• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um noldo pode ser um Moriquendi?

Ingwë

Usuário
Os filhos dos noldor nascidos na Terra-Média após o exílio e a Condenação, são considerados Calaquendi ou Moriquendi?

Pois eles nunca viram a Luz das Árvores.

Elrond, por exemplo. Se é que isso se aplica a ele. (Ia dar Idril Celebrindal como exemplo, mas não sei se ela nasceu em Valinor ou na Terra-Média.)
 
São Calaquendi, pq "ver a luz das árvores" não é apenas em sentido literal, mas na metáfora de compartilhar do conhecimento passado pelos Valar e Maiar e ter uma cultura mais avaçada, um espírito mais evoluído, maior entendimento de Arda, logo eles passam esse conhecimento aos filhos, sendo eles nascidos em Aman ou em Endor, e adquirem então o mesmo "nível de entendimento" dos Noldor natos em Aman.
 
Que eu me lembre todos ps noldo e Vanyar foram a Aman, então ñ tinha como um deles ficar no caminho
 
-Felagund- disse:
Que eu me lembre todos ps noldo e Vanyar foram a Aman, então ñ tinha como um deles ficar no caminho

Fela, vc precisa melhorar sua interpretação de texto, cara!!!! 8O

A gente tá falando depois que eles voltaram para TM no exílio...
 
Peregrino disse:
São Calaquendi, pq "ver a luz das árvores" não é apenas em sentido literal, mas na metáfora de compartilhar do conhecimento passado pelos Valar e Maiar e ter uma cultura mais avaçada, um espírito mais evoluído, maior entendimento de Arda, logo eles passam esse conhecimento aos filhos, sendo eles nascidos em Aman ou em Endor, e adquirem então o mesmo "nível de entendimento" dos Noldor natos em Aman.

Verdade? Eu sempre pensei no sentido literal, como se os elfos tivessem que ter visto as Árvores.
 
Peregrino disse:
-Felagund- disse:
Que eu me lembre todos ps noldo e Vanyar foram a Aman, então ñ tinha como um deles ficar no caminho

Fela, vc precisa melhorar sua interpretação de texto, cara!!!! 8O

A gente tá falando depois que eles voltaram para TM no exílio...
Perdão peregrino :oops:
Certo, mas acho que a luz das arvores devia ser tão intença e tão bela que geraçoes apos geraçoes deviam adiquirir seus beneficios..sei lah devia ficar na genética
 
-Felagund- disse:
Peregrino disse:
-Felagund- disse:
Que eu me lembre todos ps noldo e Vanyar foram a Aman, então ñ tinha como um deles ficar no caminho

Fela, vc precisa melhorar sua interpretação de texto, cara!!!! 8O

A gente tá falando depois que eles voltaram para TM no exílio...
Perdão peregrino :oops:
Certo, mas acho que a luz das arvores devia ser tão intença e tão bela que geraçoes apos geraçoes deviam adiquirir seus beneficios..sei lah devia ficar na genética

Felagund, de acordo com a genética as características adquiridas durante a vida não é passada para a prole :mrgreen:. Se não, se uma mãe perdesse um braço, ela poderia passar algum genético do tipo para o filho. A mutação é um caso especial.
 
Peregrino disse:
São Calaquendi, pq "ver a luz das árvores" não é apenas em sentido literal[...]

Na verdade é exatamente pelo sentido literal sim. Elwë Singollo, um dos três primeiros elfos a pisar em Aman e a ver a luz das Duas Árvores, ficou muito pouco tempo em Valinor e não deve ter aprendido muita coisa dos Valar e dos Maiar, logo voltando para a Terra-Média com Ingwë e Finwë. Mesmo assim ele é contado dentre os Calaquendi, embora tenha se tornado o maior dos senhores dos Sindar, pois a benção da luz das árvores não mingua ou desaparece nem pode ser transmitida de geração a geração sendo uma bênção individual.
 
Na verdade é exatamente pelo sentido literal sim. Elwë Singollo, um dos três primeiros elfos a pisar em Aman e a ver a luz das Duas Árvores, ficou muito pouco tempo em Valinor e não deve ter aprendido muita coisa dos Valar e dos Maiar, logo voltando para a Terra-Média com Ingwë e Finwë. Mesmo assim ele é contado dentre os Calaquendi, embora tenha se tornado o maior dos senhores dos Sindar, pois a benção da luz das árvores não mingua ou desaparece nem pode ser transmitida de geração a geração sendo uma bênção individual.
Eu não exclui o sentido literal, só disse que o conhecimento adquirido era passado para os filhos eeles não eram considerador moriquendi.
 
Peregrino disse:
Eu não exclui o sentido literal, só disse que o conhecimento adquirido era passado para os filhos e eles não eram considerados moriquendi.

Não porque nem Elrond, nem Elros, nem Arwen e nenhum elfo que nasceu depois da morte das Duas Árvores, seja em Aman seja em Endor é classificado como Calaquendi, ou elfo-da-luz.
 
Ele foi um dos três embaixadores élficos, junto com Ingwë e Finwë, que Oromë levou para Valinor para que eles vissem com seus próprios olhos se "valia a pena" ou não os elfos irem para lá.

Capítulo III do Silmarillion.
 
-Felagund- disse:
A foi ele, pensei que tinha ido o iirmão dele, aquele q é irmão rei de aqualondë

Eu também.

Pensei que ele tinha desistido de ir pra Valinor porque acabou encontrando Melian.

Se ele realmente foi pra Valinor, por que acabou voltando pra TM?

E quanto ao sentido de Calaquendi, acho que era literal. Porque na parte em que explica porque Thingól não era um Moriquendi me pareceu que era por ver a luz mesmo.
 
-Felagund- disse:
Ingwë disse:
Fora Elrond, qual outro noldo nasceu na Terra-Média depois do exílio?
Varios, os noldor ficam centenas de anos no exilio tiveram varios filhos

Sim, eu sei. Mas dos que são citados nas obras de Tolkien, alguém sabe de algum que tenha nascido na TM depois do exílio? Porque eu dei uma olhada no Silmarillion e não encontrei nada que deixasse claro isso. Como Idril, filha de Turgon, por exemplo.

E afinal, eles são calaquendi ou moriquendi? :o?:

Pois me parece que o caso de Thingol (Elwë) deixa claro que o "ver a luz das árvores" era mesmo no sentido literal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo