1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um tópico purista (SPOILERS DE RDR)

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por V, 12 Ago 2003.

  1. V

    V Saloon Keeper

    Ah-oi.








    Ok, spoilers de O Retorno do Rei à frente.







    Vocês foram avisados.








    Etc.






    Ok.

    Eu quero discutir sobre uma mudança da qual eu só fui me tocar inteiramente agora, e que me incomodou. Depois que o primeiro filme saiu, eu muito ouvi falar (principalmente por gente que não leu o livro) sobre o fato do Gandalf parecer pouco poderoso, dele não fazer muito mais do que acender uma pedrinha na ponta do cajado, magicamente falando.

    A reação instintiva é culpar o estereótipo de mago fireballs-relâmpagos-luzes-fumaça-etc-whatever. Mas a coisa vai além disso. Apesar de termos o visto enfrentar o balrog em As Duas Torres, o principal poder do mago foi completamente ignorado nos filmes: o anel.

    No livro, o Gandalf usa o anel uma porrada de vezes. Ele usou no topo do vento (embora só tenha descrito vagamente o que aconteceu), usou em Caradhras, usou durante o ataque dos lobos (lembram? Todas as árvores queimam, formando um círculo de fogo, todas as armas ficam flamejantes, uma flecha do Legolas pega fogo em pleno ar), etc.

    Se levarmos esse tipo de ato em consideração, e aplicarmos aos acontecimentos do primeiro filme, nada impediria que o Gandalf tivesse lançado umas fireballs no Saruman, ou mesmo nos orcs em Moria.

    Quando Peter Jackson fala da luta entre os dois magos, ele diz que preferiu fazê-la sem muitos efeitos especiais vistosos, para que a "visão de Tolkien" de poder mágico fosse mantida. Muitos fãs (até puristas) elogiaram a cena justamente por isso. Creio que vi umas vinte vezes coisas similares a "ainda bem que não teve umas fireballs" sendo ditas.

    Mas isso não faz sentido. A "visão de Tolkien" era de que Gandalf não hesitava em usar magia mais "chamativa" e "explosiva", pelo menos não tanto quanto foi mostrado nos filmes.

    Outra coisa: isso vai fazer muita diferença quando Gandalf revelar que tem o anel, no final do RdR. Vai ser algo "Duh, porque não usou então?"

    Bom, é isso.

    Gostaria que aqueles que não tem nada relevante a dizer sejam desencorajados a dizer qualquer coisa. :babar:
     
  2. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    onde? 8-)

    Bem, em relação à magia nos filmes SDA e ADT, em SDA tivemos a luzinha do cajado em Moria :roll: , a luta com O Balrog 8O e luta entre os dois magos 8-). Realmente concordo q PJ usou da medida certa. Em ADT no encontro de Gandalf com Aragorn, Legolas e Gimli, fazendo suas armas voarem ou queimarem (sei lá) e aquela coisa estranha do exorcismo do Theoden, melhor então ele nem inventar cenas de magia se ficarem ruins como essa, como ele tirou o encontro de Saruman e Gandalf de ADT e não sei (nem quero saber) se vai ter em RDR, acho q ADT ficou mais pobre em magia.

    O q podemos esperar de RDR? espero q PJ acerte como em SDA, na verdade, acho q não se falou ainda do anel do Gandalf, quem se lembrar do inicio do Filme SDA ( e não leu os livros , é claro) pensa q os anéis (nenya, vilya, narya) ainda estão todos com os elfos, talvez só se fale nisto nos Portos Cinzentos ( e acho q até no livro OSDA só ficando sabendo nesta parte tb, mas não lembro com certeza).


    Então tá! :mrgreen:
     
  3. V

    V Saloon Keeper

    No meu post.

    Tipo, o fato do Gandalf ter o anel, etc. Eu me referia ao livro "O Retorno do Rei" quando falei de spoilers. :roll:

    Bom, eu discordo, como você pôde perceber pelo meu post.

    Queimarem. Essa parte é igual ao livro. Ele usou o anel ali, mas é algo rápido demais, e os leigos podem atribuir à mudança de "cinzento" para "branco".

    A questão é que ele usa o anel várias vezes no primeiro livro, mas no primeiro filme isso não é mostrado, e poderia ter sido, pois houve margem para isso.

    Não falava de inventar, falava de aplicar as atitudes dele no livro às cenas do filme, pelo bem da lógica de da verossimilhança. E eu falo basicamente do Gandalf, o Cinzento, não do Branco. O Cinzento ficou meio que com uma imagem de bundão, e isso poderia ter sido evitado.

    Sim, provavelmente vai ter em RdR.

    Bom, como eu estou falando dos poderes do Gandalf, isso não faz sentido. Os poderes dele são muito mais explorados em ADT do que em ASDA.

    :pray:

    Sim, é exatamente isso, tanto no filme quanto no livro, e é isso que eu estou tentando dizer. Como o anel foi ignorado no primeiro filme, a revelação não vai ter tanto efeito, e vai se tornar ilógica.
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Olha V.. eu discordo de ti. Pra mim nenhum desses efeitos mágicos que tu descreveu no teu post tem relação com o Narya... segundo o que o Círdan fala pro Gandalf quando entrega o anel pra ele, nos Portos Cinzentos, o Narya serve basicamente para "inflamar" o coração dos homens, ou seja, acender a fagulha nos corações conformados, como feito com o Théoden em Edoras, que, conformado com a sitação, relutava em pegar em armas abertamente contra Isengard.

    O simples fato do Gandalf ter usado efeitos mágicos com o elemento fogo não quer dizer que tenham sido realizados por intermédio do Narya. Os 3 são anéis de sabedoria, cura e motivação, não efeitos elementares para sábios e magos poderosos.
     
  5. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    O problema é: ele usou? A ponto de precisar mencionar? Os anéis só aumentam as capacidades inerentes do portador, sendo que cada anel aumenta em especial suas habilidades para determinado elemento.

    Tolkien precisou explicar que Vilya, o anel do vento, ajudou Elrond a criar a enchente? Que o Espelho de Galadriel ou o frasco de Eärendil só eram possíveis com Nenya? Por ser portador de Narya, Gandalf tinha maior afinidade com o fogo, mas nao era isso. Na enchente que afastou os nazgûl, Gandalf deu forma aos cavalos d'água e nao usou fogo para tal. E lembre-se: Tolkien nao queria que o público visse Gandalf usar seus poderes reais. O que outros personagens vêem de fato no livro sao, na maioria, "truques bobinhos".

    Pelo contrário. As magias mais fortes de Gandalf só ocorrem quando ninguém "do bem" está presente. Gandalf é quase um homem comum na presença de aliados, como convém a um istar. O PJ até quebrou isso ao mostrar o exorcismo do Théoden, justamente para fixar, sem exageros, que Gandalf, como "O Branco", estava muito mais forte.

    Ninguém vai se perguntar no cinema sobre o anel. Pelo simples fato de que todas as mençoes aos 3 dos Elfos foi e vai ser cortada. SDA estendido tinha a revelaçao de que Galadriel portava Nenya. ADT, se o ator que faz Gríma estiver correto, vai mostrar "Théoden vendo o Anel" (Gandalf com Narya). E em RdR estendido, vamos ter a cena em que os 3 portadores se encontram e partem com os anéis. Talvez (muito talvez) mencionando para que diabos eles serviam, pq se SDA nao explicava o retardamento do tempo em Lórien, nao sei se RdR vai fazê-lo.
     
  6. V

    V Saloon Keeper

    Nem tanto. Quando o Gandalf encontra o Frodo em Valfenda ele diz que "Há muito tampo não se via luzes e chamas como aquelas no Topo do Vento". Eu tinha ficado com a impressão de que era como vc disse, que a mágica que o Gandalf usava abertamente se limitava a truques bobos, mas não é assim não, olha só:

    Você está esquecendo do ataque dos lobos. O Gandalf faz o diabo ali, na frente de todo mundo, e fica bem claro que foi ele. Ele não se preocupou em esconder dos amigos. A única vez que ele hesita em usar é em Caradhras, mas isso por que eles estavam sendo vigiados pelos inimigos. E mesmo asim ele usa, acendendo fogo no meio de uma nevasca.

    Certo.

    Os três só foram mencionados na introdução do filme, isso é verdade. O que eu quero dizer é que o Gandalf cria fogo do nada pelo menos umas três vezes no primeiro livro. É ingenuidade pensar que o Narnya não teve nada a ver com isso. Se o Peter Jackson resolveu ignorar isso no filme, ok, mas é algo que deixa ele mais fraco do que no livro, pelo menos aparentemente. A mágica que ele faz durante o ataque dos lobos é impressionante, incrivelmente chamativa. Como esta passagem não existe no filme, poderiam ter transportado essa demonstração de poder para outra cena.
     
  7. V

    V Saloon Keeper

    Olha, eu discordo disso. Acho que não é possível que o Narnya não tenha pelo menos ajudado. Mas mesmo assim, o fato é que no livro o Gandalf cria fogo do nada, e no filme não, mesmo isso podendo ter ajudado ele em algumas cenas. Por que ele não tacou fogo no manto do Saruman? No livro, não há nenhuma menção de confronto, até aí ok ele nao ter feito nada. Mas no filme eles partem pro mano-a-mano e ficam naquela disputa telecinética, poder que não é atribuído ao gandalf em nenhum momento no livro. Tipo, fica claro no livro que o fogo é o principal poder do Gandalf (por isso eu acho que é óbvio que o Narnya tenha algo a ver com isso), mas no filme isso é completamente ignorado "pelo bem da fidelidade". Meu problema não é que isso tenha sido ignorado no filme, o problema é que foi ignorado para manter a visão do Tolkien, e essa não era a visão do Tolkien, claramente.
     
  8. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    :think:

    Eu estive pensando. No primeiro filme, ali na passarela de Moria, com ele bloqueando o Balrog, ele diz: " I am a servant of the Secret Fire, wielder of the Flame of Anor! The Dark Fire will not avail you, Flame of Udun!"

    "Secret Fire" refere-se ao poder dele como Istar ou ao anel? Ou seria o "Flame of Anor"

    Quanto a Saruman, fico a pensar o que seria o poder de um Istari, e se o anel faria alguma diferença.
     
  9. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Quando li pela primeira vez aqui eu lembrei dessa cena que a Primula citou... como eu não tinha lido o livro a primeira vez que vi o filme, nesse momento descrito me pareceu que o Gandalf era o guardião de alguma peça importante, mas não me recordo de ter pensado: hummmmmm ele tem algum anel :aham:

    :think:
     
  10. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    :nope: Aparece na versão normal no incio do filme SDA, Gladriel recitando o verso, e os 3 reis elficos com os aneis.

    :nope: Acho q quando Gandalf encontra com saruman em Orthanc, depois da devastação de Isengard, ele us um poder parecido, acho q daí veio a inspiração de PJ, quando o Saruman vai se afastando da grade Gandalf o atrai abruptamente para ela.
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Tu não acha que esse teu pensamento menospreza o poder do Gandalf? Tu acha que ele precisaria de um Anel de Poder para tacar fogo em uma pinha ou em lenhas molhadas?


    O que o Gandalf quis dizer com ser um servidor do Fogo Secreto e portador da Chama de Anor é que ele luta ao lado dos Valar, que são oponentes ao Senhor do Escuro. O Fogo Secreto nada mais é do que a Chama Imperecível, que só Iluvatar possui e deu aos seres vivos que não são obras do Senhor do Escuro. A Chama de Anor é a Luz do Sol. Talvez tenha algo a ver com o Narya, mas não sei.
     
  12. Mob- o mago

    Mob- o mago Usuário

    Todos estão em parte certos aqui. Mas essa história de anel elemental tá muito D&D pro meu gosto, não acho que os aneis tinham afinidades elementais, Tolkien frisou bem que eram anéis de conservação, os elfos os havia criado para que eles pudessem manter as coisas ao seu redor "eternas" igual a eles, numa tentativa de "reproduzir" uma pequena Valinor na Terra Média, um pedaço do mundo da Primeria Era. Portanto esse negócio de anel elemental é meio apelão, apesar de ser uma teoria interessante.
    Não acho que os efeitos de "fogo" tenham sida feitos por Narya, Gandalf era um Istar!!! Apesar dele ser um maiar de Mawe e Varda (tendo assim mais afinidade com o elemento "ar") é perfeitamente plausivel que ele podia conterolar o elemento fogo, e vale lembrar que Gandalf usava seu "verdadeiro" poder em situações extremas, no ataque dos lobos, embora estivesse ao lado de aliados fortes, a desvantagem era muito grande.
    Portanto eu estou com aqueles que acham que Narya serviu mas para encorajar o coração dos homens, como no caso do "despertar" de Theóden (AQUELA CENA DE EXORCISMO FICOU RIDICULA! EU ODEIO O PJ!!!! :x ), e no reagrupamento das tropas do folde Ocidental de Rohan para oferecer reforços na batalha de Helm (FATO DESPREZADO PELO PJ! EU ODEIO ESSE MANÉ :x ).
     
  13. V

    V Saloon Keeper

    Tipo,

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , etc.





    *Fato e ficção não existem juntos. Ou é uma coisa ou é outra.
     
  14. NightRaven

    NightRaven Banned

    O PJ não quis fazer dos magos um circo, usando bolas de fogo e raios e tal!(eu axei legal a luta e axo tbm que ficaria uma merda se fosse com fogo e tal).

    Mas ele tem esse poder no filme, o PJ só fez omitir isso pra que quando ele se "transformasse" em o Branco fosse mais evidente que ele se tornou mais forte(fazendo aquilo na floresta, tirando o diabo do Theoden, horrivel por sinal :x ).

    Sobre o Narya, eu não acredito que era quem dava os poderes ao Gandalf não!
    Ele ajudava a motivar! Até porque quem fez os aneis foram os Elfos...e eles não tem esse poder!! é isso ai..axo q vão entender :mrgreen:
     
  15. é eu também acho que é mais ou menos assim. mas o anel tambem melhora as habilidades de magias com fogo do Gandalf. Não sei é só um palpite. :o?:
     

Compartilhar