• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um mistério chamado Fruta D'Ouro.

Re: Fruta d'Ouro

Sobre o que disseram dela ser uma elfa, a principio (na primeira vez que li SdA) pensei a mesma coisa, no entando, relendo outro dia, vi que ela é descrita como um mulher muito bonita. Se fosse uma elfa, Frodo e Sam (principalmente Sam) teriam reparado e se entusiasmado ao vê-la (afinal Sam ficava louco ao ver um elfo(a)). Portanto, acho que elfa ela não era, apenas uma mulher mesmo.


Realmente. Não tinha nem me tocado desse detalhe tão claro! Sam era encantado por elfos...
 
Re: Fruta d'Ouro

Eu não sei se Tolkien tirou todas as características dela do "As Aventuras de Tom Bombadil, mas o que diz no livro é que ela é filha do rio. Ou seja, um ser místico, provavelmente uma sereia. :mrgreen:
 
Re: Fruta d'Ouro

Whatta...?

Bom, eu também já havia reparado nesse impecilho que quase excluía a possibilidade dela ser uma elfa. Uma humana, tampouco. Agora, o que ela é de verdade e o que ela representa para Tom Bombadil, ninguém saberá.
 
Re: Fruta d'Ouro

Sobre o que disseram dela ser uma elfa, a principio (na primeira vez que li SdA) pensei a mesma coisa, no entando, relendo outro dia, vi que ela é descrita como um mulher muito bonita. Se fosse uma elfa, Frodo e Sam (principalmente Sam) teriam reparado e se entusiasmado ao vê-la (afinal Sam ficava louco ao ver um elfo(a)). Portanto, acho que elfa ela não era, apenas uma mulher mesmo.
Sobre o que disseram dela ser uma elfa, a principio (na primeira vez que li SdA) pensei a mesma coisa, no entando, relendo outro dia, vi que ela é descrita como um mulher muito bonita. Se fosse uma elfa, Frodo e Sam (principalmente Sam) teriam reparado e se entusiasmado ao vê-la (afinal Sam ficava louco ao ver um elfo(a)). Portanto, acho que elfa ela não era, apenas uma mulher mesmo.
Né?! :ahn?:
 
Última edição:
Re: Fruta d'Ouro

e no livro "as aventuras de tom bombadil", gente?
eu nunca li e não sei como é o enredo, mas talvez alguém possa me ajudar: fruta d'Ouro é citada, ou aparece?
pensei nisso pq talvez algumas destes mistérios aparecessem por lá...
 
Re: Fruta d'Ouro

Na verdade, tanto ela como Tom são misteriosos e as informações sobre suas origens sempre trazem muitos questionamentos e teorias, eu mesmo cheguei a pensar que Tom poderia se um Maia.
Acredito que o Professor tinha essa intenção quanto criou esses dois personagens, a de nós, seus leitores, ficarmos discutindo indefinidamente sobre eles e não chegarmos a nenhuma conclusão...
 
.

Pois bem, muito já foi debatido sobre Tom Bombadil, mas e sua companheira, a loira e bela Fruta D'Ouro sobre a qual sabemos quase tão pouco quanto sabemos de Bombadil? A única informação que temos sobre suas origens é que ela é a "River-Woman's daughter" ("filha da Mulher-Rio"). Daí vem a pergunta, quem é a "River-Woman"? Uma maia de Ulmo? E seu pai, quem foi? Um maia? Um elfo? Um humano? Mas, Melian não foi a única dos ainur capaz de ter filhos? Pois bem, o que você pensa sobre esta loira bela e bacana?

Para ilustrar: http://fc06.deviantart.net/fs71/f/2010/088/7/0/Goldberry_by_nienor.jpg

Verbete dela na Wikipedia gringa: http://en.wikipedia.org/wiki/Goldberry

.
 
Última edição:
Esse nome filha do rio me lembrou da Iara a sereia. Realmente fruta d'ouro é um misterio..... Nem me arrisco a tentar resolve-lo kkkkk Podemos pensar pelo menos que o pai da Fruta d'ouro foi mais feliz que o pai das filhas da Ungoliant. Coitada da criatura que foi pra cama com ela kkkkk
 
Última edição:
Até hoje ninguém entende o que deu na cabeça do 'Fessor pra inventar esses dois personagens. Diz que eles são tão antigos quanto Arda, então EU acredito que ela seja uma representação da Natureza de Arda, uma ninfa das águas, assim como Tom Bombadil é um espirito da Floresta. Pensando dessa forma, a ''captura'' dela por ele fica plausível. Na época de SdA, as florestas estavam se tornando malignas e perigosas, até mesmo a Floresta Velha do Condado já era um lugar meio sinistro. Exceto onde Tom Bombadil e Fruta d'Ouro habitavam e tinham influência, que era uma área próspera e segura.
Mas isso é IMO :mrgreen:
 
:D Dá para escolher a teoria favorita.

Sabe-se que ela tinha um espírito livre e tinha uma voz maravilhosa capaz de cantar por meio de canções de poder como nos dias antigos.

Em um dos tópicos alguém menciona o fato de haver outros iguais a ela na floresta velha que seria o caso da mulher do rio (pelo usuário Alf).

Outro usuário fala que a origem dela pode ser geográfica (Menegroth) e não necessariamente filha do rio.

Via de regra os deuses gregos faziam criança ou filho com os habitantes da terra e podiam largá-la em algum lugar (que pode ter sido o caso dela). Essa poderia ser uma maneira de um Vala saltar a cerca e ninguém ficar sabendo. Mas sabe-se lá quantas formas existem de um espírito antigo adquirir um corpo, pode mesmo ter sido pegando um pedaço do rio e criando uma forma XDD


Há teorias de que seja Maia, servindo talvez não apenas a um mesmo reino de Valar. Já outros pensam nela como espírito de longe ou quem sabe algum Vala disfarçado. A capacidade de assumir uma aparência élfica dá a entender que ela possui um gosto parecido ao élfico e pode ter formas inspiradas por eles através de algum encantamento.



 
Última edição:
Uni o tópico com um já existente sobre Fruta d'Ouro.

Não gosto da teoria que ela seja uma Valië ou Maia. Pra mim é um espírito único, sem ligação com outros, como o é Bombadil.
 
Eu pessoalmente acho dificil ela ser uma valie, a não ser que o proprio Tom o fosse.

Sempre acreditei mais na idéia dela e do Tom serem Maiar.

Mas vi que, em algum lugar, dizem que ele não teria vindo junto co os ainur, então fica dificil :P

Eles poderiam ser um eco do fogo imperecivel, que se espalhou antes dos ainur chegarem e, portanto, poderiam assumir a forma que desejassem, usando na verdade, as formas que mais llhes agradaram dentre tudo que foi feito pelos valar. Ou só o tom seria isso e a Goldberry seria uma maia que ele encontrou por ai :P
 
Parte do problema vem da intenção de se manter o personagem nebuloso.

Outra teoria:

Quando se fala em "river woman daughter" é difícil saber em que sentido a palavra mulher foi usada. Se mulher se refere ao termo amplo que inclua os indivíduos femininos de todas as raças ou se foi algo único que ocorreu a uma mulher comum de uma raça específica uma vez que homens, elfos e outras criaturas perambulavam na região desde a época e com exceção dos homens até antes da vinda dos Noldor.

A floresta velha é tradicionalmente um lugar aonde a magia penetra nas coisas (uma modalidade diferente de terra encantada em relação aos pântanos mortos) e alguns indivíduos comuns como Beorn traziam pistas de que o poder do mundo podia ser absorvido por alguns seres.


A despeito de haver uma plêiade de seres como os demônios que atormentavam os homens nas floretas da segunda era citados no Silma ou seres sem nome no fundo da Terra ou espíritos que atacam a lua dão ampla margem e que em outras condições, se fruta fosse maligna ou se os homens ignorantes viessem a conhecê-la poderiam pejorativamente chamá-la de demônio da mesma forma que Beorn corria o mesmo risco. Mas para quem fosse sábio poderia vê-la como uma entidade da natureza oposta aos espíritos do mal.

Quer dizer outra especulação é a de que ela tivesse seu próprio poder desde o começo ou que ela tivesse adquirido e aprendido com ele logo que entrou no mundo aprendendo com criaturas iguais a Melian que passeava nos bosques. Nesse caso não seria elfa ou humana (uma "troca peles" sofisticada).
 
Última edição:
.

O poema que relata a "captura" de Fruta D'Ouro por Bombadil:

"But one day Tom, he went and caught the River-daughter,
in green gown, flowing hair, sitting in the rushes,
singing old water-songs to birds upon the bushes.

He caught her, held her fast! Water-rats went scuttering
reeds hissed, herons cried, and her heart was fluttering.
Said Tom Bombadil: ‘Here’s my pretty maiden!
You shall come home with me! The table is all laden:
yellow cream, honeycomb, white bread and butter;
roses at the window-sill and peeping round the shutter.
You shall come under Hill! Never mind your mother
in her deep weedy pool: there you’ll find no lover!"

.
 
Acho que ela não seria uma sereia, e sim uma ninfa.

- - - Updated - - -

Alguém leu o livro do Tom? Eu queria ... :(
Não tem em português (Brasil) não né?
 
.

Não não foi lançado aqui. É um livro de poemas, basicamente.

.

As Aventuras de Tom Bombadil? Claro que foi, eu comprei na Bienal ano passado :dente:
E é bem ao estilo das partes do Tom em SdA, enigmático, cheio de metáforas e analogias. Uma penca de gente achou o livro um porre, eu pessoalmente achei bem cômico
 
no segundo topico linkado pelo Neoghoster Akira, ha uma discussão de que atriz melhor representaria a fruta d'ouro.

Fora as duas atrizes loiras que ja fazem papeis em "o senhor dos aneis", acho que uma dessas aqui serviria para o papel...

Jessica Biel
jessica-biel_f_016.jpg

e Peta wilson
200px-Peta_Wilson_face.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo