1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma ajuda pro noivo...

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Jaqueira Dawson, 8 Mai 2002.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Jaqueira Dawson

Jaqueira Dawson Usuário

Alô meu povo...
    Novato na área! Se derrubar é penalty...

O negócio é o seguinte...

Eu tô tentando gravar na minha aliança de noivado uma pequena frase em Tengwar vinda do Quenya pra ficar no estilo do Um Anel. Paguei 800 pratas pra fazer a infeliz grossa pra caber, mas aquele estilo de Tegwar Fonte (o normal) ficou feio. O maneiro é o estilo de Tengwar deitado quem nem o do Anel mesmo! Logo... Vou tentar desenhar na mão...

Vocês podem pensar: "Que idéia original!!!"

Original nada... Eu tive há um tempo e o Bettega (Fábio) me ajudou, mas fiz a prévia na aliança num gravador daqui do Rio de Janeiro e ficou horrível (não o gravador, mas a prévia). Perguntei se dava pra ele me mandar no Tengwar do Anel, mas daí começou o "gelo do Bettega" hahahaha

Digo que deixou de ser original desde que na Casa dos Artistas o Tio Silvio ofereceu um par de alianças pro Vitor Belfort e pra Feiticeira com as inscrições do Anel do "Senhor dos Anéis". De fato a gravação no estilo do Anel ficou bem mais legal, só que eles não devem nem imaginar o significado do que tá escrito ali!

Enfim... Tem como alguém me ajudar? Digamos que eu já tenha 80% do trabalho já feito e só preciso dos 20% pra ficar feliz...

"Nai cormar hosta sine quént mí oiomelmeo"

Essa é a frase. Só precisava botar ela no estilo Tengwar do Anel.

Em português fica: "Que os anéis unam estas duas pessoas no caminho do amor eterno"

Preciso então de...

1) Uma fonte ou uma maneira de escrever no Tengwar do Anel Um e não no estilo no estilo Tengwar fonte do Ms Word...

2) A indicação de quem faça a gravação de uma maneira melhor...

3) Quem se habilita?

Meu e-mail é:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Meu UIN é 61754796

2. Bem vindo ao forum! Parabens pelo casamento... Bom, abaixo vem as respostas:

1) O Tengwar usado no anel é o Tengwar Cursive, disponível na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Eu fiz os textos do jeito q vc quer.. tem nas figuras. Aproveite e baixe o Tengwar Scribe, q ele serve só pra esse tipo de coisa. Eu fiz a tradução, já q o tengwar scribe só traduz do ingles, pois o modo em portugues ainda nao foi criado. Ele fica em inglês:
    "May the rings unite these two people in the path to eternal love."

Eu já fiz no scribe, e deu isso:

2) Nao sei sobre isso... Eu procuro sites e depois posto aqui oq encontrei... alguem sabe onde tem no Rio?

3) Os gravadores de aneis vão provavelmente dizer q é dificil, mas pressiona eles e fala quanto eles vao ganhar q eles vao fundo. Lembre-se de imprimir a transcri~ção q o Tengwar Scribe faz, e lembre de imprimir no maior tamanho possivel. Para poder usar o scribe, vc tem q ter a fonte certa (nesse caso o Tengwar Cursive). Espero ter ajudado, e tenha um bom casamento!!!!

3. Jaqueira Dawson

Jaqueira Dawson Usuário

Fala Olórin...

Valeu meu velho, mas eu fiquei na dúvida numa série de coisas e como perguntar não ofende... Tenho algumas perguntas...

1) Essa imagem que está no seu post está em Tengwar Scribe (que é o estilo de escrita do Um Anel)? Qual a diferença entre o Cursive e o Scribe?

2) Essa imagem traduz a frase que eu escrevi em português, em quenya ou em inglês?

3) O Tengwar Cursive que tem disponível na Duvendor não tem acentuação justamente porque traduz diretamente do inglês?

"Lembre-se de imprimir a transcrição q o Tengwar Scribe faz, e lembre de imprimir no maior tamanho possivel."
    4) Imprimir a imagem que você colocou ou baixar a fonte, instalar e impimir o que eu tiver escrito? Pergunto isso porque baixei o Tengwar Cursive da Duvendor e a acentuação não apareceu... Como é que na sua imagem tá tudo acentuado?

"Para poder usar o scribe, vc tem q ter a fonte certa (nesse caso o Tengwar Cursive)"
    5) Viajei completamente....

JD (complicado esse troço heim?)

4. Tilion

Tilion Administrador

Bem, não sei se vc confundiu as coisas.

O Tengwar Cursive é um tipo de fonte; já o Tengwar Scribe é um programa, para fazer a transcrição dos caracteres romanos para tengwar. Acontece que ele foi feito para trancrever frases escritas em inglês; logo, ele não irá transcrever corretamente se vc escrever em português nele. Existe um modo de Tengwar Scribe para português, mas o de Portugal, o que acaba não servindo para este caso.

A fonte usada de referência no TS é a Tengwar Parmaite, mas acho que serve para os outros modos de caligrafia tengwar.

O Cursive tem acentuação sim, mas vc tem que saber os códigos necessários para fazer a acentução correta; não dá para acentuar uma palavra em tengwar como uma palavra em português.
    Aí eu já não sei se é padrão, pois possuo apenas a Parmaite.

5. Jaqueira Dawson

Jaqueira Dawson Usuário

Beleza Tilion... Só que eu não tô visando a tradução do Português Brasileiro pro Tengwar Cursive... Eu quero é traduzir a frase em quenya ""Nai cormar hosta sine quént mí oiomelmeo" direto pro Tengwar Cursive que é o estilo do Um Anel. Sacou?

JD (vai dizer que não fica mais maneiro ainda....??)

6. Tilion

Tilion Administrador

Fica mesmo.
    Então vá em frente e use o modelo que o Mithrandir colocou, que está exato. :wink:

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar