• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um ser poderia ser realmente destruído?

Concordo, Lord. Deus, como onipotente, poderia destruir qualquer coisa. É uma aparente contradição de Tolkien, que afirma que Eru não poderia fazê-lo.

A solução que eu achei é que as almas não constituem existência, coisa diretamente ligada a Chama. É algo que só existe, como diria Platão, no "mundo das idéias". Eru não poderia destruí-las, pois isso não faz sentido, visto que não existem no sentido específico do termo.
 
Se eu acredito na redenção de Melkor, é dizer que a redenção é disponível para todos.

Então é uma opção. Melkor poderia rejeitar, certo? Ou to falando beteira?
 
Se eu acredito na redenção de Melkor, é dizer que a redenção é disponível para todos.

Então é uma opção. Melkor poderia rejeitar, certo? Ou to falando beteira?

Só passa a ser besteira aquilo que não favorece em nada ao debate, e sua duvida/questionamento é muito relevante..

Veja bem, eu to vendo esse papo de redenção como salvação/perdão, por aí. Eu compartilho do seu pensamento no primeiro ponto. Se a salvação está disponivel para Melkor, estaria para todo o resto..

Agora se ele poderia rejeitar é algo mais complexo, na medida que a redenção não é dada de graça, ao meu ver. Acredito que se Melkor recebesse a redenção seria por ele mesmo a ter procurado. Caso contrário não haveria a possibilidade.

O problema é que pra essa questão filosófica pode existir várias respostas, vindos de caminhos distintos, o que aumenta o discenso entre nós mesmos.. O Tolkien não discutiu esse tipo de coisa mais abertamente, em detalhes, o que aumenta a margem para especulação.
 
Só passa a ser besteira aquilo que não favorece em nada ao debate, e sua duvida/questionamento é muito relevante..

Veja bem, eu to vendo esse papo de redenção como salvação/perdão, por aí. Eu compartilho do seu pensamento no primeiro ponto. Se a salvação está disponivel para Melkor, estaria para todo o resto..

Agora se ele poderia rejeitar é algo mais complexo, na medida que a redenção não é dada de graça, ao meu ver. Acredito que se Melkor recebesse a redenção seria por ele mesmo a ter procurado. Caso contrário não haveria a possibilidade.

O problema é que pra essa questão filosófica pode existir várias respostas, vindos de caminhos distintos, o que aumenta o discenso entre nós mesmos.. O Tolkien não discutiu esse tipo de coisa mais abertamente, em detalhes, o que aumenta a margem para especulação.

Valeu (só tem gente foda na Heisenberg).

Então é algo parecido com o cristianismo.
 
Sabe, estive pensando. As vezes Eru/Deus é um ser limitado por nossas capacidades de compreensão, ele não pode agir de tal maneira porque não temos a capacidade de entende-lo. O caso de Eru destruir Melkor não seria compreendido por nós e muito menos pelos Valar como eu já disse antes (veja o spoiler), ou seja, um Pai tem que ensinar o filho a crescer viver e a se tornar adulto, mas isso não implica que o Pai vai ter que proteger e orientar toda hora, há sintuações em que caímos e se não nos levantamos sozinhos nunca seremos capazes. Então, Eru passar a ser limitado pela nossa capaciade de compreensão, não podendo agir em determinada sintuações por que o julgariamos de maneira errada.

Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os dicipulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; foi para que se manisfestem nele as obras de Deus (João 9.1-3)

Tiberius, eu sei que você já entendeu o que eu quero dizer, mas pode haver pessoas que não entenderam, então, vou citar outras trechos:

"... ninguém pode alterar a música contra minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou." (Silm. Eru - pag 6)

"Assim seja! Custosas lhe serão essas canções e serão, entretanto, uma boa aquisição. Pois o preço não poderia ser outro. Assim, exatamente como Eru nos falou, uma beleza ainda não concebida chegará a Eä, e ainda terá sido bom que o mal tenha existido." (Silm. Manwë - pag 116)

Nada, absolutamente nada, sai do controle de Eru, ele é perfeito, e no final, todos compreenderão o "proposito da criação".

Meu amigo Tiberius, Eru não pode destruir Melkor (isso não quer dizer que ele não tenha capacidade) e se destruisse, eu diria: Eru é injusto, pediu algo a criatura que ela não podia cumprir e só porque ela não aceita as condições impostas, irá destruí-la.

Essa acusação tem implicações universais porque está colocando o caráter divino em julgamento diante de todos os seres criados. Os Valar que não cederam ao engano de Melkor continuariam servindo a Eru por amor ou por medo de serem destruídos? Por que Eru não acabou com Melkor logo que ele se rebelou?

Primeiro, se Eru o fizesse, ficaria para sempre, na mente dos Valar, a dúvida de que talvez Melkor tivesse dito a verdade.

Segundo, o serviço de muitos Valar a partir daquele momento poderia ser motivado pelo medo:
"Se não servi, também posso morre."

Eru precisa de TEMPO para que todo o Eä entendesse por si só que Melkor não tinha razão na sua rebelião. Em muitas circunstâncias da vida, o tempo é o melhor remédio.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo