• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um livro para começar

julie.armonde

Usuário
Olá,

Como já disse por aí, em algum lugar do fórum, não sou leitora de Tolkien, apenas conheço algumas de suas obras e claro, os filmes.

Gostaria de saber qual ou quais livros vocês indicam para iniciar na leitura Tolkien.

Abraço à todos.
 
Uma vez postei isso aqui:

Enfim, agora que terminei de ler o Silma eu tenho uma opinião formada.

1º - Adorei o livro é muito bom mesmo, o início é meio massante devido a tantas informações geográficas e tudo mais, mas do meio para o final o negócio fica bom demais, e nos dá uma visão geral de toda a história de Arda.

2º - Sobre a leitura do Silma antes das outras obras eu não recomendo, recomendo que se inicie pelo Hobbit e em seguida o SDA, pois esses dois são realmente livros que têm uma história, que realmente prendem o leitor, têm mais emoção. Mas depois da leitura desses com certeza o Silma é uma ótima pedida!!!

Grande Abraço A Todos e um Feliz 2008!!!

Minha opinião continua a mesma!!!
 
1º - Adorei o livro é muito bom mesmo, o início é meio massante devido a tantas informações geográficas e tudo mais,

Muito bem colocado Angelo. No ínicio do Silma, com todas as criações de Eru, informações sobre Valar, Sindar, Eldar, Noldor, Aman, Arda, Valinor e tudo mais confunde bem, tanto pelos nomes como quais as funções, onde estavam. Complica pra caramba.

O melhor pra começar é O Hobbit, é uma leitura simples e super interessante. É o melhor jeito de entrar no mundo Tolkien, mas falo o seguinte, no instante em que entrar, não mais conseguira sair!:D

Abraços!:cerva:


E boa Leitura!
 
Depende. Se fosse alguém mais novo eu recomendaria O Hobbit, mas como você já tem seus 22 anos, O Senhor dos Anéis já está ótimo. É uma leitura um pouco mais séria se comparada com O Hobbit, com certeza vai gostar. :D
 
Eu recomendaria que você começasse pelo O Hobbit, depois pelo O Senhor dos Anéis, depois O Silmarillion e então Contos Inacabados. Se seguir esta ordem, você estará lendo, do mais simples livro ao mais complexo, o que é melhor do que o contrário, quando se acha entediante começar por partes mais complicadas de se entender.
 
Cronológicamente seria pelo Silmarillion, mas na minha opinião este livro é muito complexo e tem umas partes muito descritivas que alguém que ainda não tem nenhum conhecimento sobre a Terra Média poderia achar muito massante.
Portanto para se começar e ler Tolkien eu recomendo que seja pelo Senhor dos Anéis pois no prólogo ele faz um pequeno resumo do hobbit e esplica o básico para começar a compreender esse incrível mundo criado pelo mestre Tolkien, e a história é narrada de uma forma tão maravilhosa que conserteza você terá vontade de ler todos os livros dele para saber cada vez mais sobre este assunto.
 
Só para reformar...

O ideal seria você ler o Hobbit. Por que? Bom, por que os elementos de O Hobbit vão estar em O Senhor dos Anéis, ai, se esses elementos te agradarem, pelo menos um aspecto de O Senhor dos Anéis vai te agradar.

Depois O Senhor dos Anéis. Depois O Silmarrilion e depois Contos Inacabados.

Bom, mas nada impede uma coisa também, que é interesssante, mas se você for do tipo que presta atenção em detalhes, tem facilidade para pegar nomes e boa mémoria, que é ler: O Silmarrilion e O Senhor dos Anéis depois.

É que a experiência de ler O Senhor dos Anéis, depois de O Silmarrilion, é totalmente diferente de fazer o contrário.

Ah... Mas se decidir pela primeira opção, tenha em mente que O Hobbit é um livro infantil (bom, para os padrões de hoje é infanto-juvenil).

Bom, não é como os contos de fadas, como aqueles reunidos pelos Irmãos Grimm, está mais no estilo das Mil e uma noites, mas com os elementos dos contos de fadas.
 
É bom sempre começar pelo O Hobbit, leitura gostosa mesmo.

Só acho que ler o Silmarrillion antes do Contos Inacabados não procede.
 
Olá,

Como já disse por aí, em algum lugar do fórum, não sou leitora de Tolkien, apenas conheço algumas de suas obras e claro, os filmes.

Gostaria de saber qual ou quais livros vocês indicam para iniciar na leitura Tolkien.

Abraço à todos.

Eu recomendo
-"O Silmarillion", com a seguinte observação: Leia primeiramente até chegar na estória dos Anéis de Poder.

-"O Hobbit", para ter uma sequência mais refrescante...

-"O Senhor dos Anéis" , você pode comprar em edição única, sairá mais barato, mas as letras são menores. Comprando os em 3 edições, as letras são melhores e o papel é melhor. Existe um box com "O Hobbit" com preço legal!

-"Contos Inacabados", esse já é um livro que complementa "O Silmarillion" e "SdA", já é mais complicado, mas é interessante...

Tem outros livros do Tolkien, mas esses ainda não lí e não posso comentar. tem um livro que pode te dar uma ajuda a respeito do Mestre, "Falando sobre Tolkien", baratinho e interessante...

:abraco:
 
o Silmallion não é uma boa pedia para começar logo de cara, é muuuuita coisa pra você tentar guardar na memoria, é muito pesado em questão importancia. Eu acho q o Silma. é bom pra ler depois q ler os do SdA. e Antes dos do SdA , o Hobbit é uma boa escolha.

Uma boa dica é você se quiser ler os livros de outros autores tambem, falando da vida e das obras de Tolkien, exemplo:

O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis
Autor: David Colbert

Hobbits, Elfos e Magos
Autor: Michael N. Stanton

O Mundo do Senhor dos Anéis - Vida e Obra de J.R.R. Tolkien
Autor: Martins F, Ives Gandra

O Senhor dos Anéis & Tolkien: O Poder Mágico da Palavra
Autora: Rosa Sílvia Lopéz

....

Tambem tem outros livros, que o Christopher Tolkien, lanço mas ta em ingles..
 
o Silmallion não é uma boa pedia para começar logo de cara, é muuuuita coisa pra você tentar guardar na memoria, é muito pesado em questão importancia. Eu acho q o Silma. é bom pra ler depois q ler os do SdA. e Antes dos do SdA , o Hobbit é uma boa escolha.


Apesar do Silma começar a contar a história de Arda, é melhor começar lendo O Hobbit, vamos nos concentrar na saga do Um anel, né? :cool:
 
Bom pra começar mesmo seria bom O Hobbit, pra já se ter uma idéia de como Arda é e as coisas que vivem por lá, depois a trilogia Senhor dos Anéis e depois O Silma.Pois aí a história vai ficar bem mais interessante.
 
O certo seria:

O Silmarillion
Contos Inacabados
O Hobbit
O Senhor dos Anéis

Mais como ficaria muito extenso e complicado de entender as anotações feitas por Tolkien em O Silmarillion eu achava melhor como o wsnjr citou a cima!

Ficaria bem mais fácil de entender a história, se bem que após você ler isto tudo, você vai querer reler novamente para entender mais ainda! hehe
 
Eu recomendo você ler primeiro O Senhor dos Anéis, depois O Hobbit, depois O Silmarillion, depois Contos Inacabados; em todo caso nunca leia Contos Inacabados antes de ler O Silmarillin e O senhor dos Anéis (quanto a isso acho que qualquer um irá concordar).

Se você ler primeiro o Senhor dos Anéis, antes de O Hobbit, você terá um ótimo subsídio para todos os outros livros de Tolkien, comigo foi assim: é como se você tivesse em mãos uma "história principal" (O Senhor dos Anéis), já com muitos detalhes e acontecimentos, depois você lendo em seguida O Hobbit, depois o Silmarillion e etc., descobriria o que realmente aconteceu ou o que estava por trás de alguns acontecimentos, é muito legal porque você vai se interessando cada vez mais em descobrir os segredos.

Não se preocupe que lendo o Senhor dos Anéis antes de O Hobbit você não vai ficar na mão, no livro tem uma boa introdução e os apêncices também. Eu acho interessante esse processo de ler O Senhor dos Anéis e ir descrindo-o pouco a pouco: é como naqueles filmes que começam do final, bom, não tanto do final assim, mas... você entendeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo