1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um livro para começar

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por julie.armonde, 8 Jan 2008.

  1. julie.armonde

    julie.armonde Usuário

    Olá,

    Como já disse por aí, em algum lugar do fórum, não sou leitora de Tolkien, apenas conheço algumas de suas obras e claro, os filmes.

    Gostaria de saber qual ou quais livros vocês indicam para iniciar na leitura Tolkien.

    Abraço à todos.
     
  2. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Uma vez postei isso aqui:

    Enfim, agora que terminei de ler o Silma eu tenho uma opinião formada.

    1º - Adorei o livro é muito bom mesmo, o início é meio massante devido a tantas informações geográficas e tudo mais, mas do meio para o final o negócio fica bom demais, e nos dá uma visão geral de toda a história de Arda.

    2º - Sobre a leitura do Silma antes das outras obras eu não recomendo, recomendo que se inicie pelo Hobbit e em seguida o SDA, pois esses dois são realmente livros que têm uma história, que realmente prendem o leitor, têm mais emoção. Mas depois da leitura desses com certeza o Silma é uma ótima pedida!!!

    Grande Abraço A Todos e um Feliz 2008!!!

    Minha opinião continua a mesma!!!
     
  3. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Muito bem colocado Angelo. No ínicio do Silma, com todas as criações de Eru, informações sobre Valar, Sindar, Eldar, Noldor, Aman, Arda, Valinor e tudo mais confunde bem, tanto pelos nomes como quais as funções, onde estavam. Complica pra caramba.

    O melhor pra começar é O Hobbit, é uma leitura simples e super interessante. É o melhor jeito de entrar no mundo Tolkien, mas falo o seguinte, no instante em que entrar, não mais conseguira sair!:D

    Abraços!:cerva:


    E boa Leitura!
     
  4. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Depende. Se fosse alguém mais novo eu recomendaria O Hobbit, mas como você já tem seus 22 anos, O Senhor dos Anéis já está ótimo. É uma leitura um pouco mais séria se comparada com O Hobbit, com certeza vai gostar. :D
     
  5. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu recomendaria que você começasse pelo O Hobbit, depois pelo O Senhor dos Anéis, depois O Silmarillion e então Contos Inacabados. Se seguir esta ordem, você estará lendo, do mais simples livro ao mais complexo, o que é melhor do que o contrário, quando se acha entediante começar por partes mais complicadas de se entender.
     
  6. Mariane Lohn

    Mariane Lohn Meldanë

    Cronológicamente seria pelo Silmarillion, mas na minha opinião este livro é muito complexo e tem umas partes muito descritivas que alguém que ainda não tem nenhum conhecimento sobre a Terra Média poderia achar muito massante.
    Portanto para se começar e ler Tolkien eu recomendo que seja pelo Senhor dos Anéis pois no prólogo ele faz um pequeno resumo do hobbit e esplica o básico para começar a compreender esse incrível mundo criado pelo mestre Tolkien, e a história é narrada de uma forma tão maravilhosa que conserteza você terá vontade de ler todos os livros dele para saber cada vez mais sobre este assunto.
     
  7. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Só para reformar...

    O ideal seria você ler o Hobbit. Por que? Bom, por que os elementos de O Hobbit vão estar em O Senhor dos Anéis, ai, se esses elementos te agradarem, pelo menos um aspecto de O Senhor dos Anéis vai te agradar.

    Depois O Senhor dos Anéis. Depois O Silmarrilion e depois Contos Inacabados.

    Bom, mas nada impede uma coisa também, que é interesssante, mas se você for do tipo que presta atenção em detalhes, tem facilidade para pegar nomes e boa mémoria, que é ler: O Silmarrilion e O Senhor dos Anéis depois.

    É que a experiência de ler O Senhor dos Anéis, depois de O Silmarrilion, é totalmente diferente de fazer o contrário.

    Ah... Mas se decidir pela primeira opção, tenha em mente que O Hobbit é um livro infantil (bom, para os padrões de hoje é infanto-juvenil).

    Bom, não é como os contos de fadas, como aqueles reunidos pelos Irmãos Grimm, está mais no estilo das Mil e uma noites, mas com os elementos dos contos de fadas.
     
  8. Pips

    Pips Old School.

    É bom sempre começar pelo O Hobbit, leitura gostosa mesmo.

    Só acho que ler o Silmarrillion antes do Contos Inacabados não procede.
     
  9. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Eu recomendo
    -"O Silmarillion", com a seguinte observação: Leia primeiramente até chegar na estória dos Anéis de Poder.

    -"O Hobbit", para ter uma sequência mais refrescante...

    -"O Senhor dos Anéis" , você pode comprar em edição única, sairá mais barato, mas as letras são menores. Comprando os em 3 edições, as letras são melhores e o papel é melhor. Existe um box com "O Hobbit" com preço legal!

    -"Contos Inacabados", esse já é um livro que complementa "O Silmarillion" e "SdA", já é mais complicado, mas é interessante...

    Tem outros livros do Tolkien, mas esses ainda não lí e não posso comentar. tem um livro que pode te dar uma ajuda a respeito do Mestre, "Falando sobre Tolkien", baratinho e interessante...

    :abraco:
     
  10. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    o Silmallion não é uma boa pedia para começar logo de cara, é muuuuita coisa pra você tentar guardar na memoria, é muito pesado em questão importancia. Eu acho q o Silma. é bom pra ler depois q ler os do SdA. e Antes dos do SdA , o Hobbit é uma boa escolha.

    Uma boa dica é você se quiser ler os livros de outros autores tambem, falando da vida e das obras de Tolkien, exemplo:

    O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis
    Autor: David Colbert

    Hobbits, Elfos e Magos
    Autor: Michael N. Stanton

    O Mundo do Senhor dos Anéis - Vida e Obra de J.R.R. Tolkien
    Autor: Martins F, Ives Gandra

    O Senhor dos Anéis & Tolkien: O Poder Mágico da Palavra
    Autora: Rosa Sílvia Lopéz

    ....

    Tambem tem outros livros, que o Christopher Tolkien, lanço mas ta em ingles..
     
  11. DW

    DW Usuário

    1. O Hobbit
    2. O Senhor dos Anéis
    3. O Silmarillion
    4. Contos Inacabados
     
  12. Carol

    Carol Visitante


    Apesar do Silma começar a contar a história de Arda, é melhor começar lendo O Hobbit, vamos nos concentrar na saga do Um anel, né? :cool:
     
  13. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Bom pra começar mesmo seria bom O Hobbit, pra já se ter uma idéia de como Arda é e as coisas que vivem por lá, depois a trilogia Senhor dos Anéis e depois O Silma.Pois aí a história vai ficar bem mais interessante.
     
  14. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    O certo seria:

    O Silmarillion
    Contos Inacabados
    O Hobbit
    O Senhor dos Anéis

    Mais como ficaria muito extenso e complicado de entender as anotações feitas por Tolkien em O Silmarillion eu achava melhor como o wsnjr citou a cima!

    Ficaria bem mais fácil de entender a história, se bem que após você ler isto tudo, você vai querer reler novamente para entender mais ainda! hehe
     
  15. L. N. Míchkin

    L. N. Míchkin Usuário

    Eu recomendo você ler primeiro O Senhor dos Anéis, depois O Hobbit, depois O Silmarillion, depois Contos Inacabados; em todo caso nunca leia Contos Inacabados antes de ler O Silmarillin e O senhor dos Anéis (quanto a isso acho que qualquer um irá concordar).

    Se você ler primeiro o Senhor dos Anéis, antes de O Hobbit, você terá um ótimo subsídio para todos os outros livros de Tolkien, comigo foi assim: é como se você tivesse em mãos uma "história principal" (O Senhor dos Anéis), já com muitos detalhes e acontecimentos, depois você lendo em seguida O Hobbit, depois o Silmarillion e etc., descobriria o que realmente aconteceu ou o que estava por trás de alguns acontecimentos, é muito legal porque você vai se interessando cada vez mais em descobrir os segredos.

    Não se preocupe que lendo o Senhor dos Anéis antes de O Hobbit você não vai ficar na mão, no livro tem uma boa introdução e os apêncices também. Eu acho interessante esse processo de ler O Senhor dos Anéis e ir descrindo-o pouco a pouco: é como naqueles filmes que começam do final, bom, não tanto do final assim, mas... você entendeu.
     

Compartilhar