1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um texto a ser comentado.

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Ivan_RF, 6 Out 2003.

  1. Ivan_RF

    Ivan_RF Usuário

    Li esse texto em outro fórum e achei interessante.

    COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA SOBRE O BRASIL...

    Os brasileiros acham que o mundo todo presta,menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos,
    enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
    Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu
    telefone temporariamente desconectado.
    Nos Estados Unidos e na Europa,ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias,feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.
    Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal e tem
    fila na porta.
    Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante,o garçom ri na sua cara,porque não existe. Fumam até em elevador.
    Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no
    Brasil podia ir pra lá dar aulas de "Como conquistar o Cliente". Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme os EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos. Temos uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa,enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Somos vitimas de vários crimes contra nossa pátria, crenças, cultura, língua etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para
    resgatar nossas raízes culturais.

    Os dados são da Antropos Consulting:

    1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente
    transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
    2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
    3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
    4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações.O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes,atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
    5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40%
    do mercado na América Latina.
    6. No Brasil,temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
    7. Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos,97,3% estão estudando.
    8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a
    cada mês.
    9. Na telefonia fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
    10. Das empresas brasileiras,6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
    11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

    Por que temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?

    1. Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial delivros é maior do que o da Itália,
    com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
    2. Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?
    3. Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
    4. Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos,dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
    5. Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?
    6. Que apesar de todas as mazelas,o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
    7. Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro,que se esforça para falar a
    língua dos turistas,gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
    8. Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
    É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja,querida pátria chamada Brasil!
    Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Talvez não consigamos mudar a atitude de cada brasileiro que ler estas palavras,mas, pelo menos, por alguns momentos,ele irá refletir e se
    orgulhar de ser BRASILEIRO!
     
  2. Muot-Hart

    Muot-Hart Usuário

    Mordo meus mamilos se isso já não tiver sido postado aqui
    É um texto velho demais =P
    Um bom texto, though
    Mas bem questionável
    Afinal, boa parte das reclamações acerca do Brasil
    Possuem bons motivos
     
  3. Sempre que eu falo mal do Brasil, aparece algum espertinho pra perguntar porque eu não me mudo daqui. Não ser nacionalista não implica em ser internacionalista! Não existe lugar perfeito, todos sabemos, mas nem por isso vamos deixar de excercer nossa liberdade de pensamento se não concordarmos com algum aspecto do nosso governo, ou sociedade, ou crenças ou o que for...
    Considerando isso vou opinar sobre esse texto e tentarei ser imparcial, ainda que ache que muitos não gostem do que vão ler aqui... Mas isso serve pelo menos de anti-tese, pra aqueles que não gostam de tudo mastigado...

    As duas coisas mais certas do texto, tanto que estão no topo. O programa de combate à SIDA brasileiro foi premiado pela OMS. Ele fornece um coquetel de qualidade aos que não tem condições de bancar um. Quanto à biotenologia, nosso país desenvolve pesquisas importantes e já é reconhecido por isso mundo afora. Ano passado completamos o seqënciamento do DNA de uma bactéria nociva às laranjas, passo decisivo para a melhora da produção.
    Apesar disso, temos 50 milhõoes de indigentes no país, e 10% da população concentram 70% da riqueza.
    Embora um projeto interessante, não está isento violação, como ocorreu com o painel eletrônico do Senado, num episódio lamentável protagonizado pelo Coronel ACM.
    É uma pena que cerca de 90% dos lares brasileiros não tem computador, o que dirá internet!
    Já está provado que as médias e pequenas empresas são as que empregam mais. As grandes montadoras, como Pegeout e Volkswagen usufruem de grandes quantias emprestadas pelo BNDES, além de incentivos fiscais, tudo para gerar investimentos, que realmente são muito bem aproveitados na França e na Alemanha, claro, para onde os lucros retornam.
    Estatística capiciosa. Na realidade, o número corresponde aos jovens matriculados. Infelizmente a evasão escolar é muito grande e apenas 30% dos alunos concluem o Ensino Fundamental.
    Mais uma vez as grandes corporações multinacionais marcando presença. Lembrando a quebra da Worldcom (que controlava a "EMBRATEL, brasileira só no nome")recentemente, quando a empresa deixou um rombo exorbitante nos EUA.
    No entanto a qualidade...
    Mesmo que boa parte delas não sejam realmente brasileiras, é um ponto positivo.
    Essa última faz jus à sua posição... Alguém aqui ao menos sequer voou de jato ou helicóptero?
    Sem droga não há vício!
    Porque o país ocupa uma vergonhosa colocação no ranking de leitura, com 1 livro por ano.
    Porque além de não ser realmente nosso (Citybank, Bank of Boston), tem um dos maiores juros do mundo.
    Porque só quem desfruta dessas vitórias são Nizan Guanaes, Washington Olivetto e Duda Mendonça!
    Essa é nova pra mim! Espero que não seja exagero!
    Poque número de habitantes não significa nada, e a democracia brasileira recebeu nota baixa no IDH!
    Porque os acusados renunciam pra não serem cassados e até concorrem nas próximas eleições, alguns se elegendo facilmente (vide ACM).
    Porque isso mostra a razão de sermos culturalmente colonizados.
    Poque devíamos no envergonhar de tanta banalização!

    Apesar de tudo, tem coisas não mencionadas aqui que realmente são importantes e funcionam, como por exemplo os remédios genéricos.
     
  4. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Gostei do post do Bill_Samambaia e acho que justamente algumas estatíticas apresentadas aí é que são a fonte do problema do nosso país :tsc:

    Logicamente que com um país de mais de 170 milhões, e com renda concentradíssima, a população com condições de consumo alto se equivale à população de país europeu. Portanto ser o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos do mundo pra mim é sinônimo de vergonha.

    E nosso sistema bancário é moderno sim, já que teve que enfrentar nos anos 80 as turbulências de crises econômicas e inflação açta, que fez com que o sistema nosso fosse um tanto sólido. MAS com aversão tremenda à risco, que limita demais a liberação de crédito, por exemplo.
     
  5. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Eu li esse e-mail hj, achei muito bom.Se cada um de nós o lesse uma vez por dia, seríamos mais patriotas. :wink:
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Tenho apenas algumas coisinhas a mais pra acrescentar ao posto do Bill

    Embora um projeto interessante, não está isento violação, como ocorreu com o painel eletrônico do Senado, num episódio lamentável protagonizado pelo Coronel ACM. [/quote]

    Aqui vc exagerou um pouco. O sistema de votos do Senado é diferente da urna eletronica. Até agora não sabemos de fraude em uma Urna, e mesmo q possível a fraude, todo sistema está sujeito a falhas, definitivamente a fraude na Urna eletronica é bem menor doq na votação com cédulas


    É uma pena, mas isso não quer dizer mais nada. No Brasil se aprendeu a fraudar o ISO 9000 pq? ISO 9000 não testa a qualidade, mas sim a padronização e o controle dos processos. Ou seja, se vc faz uma coisa ruim, padronizada e controlada(anotando todos os erros e riscos e tudo mais) vc ganha o ISO 9000. Por isso tão mudando o padrão pro novo ISO 9000/2000 já tem alguma diferença. A maioria das empresas tem o ISO 9000/1994 q como eu disse é totalmente fraudável.

    Aqui tb acho q houve exagero. Devemos sim nos orgulhar na EMBRAER q está ganhando mercado lá fora. Tá produzindo empregos aqui e trazendo capital pro País, do mesmo modo q a Volks leva capital a Alemanha ou a Pegeaut pra França.

    bom é só.
     
  7. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Não acho que seja questão de patriotismo mas saber que muitas das coisas apresentadas são óbvias, pelas proporções do país mesmo :tsc:
     
  8. Sem dúvida, em momento algum eu insinuei que o sistema de cédulas é melhor! Como eu disse, o sistema é interessante, eu não tenho nada contra ele! Só tentei mostrar que o mais moderno dos sistemas não nos livrará da corrupção, visto que, veja você, dentro do Senado Federal, onde são votados todos os assuntos que concernem diretamente ao povo, acontece um atentado inconcebível desses!

    Outra coisa, nas eleições do ano passado foram encontradas abandonadas, veja você de novo, num ponto de ônibus, duas impressoras de urna eletrônica, que pertencentes ao Tribunal Superior Eleitoral, deveriam obviamente encontrar-se sob a guarda do mesmo! E ninguém deu por falta delas! O que não rola debaixo dos panos eu sou incapaz de imaginar!

    Realmente pra Embraer eu tiro meu chapéu!
    Mas a área de atuação dela está mais para aviação comercial!
     
  9. Td bem q o Brasil é um otimo país, mas tem um problema: 90% da população não desfruta da riqueza do nosso país, por isso reclamamos... :roll:
     
  10. Omykron

    Omykron far above

    sem contar que TODAS as empresas aereas que prestam serviços de rotas longas no país (inclusive a gol e a tam) apresentam defict mensal que impossibilita até o pagamento de juros.

    e de todas as empresas, a unica q produz 70% do material de aviação utilizado pelas aeronaves, é a VASP.

    o rombo da varig eh tão grande, que nem se eles em todos os meses do ano, que eles arrecadam em passagem, é capaz de pagar os juros de LEASING dos seus aviões, o mesmo ocorre com a TAM.

    não adianta nada uma empresa brasileira fazer jatos comerciais ótimos, se o mercado interno não consegue aproveitar tais fatos.
    outro fato engraçado, o preço dos aviões da EMBRAER no brasil, é em dollar, e naum em real.
    ok q eles compram tudo em dollar, mas um meio de aquecer a aviação civil no brasil, são pequenas rotas, as rotas regionais.

    o mercado interno naum consegue absorver tais jatos, por serem muito caros, e seu custo de manutenção elevado.

    fato maestricamente feito.
    o sistema de segurança do Senado e Congresso, era tido como inviolavel. com vazamento dos votos, pos em cheque naum apenas a credibilidade do sistema, mas sim, daqueles que deveriam zelar por tal.

    e aqueles que deveriam ser punidos exemplarmente, hj estão de volta no poder, e ja dizendo seus planos para o amanha
    ex: José Roberto Arruda, será candidato ao governo do distrito federal em 2006. :?
     
  11. Omykron

    Omykron far above

    um outro fato que naum comentaram.

    os papeis da vale do rio doce, empresa de mineração criada no Estado Novo de getulio vargas, e foi privatizada sobre o status de empresa falida, atualmente é um, se não o de maior valor na IBOVESPA.

    CSN idem.

    A petrobras que sempre tem numeros absurdos de extração, naum consegue suprir o mercado interno, por simplesmente naum haver refinarias que façam com que o petróleo brasileiros seja refinado, ou seja, vendem ele para a nigeria arabia saudita, emirados arabes, e compra barris refinados mais caros.
    ou seja

    falta investimento na area de refino da petrobras. pq naum fazem isso? pq o setor de refino da petrobras, é privatizado. o estado controla apenas a extração. o refino, aonde está o lucro, é privatizado...
     
  12. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Bom o texto, apesar de eu não confiar em muito do que está escrito nele por 3 motivos:

    Primeiro pq não tem fonte
    Segundo pq é muito velho, os dados devem estar desatualizados.
    Terceiro por causa da frase mortal: "Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder". Essa é a marca registrada dos Hoax.

    Além disso, muitas partes nele são meio bestas, outras óbviamente são inverdades, e aquele negócio de enfrentar as desgraças sambando é motivo pra nos envergonharmos, não nos orgulharmos.
     
  13. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    nos somos assim pois nao acreditar q somos assim eh a nossa mola para evoluir
    pq quando se esta satisfeito nao se progride... nos so somos isso pq falamos mal...



    Dwarf

    Pensem um pouco antes de abrir topicos dessa especie.....
     
  14. Dados interessantes e pertinentes que o Omykron apresentou! Só não consegui compreender bem umas coisas... Por favor me corrija se eu estiver errado!
    Você pareceu querer desmerecer a Embraer por estar voltada para o mercado externo, devido à crise das empresas aéreas. Mas também não é ruim que ela venda seus jatos para fora! Ainda que não sejam jatos executivos, o Fingolfin estava certo ao dizer que traz capital para o país!
    Para alguns é bom e para outros é ruim.. Não saquei em qual posição você ficou...
    Você diz que o refino é privatizado, mas um pouco antes diz que ele é feito no exterior... Então você quer dizer que quem cuida do refino são empresas privadas, que optam por realizar esse trabalho fora?
     
  15. o problema do Brasil, não é ser pouco desenvolvido, ainda somos um pais pobre, mas temos muitos avanços.
    A questão é a educação. Do que adianta quase todo mundot estar estudando se esse estudo não propicia uma conciência política entre os brasileiros? O problema é que os meios de informação só divulgam oque há de ruim no nosso pais e os avanços dignos de orgulho são mencionados como simples notas. Não vou dizer que naum dizem, mas não chega a todos e tambem não dão o devido enfoque. Como amar um pais onde só se sabe de miséria , e corrupçao? é essa má consiência que causa essa desvalorização da pátria, temos filmes fod.as brasileiros como "Abril Despedaçado" pergunta quem viu? eu naum teria visto nunca na minha vida se naum tivessem me mostrado. Oque parece é que naum interessa valorizar nacional, até porque somos dependentes do internacional, 1/3 do produto interno bruto paga a nossa divida externa, só que não podemos paga-la totalmente, temos que pagar juros para sermos dependentes dos EUA e eles naum nos prejudicarem por esse motivo (e isso eu afirmo que soube conversando com im gringo).
    O Problema é que ã informação é não é passada ou é pasada mal para o povo, para vc se informar descentemente vc tem que ir atraz por conta própria, pesquisar em várias fontes. quem não tem essa disposiçao ou costume não tem senso crítico.
    já diziam: "o problema não é a seca, é a cerca"
     
  16. Omykron

    Omykron far above

    trazer tras, mas naum eh 100%. 45% da embraer eh privatizada por empresas estrangeiras, 15% eh de banco, e os 40% restantes ficam no país.
    indiferente, mas do lado contra a privatização com intenção de fazer dinheiro rapido e perder lucros futuros. caso da vale.
    naum eh optar por fazer fora
    se fazer aqui dentro, o lucro naum eh satisfatório por eles, eles simplesmente optam por um local aonde podem ter mais lucros, e deixam de investir no brasil.

    o brasil produz de 85 a 93% do petroleo consumido no país, mas apenas 20% do mesmo eh refinado no brasil, o resto é vendido a um preço baixo por ser um oleo muito denso, e compro o oleo ja refinado. ou seja, lucro 0.
    \=
     
  17. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    eh, realmente falta estrutura no Brasil, isso todo mundo já sabe, mas tb temos q valorizar os beneficios q saum vistos no exterior...
     

Compartilhar