• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um problema moral acerca das cotas raciais

Não, apenas citei como um exemplo justamente para ilustrar que há exceção nessa regra absurda - todo negro, pardo e indígena é pobre, portanto precisa de cotas - criada pelo governo, pois ele nos enxerga como números, e não como indivíduos. Um 'branco' pobre poderia cair na criminalidade com a mesma facilidade de um pardo ou de um negro, e exatamente pelos mesmos motivos, se excetuarmos o fator 'caráter' nas escolhas individuais. Diante de estatísticas que estabelecem a situação de forma macro - em proporções de país - claro que há muito menos pardos numa situação socioeconômica mais confortável que brancos. Mas a nível de indivíduo, não acho justo um negro ou pardo que tem condições de pagar tenham prioridade no ensino somente por serem negros, pela cor da pele. Acho isso generalizante e raso como critério.

Mas como o Governo pode tratar a população de outra forma que não seja como números? Não tem como tratar de forma individual. Por isso esses números e as pesquisas do IBGE são importantes, podem usar esses números para criar programas como BF, Cotas e etc...

"Ah, mas os negros foram discriminados por gerações". Concordo plenamente. Só não penso que se combate o racismo de forma eficaz baseado em revanchismo, mas tratando de igualdade da forma correta, sem adjetivos politicamente corretos ou ordem de prioridades. Minha opinião.

Mas não é revanchismo. Negros ainda sofrem discriminação atualmente, e muito. São os mais pobres, os que mais vão presos, o que mais tem dificuldade em crescer profissionalmente, os com menos acesso à Ensino Superior, etc...
 
Já teve outro tópico sobre isso, mas mantenho minha opinião que divisão de cotas seja do que for e para quem for é uma maneira artificial de disfarçar uma desigualdade, mas não é capaz de acabar totalmente com ela.
 
Mas como o Governo pode tratar a população de outra forma que não seja como números? Não tem como tratar de forma individual. Por isso esses números e as pesquisas do IBGE são importantes, podem usar esses números para criar programas como BF, Cotas e etc...

Sei disso, mas nesse tópico a pegada é mais filosófica e menos social, Neithan. Nesse comentário estou questionando que as estatísticas precisam, para fins práticos, 'uniformizar' a sociedade e assim emitir pareceres. O que eu questiono é que, nesse processo de uniformização, o governo as usa para emitir regras que não admitem exceção - e eu estou citando exceções.


Mas não é revanchismo. Negros ainda sofrem discriminação atualmente, e muito. São os mais pobres, os que mais vão presos, o que mais tem dificuldade em crescer profissionalmente, os com menos acesso à Ensino Superior, etc...

No meu entendimento, posts desse teor tem cheiro de revanchismo, sim.

10658621_831552760259575_8742707339357893555_o.jpg

A posição de algumas pessoas que se consideram negras (claro, porque assim como não tem 'branco' no Brasil, 'negro' também não existe, do ponto de vista genético) e militam por suas causas variam do vitimismo à hostilização aberta, de acordo com suas conveniências. No final, o negro brasileiro jamais deixará de ser vítima de fato enquanto se comportar e se enxergar como tal.

Agora pergunto: qual o real desejo dessas pessoas dos tweets acima, enquanto formadores de opinião? Igualdade ou revanchismo?

Isso me lembra uma passagem entre a minha sogra e meu marido.
Meu marido, há muitos anos atrás (ele tinha 12 anos), era metido a HU3zeiro e, num ataque de hu3zice, puxou a cadeira quando minha sogra ia se sentar. Ela, claro, caiu e bateu a cabeça na geladeira. Passou. Mas volta e meia, ainda hoje - meu marido hoje tem 31 anos e é um excelente filho - ela repete essa história. "Você podia ter matado sua mãe", ela repete TODAS as vezes. Meu marido se sente desconfortável e constrangido com isso, mas fica calado porque ainda se sente culpado. Qual a real intenção dela a repetir essa história a cada final de semana, quando percebo que o que ele já se tornou uma pessoa melhor e só quer esquecer disso? Qual a utilidade de remexer essa ferida sempre?

A igualdade de fato, em termos raciais, só acontecerá quando pararmos de jogar na cara uns dos outros o quão ruim foi o passado e superar. O negro foi escravizado no passado por brancos do passado, mas ainda hoje não-brancos precisam ser acusados diariamente por negros que não foram escravos, e o melhor: calados e coagidos por uma 'dívida histórica' amparada por lei. Eu pessoalmente penso com pesar o quão improdutivo é esse ciclo vicioso de culpa. Um desperdício de tempo, e de energia. Superar, no meu entendimento, não significa esquecer, mas dar um passo adiante. Usar o passado como um aprendizado, e não como um açoite. É o que eu penso.


>>> EDIT> Em tempo: antes que algum mongolão venha dizer que eu acho que é a postura do negro a causa do racismo, já digo que não é nada disso, não seja retardado.
Essa postura é apenas um dos agravantes de uma gigantesca bola de neve histórica.

Tem racista se achando o ariano postando merda? Tem muito. Por isso citei um trabalho de conscientização - que deveria partir do governo - que seja bilateral. Essa nova geração já apresenta uma mudança significativa de pensamento sobre os vários tipos de preconceitos existentes, inclusive a racial. Essa geração deve ser trabalhada, para que ela trabalhe isso em seus filhos - somente assim teremos de fato a erradicação de diversos tipos de preconceitos arraigados na cultura mundial. Porém, a impressão que tenho é que nosso atual governo parece mais interessado que os diversos tipos de segregação permaneçam tão acentuadas como sempre foram.
 
Última edição:
Puta merda, até aqui essa praga do FEISSIBÚQUI me persegue. Não tem jeito, o máximo de história sobre o Brasil que se aprende é o da timeline da página.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo