1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um Feliz Natal em Marte - Pouso da Sonda Beagle 2

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Stein, 24 Dez 2003.

  1. Stein

    Stein Usuário

    Sonda européia prepara-se para pousar em Marte

    "Buscaremos por indícios de existência de vida", disse David Southwood, diretor de ciência da Agência Espacial Européia

    Darmstadt, Alemanha - A sonda espacial européia Beagle 2 desacoplou com sucesso de sua nave-mãe nesta sexta-feira e deixou os cientistas um passo mais perto de determinar se já houve vida em Marte.

    Ao contrário da missão Mars Survey, da Nasa, cujas sondas percorrem o planeta para mapear a geologia, a sonda européia percorrerá o solo de Marte em busca de matéria orgânica. "Buscaremos por indícios de existência de vida", disse David Southwood, diretor de ciência da Agência Espacial Européia.

    A sonda Beagle 2 deverá pousar em Marte no dia de Natal. Enquanto isso, os engenheiros alinharão a nave-mãe para que entre na órbita marciana.


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Simulação de como será o pouso, caso seja bem-sucedido:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Curiosidade: A sonda foi batizada de "Beagle 2" em homenagem ao navio onde Charles Darwin estava ao fazer a sua viagem pelo mundo.

    Isso demonstra que não é só a NASA que consegue fazer os seus Pathfinders da vida :mrgreen:
     
  2. Omykron

    Omykron far above

    se eles conseguirem achar algo a mais do que a pathfinder, ótimo, se naum, foi uma bela viagem
    [=
     
  3. Hm, vamos ver se abrimos uma discussãozinha aqui.

    Ok, descobrem que teve vida em Marte. E aí? :eek:

    Quero dizer, qual o propósito? Eles gastam toneladas de dólares pra montar uma expedição dessas, ao invés de investir em algo útil aqui dentro. Se ao menos houvesse algo benéfico em retribuição (além de 'matar a curiosidade' e inflamamento do ego), seria aceitável.

    Será que essas pesquisas em marte valem mesmo a pena?
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    poderia ser um elo para saber se a vida terrestre tem algo semelhante a marte, ou se eles deram a vida na terra...
     
  5. Heceldamar

    Heceldamar Usuário

    Na verdade, o principal motivo diso é para descobrir-se planetas aonde a vida humana pode se proliferar. É uma pesquisa importante, sim.

    Considerando que nos próximos anos a agressão a Terra continuará igual, nosso planeta não deve aguentar muito tempo não. Visto que Marte é o planeta mais propicio ao surgimento de vida, é importante determinar se Marte tem vida sim. Isso implicará em várias questões, como a provavel opção que já tenha havido água no planeta. E por aí vaí.
     
  6. Omykron

    Omykron far above

    e a viabilidade de um projeto para a criação de uma atmosfera com oxigênio para a sustentação da vida humana....
     
  7. Stein

    Stein Usuário

    A mera existência de vida microbiana em Marte já é um evento extraordinário :mrgreen:

    Ampliação de estudos referentes à abiogênese e exobiologia.

    Existem vários projetos para uma hipotética "terraformização" marciana, que inclui modificações atmosféricas e geológicas para transformar o planeta em uma colônia humana permanente - porém tais projetos são de longuíssimo prazo, e com isso eu quero dizer milhares de anos. Organismos fotossintetizantes levariam dezenas e dezenas de vidas de humanos para tornar a atmosfera respirável.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

     
  9. Eu também apoio em parte a opinião de desperdício de dinheiro, até porque nós nem conhecemos nosso planeta com grande precisão, sabemos que tem terra, crosta, provavelmente ferro fundido e sei lá mais o que no centro, porém nós nem sabemos o que existe no fundo dos mares, as espécies, se há algo novo muito interessante em algum lugar... As vezes não podemos nem mesmo explicar coisas simples... (não me lembro de nenhum exemplo agora)... Acho que deveríamos aprender o máximo sobre o nosso planeta e tentar conservá-lo também ao máximo e depois partir para outros planetas...
    Bom, mesmo achando isso, eu ainda me interesso por viagens espaciais... Principalmente as de pesquisas sobre fonte de energia em órbita da Terra, satélites dinâmicos e inteligentes, pesquisas sem gravidade...

    Realmente algo do tipo poderia acontecer, o problema é q como nossa tecnologia espacial não é perfeita, eles poderiam abafar o "não encontramos nada" falando que ouve erros mecânicos, ou falta de recursos... Entre outros, acho q só quando algum humano chegar lá e descobrir que talvez não haja nada eles comecem a desprezar Marte...
     
  10. Ivan_RF

    Ivan_RF Usuário

    Até o momento a sonda que pousou não entrou em contato com a base.
     
  11. Coiote

    Coiote Fallin´

    já foram feitas três tentativas sem sucesso de contato
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A Pathfinder que foi a ultima que pousou antes, dessa ainda que de forma precária chegou a enviar dados.

    Mas com a Beagle foram mais alguns milhões de dólares investimento que literalmente foram pro espaço.
     
  13. Coiote

    Coiote Fallin´

    no caso,euros,né? :mrgreen:
    zuera....eu axo importante iniciativas como essa e a chinesa tbm...afinal depois da guerra fria,os EUA passaram a dominar o campo espacial totalmente de modo q se torna necessário investimentos em outros países para haver um poko de concorrência
     
  14. Stein

    Stein Usuário

    Bom, não foi um Natal feliz :|

    Mas lembrem-se das missões mal-sucedidas da NASA até o Sojourner da missão Pathfinder, eu espero pelo menos que a Agência Espacial Européia aprenda com isso :wink:

    Quanto à colonização lunar, o projeto mais interessante que eu já vi seria de transformar nosso satélite em uma espécie de "posto de gasolina" espacial, abastecendo sondas e naves com combustível líquido ( existe um isótopo do Hélio em relativa abundância na Lua ).
     
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    De todos os males, menos mal que não foi uma missão tripulada.

    Sempre rolou e até hoje existe uma expectativa em torno de uma missão tripulada a Marte, mas pra isso acontecer é preciso mapear e conhecer muito bem em que terreno se está pisando. E por enquanto é muito mais seguro enviar sondas... chegará um dia que uma delas dará certo e assim todas as dúvidas sobre Marte serão esclarecidas.
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Uma missão tripulada logicamente contaria com meios de intervir no caso de um problema como parece ter sido o caso (pouco em cratera ou algo assim).

    Missões espaciais não são meramente "colonizar/conhecer outros planetas". Grande parte dos desenvolvimentos tecnológicos atuais desde asas-delta , passando por câmeras miniaturizadas e comunicação decente à distãncia são devidos à exploração espacial.
     
  17. Não é sobre o Beagle (afinal, quem mais se importa com ele a essas alturas :mrgreen: ), mas sobre a informação de que já houve água em Marte, e possivelmente vida.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar