• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

De longe, mas bem de longe mesmo, o melhor filme de Frank Darabont, Um Sonho de Liberdade, mas a história original é do Stephen King....é uma obra-prima do cinema, hj eu assiti pela 3ª vez e confirmei isso.
é um dos melhores roteiros que eu já vi...
O Morgan Freeman e o Tim Robins tivereram exelentes atuções..

DETONA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem não assitiu, que assista esse filme e não irá se arrepender....
é um dos meus filmes prediletos, repito...QUEM NÃO ASSISTIU QUE ASSISTA ESSE FILME...

Pra quem quiser tem o papel de parede (é oq eu uso atualmente)...o papel de parede é muito loco....um dos mais bonitos que eu já vi..

640x480
800x600
1024x768


NOTA: 10

capa_sonholiberdade.gif


Comentem esse filme...
 
Nossa, eu já to cansado de escutar o povo elogiando esse filme. Ok, ele é muito bom. Mas não sei o que tem de tanto destaque nele?
 
Folco, fale alguma coisa que vc não gostou no filme...


Meio sentimental demais pro meu gosto, mesmo que não seja tão sentimental quantos certos filmes do tipo *COUGH*ForresGum*COUGH*. O roteiro é bom. Não é nada que merece o prêmio da pureza eterna. A direção é OK. Nada inovador. Nada excelente. Algumas tomadas estão boas, algumas são podres e meio cliches. O tema do filme é legal, mas é usado demais. Acho que um filme sobre prisões devia ser bem mais frio e cru do que Um Sonho de Liberdade.

Parecia que os personagens estavam realmente gostando do lugar e se acostumando, mas a mensagem que o filme passa é totalmente contrária. Todos os prisioneiros querem sair e esperam a liberdade deles. Pra q? O primeiro que saiu não aguentou e se matou. Eles parecem bem mais ajustados na prisão do que na vida real.

Seria realmente dramático se tanto a vida fora e dentro da prisão fossem insuportáveis para os personagens. Aí sim o filme ia chegar em algum lugar.
 
TALVEZ TENHA SPOILERS....NÃO GARANTO NADA.............

Parecia que os personagens estavam realmente gostando do lugar e se acostumando

Após passar 40 anos a pessoas se acostuma......

Todos os prisioneiros querem sair e esperam a liberdade deles

Apenas o personagem Andy manifestou a vontade de conseguir a liberdade, pois ele era o único realmente inocente de lá..

O primeiro que saiu não aguentou e se matou

Ele passou a vida inteira na prisão, era velho demais, e não suportou a realidade fora da cadeia.

Eles parecem bem mais ajustados na prisão do que na vida real.

Como vc sabe?

Os únicos que sairam foram o Andy, Red, e o velho que eu esqueci o nome..
nós só sabíamos da vida de Andy, que era um advogado..
e ele sempre quis sair da prisão, desde o dia que chegou.

Seria realmente dramático se tanto a vida fora e dentro da prisão fossem insuportáveis para os personagens.

Mas foram insuportáveis, o filme mostra como é insuportável os primeiros anos na prisão, para os novatos..

para uma pessoas que quase passou a vida inteira na prisão, ela acaba se acostumando...

a vida la fora era insoportavel para uma pessoa que saía da prisão, o vleho se matou por causa disso,
o Red conseguiu pois foi ao encontro de Andy,
e o Andy ficou milionário, provavelmente teve uma ótima vida fora da cadeia.
 
essa parte da chuva é emocionante eu gostei para caramba desse filme :D
é bonito mesmo.
 
É ridículo alguém pensar que pode se acostumar com uma prisão. C'mon, Togo, pensa nisso. Vc acha mesmo que ia conseguir comer a mesma comida da prisão, dormir na mesma cela, no mesmo quarto, na mesma gaiola pelo resto da vida?

Se o Red tinha se acostumado, pq ele queria TANTO sair??? Não faz sentido essa teoria sua. Eles obviamente não queriam continuar lá, mas o diretor não mostrou isso. Podia ter criado um conflito interessante entre qual seria o melhor lugar para continuar a vida, mas ele pegou o caminho fácil. Darabont não quis arriscar.
 
Vc acha mesmo que ia conseguir comer a mesma comida da prisão, dormir na mesma cela, no mesmo quarto, na mesma gaiola pelo resto da vida?

Eu não falei que eles acabam gostando, mas Folco, pense comigo... vc fica comendo a mesma comida, dormindo na mesma cela, no mesmo quarto por 40 anos... vc não ficaria tão indignado como nos primeiros anos, até pq vc é morto espancado pelos guardas...vc acaba ficando "anestesiado" com isso tudo.

Se o Red tinha se acostumado, pq ele queria TANTO sair???
Ele não queira TANTO sair, foi o Andy que o despertou.....
quando o chamavam para ver se ele era aprovado ou reprovado, nas duas primeiras vezes ele foi la sem motivação nenhuma..

mas na 3ª, ele queria realmente sair, pois ele queria encontrar o Andy de novo.

Podia ter criado um conflito interessante entre qual seria o melhor lugar para continuar a vida

Mas ele de um certo modo retratou isso, não muito... mas retratou.
 
Eu não falei que eles acabam gostando, mas Folco, pense comigo... vc fica comendo a mesma comida, dormindo na mesma cela, no mesmo quarto por 40 anos... vc não ficaria tão indignado como nos primeiros anos, até pq vc é morto espancado pelos guardas...vc acaba ficando "anestesiado" com isso tudo.

Não concordo. Acho que ia piorar cada vez mais.

Ele não queira TANTO sair, foi o Andy que o despertou.....

Ele já queria sair desde o começo.
 
Eu gosto mto desse filme! Deve estar na lista dos meus 25 filmes preferidos!!! Sempre q passa na tv eu tento assistir! Recomendo pra todos!

Tim Robbins e Morgan Freeman dão um show!!

O poster realmente é mto lindo!!!

Ah, e eu concordo q o tempo a td molda. As pessoas se habituam a qqr coisa após mto tempo, até msm a prisão. Velhos sonhos de liberdade vão sendo esquecidos, a esperança, msm sendo a ultima, morre tbm.
As pessoas na prisão já estavam tão acostumadas com o ambiente, tão moldadas, reprimidas, controladas, q nem msm queriam sair de lá, pois sabiam q não saberiam como viver fora daquele local. Lá dentro eles poderiam ser influentes, sabiam como conseguir o q queriam, fora dali eles não eram nada. O personagem de Morgan Freeman estava tão habituado a vida na prisão q qdo ele saiu ele não conseguia nem msm ir ao banheiro sem autorização de alguem.
 
Eu amei o filme!
Tudo bem que o diretor não "arrisca", mas era preciso? Com uma história dessa, sobre o homem e seus desejos, cada minuto é de um lirismo que emociona muito! A cena da música clássica, da chuva, etc...
Sem se apegar a detalhes, acho que o roteiro está brilhante e a atuação da dupla central é comovente e real!!

Talvez se o diretor tivesse tentado inovar em algo, teria se perdido... mas como não podemos saber, sem dúvida é um dos grandes filmes dos anos 90. Aliás, o ano desse filme foi ótimo, com ele, Forrest Gump :obiggraz: e Pulp Fiction :grinlove:
 
Também gostei muito desse filme. Acho que não precisava inovar em nada para contar essa história, que aliás é bem interessante e bonita.
 
Tb adorei esse filme, o Morgan Freeman e o Tom Robins arrasaram na atuação, mas faz um tempinho q eu assisti nem lembro mto bem soh algumas parte!
 
Aqui vai a minha crítica em relação a Um Sonho de Liberdade...

Andy Dufresne (Tim Robbins), um bancário bem-sucedido que injustamente é acusado de matar a sua mulher e seu amante.
Red (Morgan Freeman), que já está na cadeia a muito tempo, é quem consegue tudo na cadeia, qualquer tipo de mercadoria.
O filme fala de uma grande amizade que nasce dentro de Shawshank. O filme é fenomenal, envolvente, emocionante.
Em nenhum momente o filme é chato, é um drama que fala principalmente da amizade.
Tim Robbins teve uma atuação praticamente perfeita, e a mesma coisa para Morgan Freeman.
O roteiro é exelente, ele cria momentos de grande impacto e de surpresas a todo momento, é um filme extremamente comovente. Não existe palavras para descrever o alcance do filme.
O personagem Andy é cheio de surpresas, a melhor delas é reservada para o final, a melhor parte do filme.
A direção é exelente, Um Sonho de Liberdade concerteza é o melhor filme de Frank Darabont.
Resumindo tudo: que não assitiu o filme, assita já!

Um Sonho de Liberdade foi MUITO injustiçado no Oscar. Recebeu 7 indicações, incluindo o de melhor filme, mas não levou nenhuma.

NOTA: 9,8
 
Sim, esse é um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida.

Não, eu não concordo com o Folco.

Folco, você está errado, aceite. :mrgreen:

Bom, vou falar um pouco, apesar de estar um meio cansado.

Como a maioria deve saber, esse filme é baseado numa história de Stephen King, a primeira do excelente livro "Quatro Estações"- do qual só o último conto (o melhor e mais curto) não virou filme. Os outros geraram filmes no mínimo bons (O Aprendiz e Conta Comigo), mas a eles pode ser aplicada a máxima das adaptações de obra literária: "o livro é melhor".

Mas... a "Um Sonho de Liberdade" isso não se aplica.

O filme consegue ser melhor. O filme consegue passar tudo que a história do livro passa, de forma mais concreta e competente. As alterações feitas são precisas e as soluções muito criativas. E quando algo é exatamente idêntico... droga, eu digo, é exatamente idêntico. Como adaptação literária esse filme merece nota 10. Sim, o número de páginas é pequeno, e a narrativa em primeira pessoa facilita, mas é perfeito e pronto.

Sim, é sentimental, mas nunca é piegas. A direção é no mínimo satisfatória e tem vários momentos brilhantes. A história é ótima.

Como filme, num modo geral, nota 9.
 
Acho que eles queriam sair da prisao sim, mas o que o filme mostra muito bem é que depois de muitos anos na prisao, os caras nao conseguem mais se adaptar ao mundo fora da prisao. A cena que o morgan freeman pede permissao pra ir no banheiro pro gerente do supermercado mostram bem isso. Depois de 40 anos, onde a sua vida é controlada pelos guardas e todos os outros presos estavam mais ou menos na mesma posicao, ele é jogado em um mundo onde todos olham para ele como coco, onde ele tem liberdade mas nao sabe o que fazer com ela, vendo o jeito que o mundo mudou nas ultimas decadas e o peso de ter perdido tudo, e se sentir perdido no mundo, isso deixa qualquer um mal.....
 
Este foi durante muito tempo "o melhor filme da minha vida". Depois comecei a me aprofundar mais....... mas Um Sonho de Liberdade sempre vai ter um lugar especial comigo, já que foi um dos primeiros filmes espetaculares que eu vi.

Ele é soberbo, bem feito, história triste mas não achei piegas demais, ótimas atuações...... gostei de tudo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo