1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um estudo em vermelho (Sir Arthur Conan Doyle)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 2 Dez 2010.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Primeira história envolvendo o famoso detetive, publicada em idos de 1887 por Sir Arthur Conan Doyle. Apesar de ser a primeira história de Sherlock Holmes, não é nem de longe o seu primeiro caso, mas sim o primeiro documentado por aquele que mais tarde viria a se tornar se fiel escudeiro..."elementar meu caro Watson"!

    Em "Um Estudo em Vermelho" temos a oportunidade de conhecer as "origens" de Sherlock Holmes e John Watson e de entender como ambos acabaram vivendo sob o mesmo teto no n° 221B da Baker Street.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Resenha bacana. Gostei muito. :sim:

    Essa acho que foi a terceira ou quarta história que li do Sherlock Holmes e concordo que a dupla ainda estava sendo "lapidada" pelo Conan Doyle, como você bem observou.

    Mas o maior atrativo da história, ao menos pra mim foi a descrição física, de Holmes (alto, magro, de olhos cinzentos e perspicazes) e principalmente de Watson, que na maioria das caracterizações no cinema é mostrado como um gordinho próximo da (ou em plena) meia-idade e que, se nos basearmos por "Um Estudo em Vermelho" dá pra supor que Watson era mais novo que Holmes.

    Pelo menos foi nessa conclusão que cheguei.
     
  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Lembro que uma amiga minha comprou um exemplar naquelas feiras que fazem em escolas e me emprestou pra ler porque ela realmente não leria, só comprou por comprar. Eu li e me apaixonei pelas histórias do Serlock Holmes, acabei lendo todas as novelas, contos e peças do detetive inglês. Eu adorava ver as conclusões que ele chegava em casos praticamente insolúveis! Pra mim é a melhor personagem de romances policiais!!
     
  4. Tataran

    Tataran Usuário

    Realmente, um livro essencial para quem quer conhecer a fundo o universo de Sherlock Holmes. Contudo, como primeira obra abordando o detetive, não é uma peça tão bem lapidada como os textos posteriores de Conan Doyle.

    Uma vez que Sherlock Holmes, em conversas com Watson nesse livro, cita e aborda de forma direta o texto de Edgar Allan Poe "Os Assassinatos na Rua Morgue" e seu personagem principal, o detetive Auguste C. Dupin, convém dar uma olhada nesse conto antes ou depois de ler "Um Estudo em Vermelho". Pelo menos, para quem desejar mergulhar um pouco mais profundamente.
     
  5. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    É mesmo, lembro que fiquei bem curiosa sobre o Dupin quando li "Um Estudo em Vermelho".
    Mas até agora não tive oportunidade de ler nada desse personagem do Poe.

    Porém descobri que na verdade o Conan Doyle gostava muito da obra de Poe e desse personagem, o Dupin. :sim:
     
  6. Anica

    Anica Usuário

    eu tenho um carinho enorme por um estudo em vermelho, porque foi a primeira história de sherlock holmes que li. não, não é tão bom quanto alguns contos que foram publicados depois, mas essa coisa da apresentação da personagem pesa muito - é divertido ver watson e holmes se conhecendo. acho que só não curto muito aquela parte que explica o crime, que parte para o passado dos envolvidos. mas fora isso é muito divertido e acho que é um bom começo para quem quer ler as histórias do holmes. pelo menos para mim funcionou, virei uma fã de carteirinha.
     
  7. StrixVanAllen

    StrixVanAllen Usuário

    # A melhor caracterização de Holmes e Watson foi a do filme recente, Sherlock Holmes. Sem mais. u_u (Jude Laaaaaaw... :grinlove: )

    # O Dupin é ótimo! Adoro a apresentação do personagem em Os Assassinatos da Rua Morgue e o conto A Carta Roubada é magistral. Mas o segundo conto do Dupin, O Caso de Marie Roget é um tééééédio. Ele é baseado em fatos reais e não tem muito atrativo pra nós, que não acompanhamos a coisa nos jornais. Fica confuso, porque Poe assume que já sabemos certos detalhes que, na época, eram públicos e notórios. Fica essa dica, pra ninguém se decepcionar com o Dupin.

    # Sou sherloquiana de carteirinha. O primeiro que li dele foi O Estudo em Vermelho, em uma edição que vinha com O Signo dos Quatro junto. Paixão à primeira vista. Mesmo a famosa parte dos mórmons, que ninguém costuma gostar de primeira, eu adoro (pelo menos, hoje...). É um romance dentro do romance. Gosto do clima dele, embora seja radicalmente diferente do clima vitoriano e meio sombrio da parte em que Holmes participa.
     
  8. BrunaMaral

    BrunaMaral Usuário

    Na idéia de querer ler pela ordem li Estudo em vermelho justamente por saber que era a primeira aparição do Sherlock Holmes ...

    E o que mais me chamou a atenção foi ter um capitulo reservado para contar a origem do por que do assassinato.
    Pq de inicio não entendia quem eram aqueles novos personagens... Muito bem elaborado!!!!
     
  9. Henrique Droog

    Henrique Droog Usuário

    Eu já li o Cão dos Baskervilles, foi o primeiro do Sir Arthur Conan Doyle que li.
    Gostei muito, e pretendo ler todos os outros mas estou querendo muito ler Um Estudo em Vermelho, foi bom dar uma lida nas opiniões do pessoal que já. Vou ver se consigo adquiri-lo(porém minha grana ta curta), rs, não tenho como comprar o livro.
     
  10. Sentinela

    Sentinela .............

    Esse livro é um clássico famoso, você deve achar fácil em qualquer biblioteca.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Yulien

    Yulien Usuário

    Fui ler O Estudo em Vermelho porque sou uma fãn do seriado de Sherlock , da BBC. Lembro que antes de ter assistido o seriado , fui tentar ler um dos que tem vários contos, achei tão chato! Agora eu li o estudo em vermelho e me apaixonei! Li em 1 dia e meio ( eu sei o livro é fino, mas eu ando super lenta com livros), e sim a aprte chata é que ele voltou no passado inteiro das vítimas lá, foi muito legal ver o quanto de diferente era do seriado , e como continuava super interessante, agora quero ler os outros do Sherlock Holmes, mas não sei muito bem que linha de leitura devo seguir, enfim, muito legal, agora vou ler O cão de Baskerville!
     
  12. Lynoka

    Lynoka Like a lady, ya!

    Um estudo em vermelho é aquela história que quando ele descobre o culpado, começa um "história paralela" sobre um moço que se apaixoou por uma moça e varias desavenças e tals?? Faz tempo que eu li :dente:
     
  13. Spartaco

    Spartaco James West

    Como já disse em outro tópico, eu adquiri aquele box com todos os 4 romances com o Sherlock Holmes, do Conan Doyle; apenas ainda não tive tempo para lê-los, pois já estou envolvido com outros títulos.

    Espero não demorar muito para começar.

    P.S.: Ainda bem que não abri o "spoiler" da Lynoka; acho que ela deve ter contado a história toda. :smile:
     
    Última edição: 8 Out 2013
    • LOL LOL x 1
  14. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Todos os romances com Sherlock envolvem uma viagem ao passado, o que divide o livro em duas partes, com uma exceção: Baskervilles, se não me engano
     
  15. Lynoka

    Lynoka Like a lady, ya!

    :lol:

    Ainda bem Spartaco!
    ______________________________________

    Fui dar uma pesquisada e é realmente o mesmo livro :yep: Outro dele que eu li foi o Cão dos Baskervilles. Mas não vou saber dizer qual dos dois eu gostei mais. Sobre o Dr. Watson, gosto de pensar nele como o Jude Law :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 1

Compartilhar