para desenrolar a trajetória do mundo. Segundo o próprio autor a obra foi feita “para ser lida de forma contínua”, e é com os olhos de um viajante no tempo que embarcamos na viagem do escritor inglês.

O cuidado histórico dado fica explícito já no prefácio: “A obra fornece, grosso modo, uma exposição despojada (...) dos conhecimentos que temos hoje sobre a história” e completa que “sua finalidade principal é suprir as necessidades de um atarefado leitor comum, (...) que queira refrescar e reparar suas concepções desbotadas a respeito da grande aventura da humanidade”.

Continue lendo...
 
Palazo, eu vi umas críticas à edição da L&PM, por não colocar notas explicando os avanços científicos que refutam o que o livro diz, lembrando a época em que ele foi escrito e tudo o mais... Que que tu achas?
 
Eu tenho um livro com esse nome, mas o autor é Geofrey Blainey...:sim:

Gostei muito do livro, que mostra de forma sucinta os principais eventos da história da nossa humanidade.

Recomendo !!!!!
 
Li o primeiro volume e parte do segundo da História Universal do HG Wells publicado pela Companhia Editora Nacional (o original em inglês é The outline of History). A obra tem 3 volumes de aproximadamente 600 páginas cada. Será que essa breve história é uma adaptação da História Universal ?
O meu primeiro volume contem os seguintes capítulos iniciais: I - A terra no espaço e no tempo; II - A História das rochas; III - Vida e clima; IV - A era dos répteis; V - A era dos mamíferos; VI - Macacos, sub-homens e homens; VII - Os homens neandertais uma raça extinta (desatualizado tendo em vista as últimas descobertas no nosso código genético); VIII - Os últimos homens paleolíticos pós-glaciais; IX - O homenn neolítico na Europa; X - Pensamneto primitivo (primeira vez que ouvi falar de Sir James George Frazer e do Golden Bough); XI - As raças da humanidade; XII - As linguas da humanidade (....)
A próposito gostei muito do livro... Interessante postular o homem velho como origem simultânea do Estado e da Religião.... Agora, nos pontos científicos tinha muita coisa já ultrapassada.... Se alguém que já leu puder me esclarecer se a edição da LPM é uma adaptação ou não da obra que li ficaria muito grato....
 
Marcio Scheibler disse:
Eu tenho um livro com esse nome, mas o autor é Geofrey Blainey...:sim:

Gostei muito do livro, que mostra de forma sucinta os principais eventos da história da nossa humanidade.

Recomendo !!!!!

Marcio, tem um tópico específico para o livro de Geofrey Blainey:
http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=940&highlight=uma+breve+hist%C3%B3ria+do+mundo
 
.Izze. disse:
Palazo, eu vi umas críticas à edição da L&PM, por não colocar notas explicando os avanços científicos que refutam o que o livro diz, lembrando a época em que ele foi escrito e tudo o mais... Que que tu achas?

Eu acabei de ler algumas dessas críticas. De fato não há notas explicativas na edição da L&PM. Porém, na minha opinião, as notas explicativas se concentrariam basicamente no inicio do livro, quando todo o conhecimento histórico se baseia na suposição da origem da vida, baseado em alguns experimentos, e na descoberta e interpretação de fósseis e descobertas arqueológicas.

H. G. Wells é muito cuidadoso e sábio ao abordar esses momentos históricos no livro, sempre alertando que se baseiam nas descobertas até aquele momento, que se concentravam basicamente a Europa, e que novas descobertas seriam feitas quando pesquisas arqueológicas chegassem a África e Ásia, o que de fato ocorreu.

Mas todas essas novas descobertas são, em sua grande maioria, fruto da interpretação de pesquisadores, e a cada nova descoberta são refutadas e reescritas. É um período da história muito nebuloso, e eu julgo que o único ponto de fato marcante é a idade da Terra que se imaginava ser de 2,5 milhoes de anos em 1922, e hoje as teorias apontam que a Terra tem 4,5 bilhões de anos. Mas novas descobertas são feitas todos os dias, novas teorias surgem e refutam antigas, fazendo assim o livro estar sempre desatualizado.

Por esses motivos eu não acho necessário, nem crítiquei a editora, pela falta das notas explicativas. A meu ver, a "falta" das notas não prejudicam a obra, principalmente pelo cuidado científico que o autor emprega, e pela bela narrativa do escritor britânico. Arrisco até em dizer em a falta das notas dão mais valor a obra de H. G. Wells.

Talvez a L&PM devesse pelo menos colocar uma nota, no inicio ou no final, dizendo o porque de não colocar notas explicativas na edição, esse sim é um deslize.

Kelvin disse:
Li o primeiro volume e parte do segundo da História Universal do HG Wells publicado pela Companhia Editora Nacional (o original em inglês é The outline of History). A obra tem 3 volumes de aproximadamente 600 páginas cada. Será que essa breve história é uma adaptação da História Universal ?
O meu primeiro volume contem os seguintes capítulos iniciais: I - A terra no espaço e no tempo; II - A História das rochas; III - Vida e clima; IV - A era dos répteis; V - A era dos mamíferos; VI - Macacos, sub-homens e homens; VII - Os homens neandertais uma raça extinta (desatualizado tendo em vista as últimas descobertas no nosso código genético); VIII - Os últimos homens paleolíticos pós-glaciais; IX - O homenn neolítico na Europa; X - Pensamneto primitivo (primeira vez que ouvi falar de Sir James George Frazer e do Golden Bough); XI - As raças da humanidade; XII - As linguas da humanidade (....)
A próposito gostei muito do livro... Interessante postular o homem velho como origem simultânea do Estado e da Religião.... Agora, nos pontos científicos tinha muita coisa já ultrapassada.... Se alguém que já leu puder me esclarecer se a edição da LPM é uma adaptação ou não da obra que li ficaria muito grato....

Grande Kelvin, essa não é uma adaptação da História Universal. O próprio HG Wells diz em seu prefácio que a finalidade dessa obra “é suprir as necessidades de um atarefado leitor comum, (…) que queira refrescar e reparar suas concepções desbotadas a respeito da grande aventura da humanidade”, mas que essa obra não substitui nem é uma adaptação da História Universal. Serve quase como um guia de consulta, muito prático e que ele aborda muitos desses conceitos de "origem simultânea do Estado e da Religião" que você comentou estarem presentes na História Universal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo