• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um Estranho Numa Terra Estranha (Robert A. Heinlein)

Sentinela

.............
Descrição
Vinte e cinco anos atrás, durante a primeira expedição a Marte, todos os tripulantes da nave terrestre morreram. Agora uma segunda expedição traz Valentine Michael Smith, criado por marcianos, filho dos primeiros astronautas. Mas Smith, além de ter os direitos à exploração do planeta Marte, tem o direito a uma das mais poderosas empresas do mundo que, por sua vez, explora um motor espacial inventado por sua mãe, uma das tripulantes da primeira expedição, o que faz com que o governo o mantenha sequestrado até decidir a sua situação. Jil, uma enfermeira, ajuda-o a fugir até Jubal Hershaw, um advogado que toma Smith por seu protegido. Mas o governo mundial quer recuperar Smith e não há de poupar os meios para o fazer.

Um livro que critica toda a sociedade, principalmente os poderes instituídos à Igreja e ao Governo. Tem toda uma série de personagens bem construídas - principalmente Jubal Hershaw, o cínico bon vivant. Esse livro chocou os leitores na década em que foi lançado, 1961, principalmente pela maneira que Heinlein tratava a sexualidade e a religião (hoje, esse aspecto é completamente irrelevante).

Orelha
Robert Anson Heinlein - o mestre visionário da ficção científica - prova que continua despertando furor e paixão entre os leitores quando põe em xeque os valores da cultura Ocidental, discutindo religião, fé e sexo, e satirizando a política e o materialismo.

Desafiante, denunciador, pleno de uma sátira de humor, 'Um Estranho Numa Terra Estranha' leva o leitor a pensar por si mesmo e a encontrar as suas próprias respostas, revelando o grande estilo e a mordaz abordagem de um autor que ainda hoje é considerado pelos milhares de fãs e admiradores um dos grandes símbolos da Ficção Científica.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fic&cod=_umestranhonumaterraestranha

------------------------------

Tive a sorte de pegar esse livro numa lista de livros de ficção científica enquanto fuçava o imgur. Gostei muito do estilo de escrita do autor, descrições curtas e muitos acontecimentos e diálogos, dá um texto bem dinâmico.

Quanto à história em si, a parte dos valores dos marcianos é que que achei mais interessante. O próprio autor se deu a liberdade de inventar uma palavra ("grok") para expressar o conceito de sociedade deles, uma espécie de unidade coletiva. Quando você "grok" algo ou alguém, você se une àquilo e aquilo se une a você, uma coisa que a nossa sociedade está a milênios de alcançar. Também a reação deles diante da morte espelha bem isso: eles não consideram a morte algo lamentável ou triste, uma vez que aquela pessoa continuará viva através de todos os outros, eternamente uma parte do todo.
 
Se nao me engano, a aleph tava pra lançar esse... teve até ano passado uma feira sei-lá-onde em que eles mostraram como seria a capa...
Quero muito ler o Tropas Estelares, por enquanto :)
 
Nossa que dica boa!!
Parece muito bom o livro, estou lendo Tropas Estelares nesse momento e amando cada linha, espero que a linguagem seja parecida!!
 
Na minha opinião, o melhor livro de scifi já escrito. Confesso que fiquei chocada com o enfoque da religião criada por VMSmith, na primeira vez que li o livro. É, talvez, devido à criação tão conservadora na qual fui criada, ainda é difícil, para mim, compreender totalmente a sua realidade. Mas, acima de tudo, é um livro que nos obriga a pensar. É é isso que mais me fascina em Heinlein.
 
Uma das melhores leituras a qual já li, sem duvida. Acho foda quando Smith assiste ao programa dos Fosteritas e, tem uma discussão com Harshaw em relação a Deus. Uma das citações que me deixou em êxtase simplesmente por ser uma puta citação é quando Mike diz que "tudo é Deus. Tudo dando forma, fazendo e criando junto..." incrível, simplesmente, incrível!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo