Eu não concordo, eu até que gostei, mas o que eu acho é meio diferente!!!
Bom... Sauron não conseguiria espalhar a sombra tão facilmente, os homens e elfos eram muito fortes, seria difícil derrotá-los. Os planos de Sauron seriam muito complexos para que qualquer Filho de Ilúvatar entendesse, ele ensinou aos elfos a forja de anéis de poder, e, com seu conhecimento superior, forjou em seguida o seu Anel, o Um Anel, o Anel Governante.
Arriscou sua vida e seu poder, colocando grande parte deles em um simples Anel e nele criou uma forma que não revelava o poder que continha. Não seria difícil destruir seu Anel, mas teve que forjá-lo, pois desejava saber o pensamento dos elfos e controlá-los.
Mas aconteceu algo que não estava previsto em seu emaranhado de pensamentos e planos obscuros, os elfos perceberam que estavam sendo controlados por Sauron, que haviam sido enganados e tiraram seus Anéis imediatamente. Sauron, procurando ajustar a situação, espalhou os Sete e os Nove entre os anões e homens, nos quais havia mais fraqueza e facilidade de corrompimento. Ora, o Anel lhe fornecera nove servos poderozíssimos, os Nazgûl, Espectros do Anel.
Algo inesperado pelos planos d'O Senhor do Escuro ocorrera novamente, o Anel que lhe dava tanta glória o levou à ruína, sendo tirado dele. Ele tinha poder sem ter o anel, o que, pelo menos do modo que eu penso, era uma vantagem, porque conseguia governar seu escuro povo mesmo sem o seu Precioso Anel. Se ele conseguisse o Anel novamente, se tornaria um senhor poderozíssimo, podendo lutar e destruir exércitos inteiros somente com seu próprio poder. Mas, pela terceira vez, aconteceu uma coisa que não lhe ocorria nem mesmo nos pensamentos mais escuros, em seus pesadelos mais terríveis. Em seu pensamento, a coisa que o ameaçava era um novo Senhor do Escuro, que agora possuía seu Anel e ia derrubá-lo com seu próprio poder e tomar seu lugar, mas ao invés disso, o Anel que poderia fornecer tanto poder a alguém foi destruído, levando-o à completa ruína. Em seus planos, o Anel só poderia trazer poder a ele ou a alguém que o possuíse, e, sobre hipótese alguma, poderia ser destruído.
Então, se encararmos desse jeito, ele achava que o Anel lhe traria o poder e nunca a ruína. Provavelmente, se ele não tivesse feito o Anel, seria derrotado logo, e acho que o Um foi muito útil para Sauron, foi uma segunda opção, mais inteligente do que a simples guerra. Considerando que qua a destruição d'O Anel nem se passava pela mente dele, construí-lo foi bom, apesar de que, muito tempo depois ele se arrependeria.
Mas não encaro isso como um problema, seria uma forma de o Escuro sempre dominar, mesmo que não fosse ele, a diferença é que para ele, não deveria haver nenhum outro Senhor do Escuro. Pro Escuro foi bom, pra ele talvez nem tanto, eu escrevi um texto imenso e ainda estou em dúvida sobre o que na veradade era o Anel. Talvez fosse uma representação de Tolkien que, às vezes, colocam todo poder e esperança em algo que poderia facilmente ser destruído, não é nem bom nem ruim, é simplesmente duvidoso. Cada um interpreta do jeito que lhe for conveniente.