• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um novo dom aos Atani

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Como sabemos o destino e/ou diferenças entre os quendi e os atani tomam caminhos diferentes bem como características físicas, culturais e no sentido mais abrangente, destinos diferentes.

Com relação aos atani existe algo a compartilhar:

Ele, assim determinou que os corações dos homens sempre buscassem algo fora do mundo e que nele não encontrassem descanso; mas que tivessem capacidade de moldar a vida, em meio aos poderes e aos acasos do mundo, fora do alcance da música dos Ainur, que é como que o destino de todas as outras coisas; por meio de sua atuação tudo deveria, em forma e de fato ser completado; e o mundo seria concluído até o último e mais ínfimo detalhe.

Quando Ilúvatar embutiu aos atani tal busca por algo fora do mundo (ou de seu conhecimento) seria com relação à busca pelo paraíso oeste, Aman? E até que isso não estivesse concretizado eles (homens) não econtrariam o descanso?
Percebe-se nos homens um desejo na busca pelo desconhecido, por maravilhas, domínios, a busca por diversas situações desde novos "lares" a novas "amizades" "reinos" e tudo mais. Mas a busca pelo que não encontram foi colocada pelo próprio Ilúvatar.

O desejo dos homens pelo oeste foi um desejo injetado pelo próprio deus de Arda, pelo menos vejo dessa forma.


Outra citação:

Ilúvatar sabia, porém, que os homens, colocados em meio ao torvelinho dos poderes do mundo, se afastariam com frequência do caminho e não usariam seus dons em harmonia; e disse: - Esses também, no seu tempo, descobrirão que tudo o que fazem resulta no final em glória para minha obra.

Como Eru era alguém onisciente ele também saberia que os homens usuariam seus talentos em certos momentos para o mal, mas no final de todas as coisas compreenderão que tudo resultaria para a glória do próprio deus de Arda
Mais abaixo:

Contudo, os elfos acreditam que os homens costumam ser motivo de tristeza de Manwe, que conhece a maior parte da mente de Ilúvatar; na opinião dos elfos, os homens são mais parecidos com Melkor do que com qualquer outro Ainur, embora Melkor sempre os tenha temido e odiado.

Os elfos acreditavam que tais características dos homens enchiam Manwe de tristeza quando de suas práticas maléficas.

Os elfos pensam que os homens são mais parecidos com Melkor do que tudo. Mas por quê? Assim como os homens são fracos os elfos também são!
Até mesmo um Vala e vários maiar se tombaram para o mal.

O mais interessante: Até Melkor temia os homens de uma forma muito grande, algo até então não percebida com relação a Melkor com os elfos.

Percebe-se que algo de grandioso estava embutido nos homens que até mesmo os Valar não compreendiam, mas porque disso? Somente Eru sabia.

Mas se nos homens Eru colocou o desejo pelas buscas, porque não concedê-los no momento certo o domínio de Aman?

Por que os Valar se preocupavam e/ou temiam muito com relação ao destino dos homens?

Ou seja, tudo que envolve os homens é muito complexo.

Bom, era isso que queria compartilhar com vocês!

Valeu!
 
Última edição:
O desejo dos homens pelo oeste foi um desejo injetado pelo próprio deus de Arda, pelo menos vejo dessa forma.
Não pelo oeste, mas pelo segredo do dom da morte, que não estava em Aman mas com o próprio Eru (fora do mundo).

A população humana crescia muito mais rápido do que a população élfica. Na Terra-média, inclusive, a população dos eldar estava diminuindo. Os elfos percebiam que seu tempo estava passando e começaria a era dos homens. Eles ainda viam um pouco de Melkor nos homens pois os homens eram facilmente corrompidos.

Na minha interpretação o medo de Morgoth com relação aos homens está no fato de que para corrompê-los era necessário dissipar um pouco do seu poder, mas a vida deles era curta, e quando um homem corrompido morria o poder que Melkor nele depositara 'moria' junto.

Ou Melkor erradicava a raça humana ou no futuro, de tão fraco pela dissipação do seu poder, Morgoth poderia facilmente ser morto pela mão de um homem.
 
Última edição:
Mas se nos homens Eru colocou o desejo pelas buscas, porque não concedê-los no momento certo o domínio de Aman?


O domínio de Aman é dos Valar, mas os homens obtiveram o domínio sobre a Terra-Média na Quarta Era.

Por que os Valar se preocupavam e/ou temiam muito com relação ao destino dos homens?

Acho que é por causa do freqüente desvio dos homens para o mal.
Os Valar temiam que eles acabassem servindo a Melkor e Sauron.
 
Entre os dons concedidos por Eru aos atani está o Livre-Arbítrio, a liberdade para escolherem por qual caminho seguirão, Bem, Mal ou Ambos, pois nenhum de nós é Bom ao longo de nossa curta existência. E Melkor sabia perfeitamente que não poderia confiar na lealdade humana a longo prazo, por mais perverso que este fosse para com os seu semelhantes; mais cedo ou mais tarde, ou ele se arrependeria ou tentaria adquirir mais poder e chegar ao extremo de desafiar o Vala.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo