1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um Filme Sérvio (Srpski Film, 2010)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Ana Lovejoy, 5 Ago 2011.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Alguém já assistiu? Tem toda uma polêmica em torno do filme, gostei muito desse texto do Villaça que compartilho aqui com vocês:

    Eu sinceramente não tenho o menor interesse em assistir (meu limite de filmes de gosto duvidoso foi atingido com Human Centipede), mas acho realmente preocupante que disfarçado de proteção tenha gente mexendo os pauzinhos para no final das contas censurar um filme. Concordo com tudo que o Villaça disse: quero ter o direito de ESCOLHER ver ou não o filme, não quero que alguns poucos decidam o que eu posso ou não.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Só concordo com o Villaça quanto a essa censura sem sentido, é ridiculo proibir qualquer filme seja o motivo que for, ainda mais pelos motivos toscos que deram.
    Quanto ao primeiro parágrafo, falo justamente o oposto, a direção, a trilha sonora, o roteiro, é tudo impecável! A Serbian Film não é apenas um filme interessante mas um filme bem feito; é sim bem pesado por causa do tema, e é natural muitos não gostarem de ver certas cenas, mas me entristece ver o Pablo misturando análise técnica com gosto pessoal...

    ps: Human Centipede sim é bem desnecessário.
     
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Quero muito ver, só por quererem censurar deve ser bom.
     
  4. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Já ficou definido aqui no fórum que é difícil distinguir se você ta sendo irônico ou não. Se for o caso, e eu espero que seja, aconselho você a usar um smile no final da frase.
     
    • LOL LOL x 1
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Tô falando sério, se querem censurar por acharem ofensivo ou coisa do tipo deve ser bom.
     
  6. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    A Serbian Film terá censura 18 anos no Brasil

    A polêmica de A Serbian Film, comentada no OmeleTV #137, teve um novo capítulo hoje. Depois de dias de espera, o Ministério da Justiça determinou a classificação indicativa do filme: "não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade", diz o texto oficial.

    O terror extremo de Srdjan Spasojevic, sobre um ator pornô aposentado que volta à ativa ao receber uma proposta milionária, já havia sido exibido no Brasil em festivais como o Fantaspoa, em Porto Alegre, e o Festival Lume de Cinema, em São Luís, quando teve sua exibição suspensa no RioFan, no Rio de Janeiro, a pedido da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento.

    Diante da suspensão, a distribuidora Petrini Filmes decidiu marcar uma pré-estreia de A Serbian Film no Cine Odeon carioca no dia 23 de julho, mas foi notificada judicialmente no dia 22 com uma liminar que proibia a exibição, assinada pela juíza Jatahy Nygaard, a partir de um pedido do partido DEM, sub a justificativa de que o filme faz apologia à pedofilia. Segundo comunicado da Petrini Filmes, os representates do DEM, seu advogado e a juíza não assistiram ao filme nem requisitaram uma cópia antes de mover a ação.

    Embora o longa continue proibido no Rio de Janeiro, a Petrini lançará A Serbian Film no circuito comercial de outros estados, com o subtítulo Terror sem Limites, no dia 26 de agosto - para isso dependia, como acontece com qualquer estreia comercial no país, da classificação indicativa do ministério.

    No comunicado, o Ministério da Justiça diz que a decisão demorou a sair porque a Procuradoria da República em Minas Gerais pedira a suspensão da análise, por suposto desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao fixar a censura 18 anos, o ministério diz que um parecer de sua consultoria jurídica definiu que a sua obrigação é apenas determinar a classificação etária.

    "Por se tratar de atividade de caráter meramente informativo, a classificação indicativa não se traduz em autorização ou permissão para a exibição dos filmes (...) O Ministério da Justiça não possui competência para proibir a veiculação de filmes. Essa proibição só pode acontecer por decisão judicial", diz o texto do ministério.

    Fonte: Omelete
     
  7. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Já censuraram, com desculpas esfarrapadas, mas por ser pesado demais, o que de fato é, porém não é isso que faz o filme ser bom e sim os outros aspectos, apesar do tema trazer interesse e curiosidade, o filme se mantém independente das cenas chocantes...
     
  8. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    :roll:
     
  9. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Mas isso de apologia é ridiculo, não importa o que seja mostrado no filme, por acaso proibiram The Dark Knight por fazer apologia ao terrorismo? Ou vão proibir Os Vingadores por fazer apologia à formação de quadrilha? Fala sério, não entendo pq implicam com filmes pesados, quem não gosta de cenas fortes não vai ver, não existe motivo para censurar nada...
     
    Última edição: 5 Ago 2011
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Essa cena é um pouco pesada não? Mas quero assistir assim mesmo.
     
  11. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    É só uma dentre várias que existem no filme...
     
  12. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Eu ouvi falar e nem devo assistir.
    Eu gosto de filmes mas meu estomago vai até um certo limite. E eu não gosto de testá-lo tanto.

    Mas concordo no absurdo da censura.
    Aliás, eu achava que a criação da classificação etária se deu justamente pra pararem com essa babaquice de censura. Coloca pra maiores de 18 ou 21 e fim de papo. Cada um é adulto pra saber se quer assistir ou não. Como eu fiz e muitos fizeram diferente de mim.
     
  13. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Isso não é pesado, é doentio.
     
  14. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    É o tipo de filme que estaria destinado a ser cultuado por alguns poucos, detestado por outros tantos e ignorado pela imensa maioria, se não fosse por essa péssima censura.

    Ouvi falar de A Serbian Film ano passado, via um tweet do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , e confesso que tive uma mórbida curiosidade em assistí-lo, algo que provavelmente nunca faria (como com Holocausto Canibal), se não fosse por toda essa polêmica envolvendo a exibição do filme no Brasil.

    Bem, vi o filme e posso dizer que fiquei tenso o tempo todo, esperando pelas tais cenas extremas de que já havia lido a respeito, mas no final quase não fui afetado pelo filme. Ou eu estava "preparado" demais para assistí-lo ou o filme realmente é ineficaz, embora mostre ou sugira coisas extremamente grotescas. Tendo a crer na segunda opção, já que Salò, Irreversível ou mesmo Vase de Noces têm momentos perturbadores e o conhecimento prévio não os afetou.

    Acho que o maior problema, para mim, é que o filme pareceu vazio, se havia uma metáfora para a situação na Sérvia, não foi o suficiente para justificar os acontecimentos do filme. O primeiro Jogos Mortais, por exemplo, era uma produção bem tosca, mas a ideia era interessante. Em Um Filme Sérvio, as cenas chocantes têm pouco apelo dramático (a do recém-nascido é patética), porque não consegui engulir a premissa da história.

    Filmes como Seven, Audition, Requiém para um Sonho ou mesmo O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante têm momentos muitos mais tensos e marcantes, mas que não parecem unicamente feitos para chocar.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  15. shamm

    shamm Usuário

    Então por que o diretor optou por colocar essas cenas?

    A censura é um troço perigoso. Por definição sempre fui contra a censura, mas ultimamente tenho refletido um pouco mais sobre o assunto. A violência tem me chocado demais. Nunca me incomodei com esse tipo de filme, simplesmente me reservei o direito de não assisti-los, mas a violência causada pelos "outros" não escolhe vitimas tornando todos na minha família candidatos. Minha dúvida é se essa enxurrada de filmes "chocantes" não tem contribuído para a multiplicação dos "outros"?
     
  16. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Mas Shamm, a "censura" desses filmes seria mesmo a saída? Porque o que eu vejo nisso é um filme que provavelmente seria ignorado ganhar toda uma aura de de "filme que deve ser visto como resposta aqueles que vão contra a liberdade e yadda yadda yadda". A diferença nos anos 90 é que só se falava desse tipo de filme. Hoje em dia todo mundo pode baixar e assistir. A censura por si só (ou o que aconteceu com esse filme) é um tiro que sai pela culatra: ao tentar "nos proteger" desse tipo de filme, eles fazem com que um monte de gente que não daria nem bola para ele procurem na internet para baixar. Ou seja, propaganda de graça.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Defendendo o filme, as cenas chocantes e pesadas fazem parte do tema, afinal ele fala sobre snuff movies, não tem como o filme não apresentar esses tipos de cenas...
    Não é algo feito para atrair o público que gosta de grotesco, é um filme como qualquer outro, tem um roteiro interessante, eu pessoalmente curti a trilha sonora que deu um bom ritmo para as sequencias, a direção foi eficaz, mostrou o que deveria mostrar e da forma que deveria mostrar, os cenários e o clima denso me fez sentir como se estivesse assistindo a produção de um snuff movie de verdade, é uma ótima obra que todos aqueles que aguentam assistir deveriam assistir...
     
  18. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Eu baixei esse filme a um tempo atrás, não vi todo pq não deu...
    Sou fraco pra esse tipo de filme, mais tem gente que gosta...
     
  19. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    eu vou dar minha opinião pessoal sobre esse tipo de filme a partir do que vc falou, ok? não estou te criticando, mas criticando a estrutura do filme em si.

    eu acredito que então chega num ponto que aí já é doentio quem quer se sentir como que vendo um snuff movie de verdade, né. uma coisa é horror, catarse e o diabo a quatro. agora ver filme em que outra pessoa é sabidamente assassinada na frente das câmeras? ou querer emular essa sensaçao? valha-me.

    aliás, não tenho a menor paciência com filme de terror que se baseia no sadismo do antagonista. não gosto de filmes como o albergue, acho que a franquia jogos mortais só tem um filme que preste (o primeiro, que se sustentou na surpresa do desfecho) e por aí vai. e não é questão de "aguentar". sou fã de horror, vi uma mulher vomitando as próprias tripas em um filme do lucio fulci e isso não fez com que eu não gostasse do filme. a questão é que conforme algumas cenas são colocadas num filme, elas parecem sem propósito algum além de mostrar outra pessoa sofrendo. aí vc diz que um filme sérvio se aproxima de um snuff movie, a primeira coisa que eu penso é que é exatamente um desses casos, já que snuff movies são filmes feitos justamente para pessoas que querem ver outras sendo assassinadas (sofrendo).

    enfim, esse eu não vejo, não. mas continuo achando que toda a polêmica sobre a "censura" algo absurdo que pode abrir precedentes para outros filmes (imagina se tivessem feito isso com O Clube da Luta?) mas que no final das contas não vai fazer com que ninguém deixe de assistir se quiser fazê-lo, vide o post do adriel acima.
     
    • LOL LOL x 1
  20. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Eu entendi, mas a situação não é querer se sentir vendo um snuff movie de verdade, é que o tema do filme é esse, então ter essa sensação é boa, se ficasse com um ar falso então o filme seria uma droga...
    Acho normal cenas sádicas em alguns filmes porque geralmente estes filmes falam sobre pessoas sádicas, Irreversível como já foi citado, eu achei genial, porém algumas pessoas o veem como desnecessário, principalmente a cena de estupro, mas pra mim tudo foi genial, desde essa cena de estupro até a criatividade de contar a história de tráz pra frente.
    Jogos Mortais 1 foi excepcional, eu fico triste ao ver que suas sequencias se importaram apenas em lucrar fazendo vários e vários filmes, sem foco algum na história, só com as mortes cada vez mais gore...
    É uma questão de gosto, eu não sou um maniaco por terror gore, pelo contrário, tenho esperanças que o terror volte a dar medo de verdade, o que aconteceu com Insidious e La Casa Muda, mas nem todo filme com cenas pesadas (ou até doentias) é um filme apelão e sem conteúdo, eu adorei O Albergue, e não pelas torturas mas pela história, e aquele ótimo final.
    A Serbian Film tem um tema pesado, acho que julgar ele simplesmente pelas cenas fortes ou esperar que tais cenas te choquem é tirar o foco daonde o filme quer te levar, é impossivel um filme sobre viagem no tempo não ter ninguém viajando no tempo, então não tem como imaginar A Serbian Film sendo feito de alguma outra forma, mais leve...
     

Compartilhar