• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ultimas Notícias do Mundo dos Livros

O Tempo e o Vento muda de editora!

Depois de passar anos sendo lançado pela Editora Globo, a grande saga de Santa Fé vai ser contada pela Editora Companhia das Letras, e vai ser lançado em uma edição luxuosa, com capa dura e mapas do RS da época!

O moscão do G.P. Taylor, autor do livro Shadowmancer, queimou acidentalmente os originais de seu livro, que, segundo avaliação, poderia ser leiloado por 100.000 libras! Ô moscão, hein? :P
 
São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Autor do "épico" brasileiro, Orlando Paes Filho provoca batalha ao trocar de editora

Lutas de "Angus" vão dos livros à Justiça


Não só em cidades escocesas como Nortúmbria, Mércia e Cair Gloui, no século 9 e subseqüentes, se desenrolam as batalhas do guerreiro Angus MacLachlan e seus descendentes.
O universo da série de livros "Angus" está deixando de lado espadas e machados, vikings e cruzados, Bizâncio e Constantinopla para uma disputa no Tribunal de Justiça de São Paulo. De um lado do cabo-de-guerra está uma das empresas mais poderosas do cenário livreiro-editorial brasileiro, o grupo Siciliano; do outro, o pai de "Angus",
Orlando Paes Filho.

Esta história não começa na Idade Média, onde se passam boa parte das aventuras imaginadas pelo escritor e publicitário paulistano, mas recua pelo menos até o final dos anos 70.

Paes Filho, 41, diz que começou a criar a sua saga medieval em 1977, na sua adolescência. Em 2002 assinou contrato com a Siciliano e, em maio do ano passado, depois de 25 anos de trabalho, "Angus" chegou às livrarias de todo o país em "épicos" 20 mil exemplares iniciais.
De lá para cá, afirma o escritor de "Angus", seu "relacionamento com a editora só se deteriorou". Até que o autor "rompeu" com a Siciliano no início de 2004. Nas últimas semanas, a história viveu novas cruzadas.

A série que Paes Filho desenhou para ter sete volumes, com um pano de fundo cronológico que começa no século 9 e vai até o ano 2020, voltou às livrarias com o trabalho inicialmente previsto para ser o terceiro da coleção.
"Angus - O Guerreiro de Deus" não chegou ao mercado com
o escudo do selo Arxjovem (do grupo Siciliano), que fora estampado em "Angus - O Primeiro Guerreiro". O livro, ainda na gôndola de lançamento das livrarias, foi publicado pela editora Planeta, subsidiária brasileira do grupo de mesmo nome, que comprou os direitos da série para América Latina e Espanha.

E o segundo romance da série? Está prontinho, mas só pode ser visto ou no escritório de Paes Filho ou em alguma pasta da 8ª Vara Cível de São Paulo, onde foi depositado em juízo. Paes Filho e seu advogado, Manoel Ignácio Torres Monteiro, alegam que o contrato com a Siciliano relativo ao livro dois de "Angus" não poderia ser cumprido por ter a editora rompido diversas de suas cláusulas. Paes Filho diz que entre as cláusulas importantes que teriam deixado de ser cumpridas, a principal seria o atraso da Sicilano na entrega de um plano de marketing para a
coleção.

A editora-geral da Siciliano, Ana Emília de Oliveira Silva,
contesta a afirmação do criador de "Angus". "Fizemos insistentes pedidos para que o autor cumprisse as disposições contratuais e nos entregasse os originais do livro nos prazos; e, como isso não foi feito, essa atitude nos impediu de detalhar a campanha publicitária. Queremos ressaltar que o plano de marketing já estava definido no contrato", afirma, por escrito, à Folha, a editora. Na opinião dela, razões financeiras -e não descumprimento de contrato- explicariam a decisão de Paes Filho de mudar de "casa". "Como a nova editora possui uma filial no Brasil,
tornaria viável o projeto de lançar a obra internacionalmente."

Em entrevistas à Folha, Paes Filho nega que sua decisão tenha objetivos financeiros. Uma de suas críticas principais ao grupo Siciliano é a do uso do selo Arxjovem -e não do selo "adulto" do grupo, Arx- para "Angus - O Primeiro Guerreiro".
Segundo o autor, o uso do selo buscaria "pegar carona" em fenômenos como "Harry Potter". "Minha obra não é profunda, de grande mérito literário, mas não é infantil. Tem muita violência no conteúdo. Prefiro perder dinheiro a vender "Angus" para crianças. Se fosse pelo dinheiro, não criaria um épico, investiria na Bolsa."

Ana Emília, da Siciliano, afirma que a escolha do selo "se deu conjuntamente pelo autor e editor quando da contratação da obra". Ela sustenta que a "a obra teve um sucesso retumbante com os jovens". De acordo com a empresa, o primeiro volume teria vendido de maio de 2003 até hoje 36 mil cópias (quantidade que põe o livro em listas de mais
vendidos).

No momento das primeiras conversas da Folha com o autor, seu advogado e Siciliano, na semana passada, a versão de "Angus" editada pela Planeta estava exposta com destaque em diversas livrarias visitadas pela reportagem, mas não estava disponível em lojas Siciliano nem em seu site. Sem falar em números, a Planeta disse à Folha que os pedidos da rede, uma das maiores do país, eram "abaixo do esperado".

Nesta semana, lojas da Siciliano, e não sua "matriz", como é costume, passaram a fazer encomendas da versão da Planeta e o livro começou a ser vendido também pela Siciliano virtual. "Fico triste que a Siciliano tenha mudado de idéia. Isso mostra que os valores são menos importantes para eles do que o dinheiro. Preferia um adversário mais digno", diz, com vocabulário "Angus", Paes Filho.



O mais interessante é saber que o livro que foi lançado recentemente é o Volume 3, não o 2...

A série que Paes Filho desenhou para ter sete volumes, com um pano de fundo cronológico que começa no século 9 e vai até o ano 2020, voltou às livrarias com o trabalho inicialmente previsto para ser o terceiro da coleção.

Ô Lê-lê...
 
URGENTE!!!!!!!!!

Neste fim de semana o site submarino está vendendo Código de Da Vinci + Anjos e Demônios + Quebrando o Código de Da Vinci por R$ 49,50. Interessandos, é bom correr pq a promoção só rola nesse fim de semana ou enquanto durar o estoque.

Para conferir a promoção clique aqui

obs. Quem comprar... sinta-se invejado por mim. :mrgreen:
 
Interessante livro do dilomata que morreu em um acidente trágico numa embaixada da ONU, Sérgio Vieira de Mello. Memórias e pensamentos de um homem dedicado à paz, saiba mais sobre o livro através da Cultura.
 
Desta vez a notícia não é sobre um lançamento, algo sobre autores ou um livro pôlemico. A notícia diz respeito ao bolso dos leitores que reclamam do preço do livro no Brasil: e realmente é caro.

O presidente Lula assinou um decreto para a redução de 10% no preço dos livros, abaixando os impostos também.

A idéia é dar um estímulo maior ao brasileiros que tem uma média de 1,5 livros por ano de leitura: o que seria 1 didático e 1 livro comum...

Vejam mais na Folha!
 
Se você lembrar que gente como nós lê cerca de 10 livros não-didáticos por ano (ajudando a média a subir), percebe-se como tem gente que realmente não lê nada...
Ao meu ver parece uma idéia bacana essa do governo...
 
A PROBLEMATICA DO LIVRO

Impressionantemente, o volume de livros circulando no Brasil demonstra bem a situação da cultura no país: 80% DOS TITULOS NAS LIVRARIAS SÃO EXTERIORES, o que nos Estados Unidos, por exemplo, nao chega nem aos 50%. e a cada 3 titulos, 1 foi traduzido.
O problema é que isso envolve nao apenas a literatura mas tambem a informação cientifica. Por exemplo, a UK tem duas revistas fortes: Narute, Science; os EUA tem a Scientific American, e o Brasil? Superinteressante?
Nosso mercado é muito fragil e irreal ao nosso convivio. Como li uma vez "existe um problema no Brasil: as versões" (frase se refere as varias edições de, por exemplo, "Romeu e Julieta"), que fazem nosso gama de literatura ser ainda menor.
É engraçado ver que nos países com um indice de cultura alto, voce encontra livros classicos - geralmente caros - e os livros novos são baratissimos, para que as pessoas possam comprar e "experimentar". Assim começou a Rowling (Harry Potter).
Se existisse uma responsabilidade da industria livreira de encontrar novos talentos e produzir livros com um material realmente barato, talvez a situação mudasse. Mas como mudar uma roda que vem seguindo um caminho que ja nao mais conhecemos de onde tenha partido?
Tolkien tambem sofre isso no Brasil.
Na epoca do lançamento do filme do Senhor dos Aneis, ele era top em todos os rankings de livros procurados, hoje ele nao faz parte nem dos 15 primeiros.
A problematica do livro é o maior e mais serio reflexo da falta de informação ou de "livre-informação" do brasileiro. Para que mudar se o governo é feito da elite, e a elite nao quer perder o seu poder?
A ideia do governo é maravilhosa, mas os impostos sobre as I's da vida são muito pequeno. Precisa começar a retirar imposto de produtos de base, como o papel, começar a incentivar o papel-de-jornal (coisa que hoje existe apenas para jornais, mas que em países desenvolvidos é materia basica para milhares de livros). Eu acredito que tambem deveria existia a Editora Nacional, feita pelo governo. Uma editora com uintuito de colocar titulos novos e criar revistas cientificas, unificando as publicações das Universidades que tem por DEVER produzir esses artigos. Investindo no livro o país tem um trunfo enorme: para de pensar em 10% de pessoas analfabetas para pensar em 90% das pessoas que ja aprenderam a ler só que estão sem condições de seguirem em frente!
 
Os Fãs de Harry Potter Que se Cuidem!

Rowling fez recentemente um apelo aos fãs para não cairem nos Golpes na internet. Pois um grupo de um site fraudulento prometia um exemplar do 6º livro pedindo informações dos cartões de créditos dos fãs. Muitos fãs perdiam dinheiro num e-mail com vírus, que segundos os golpistas tinha parte do livro em anexo.

Leiam mais e protejam-se através da Folha.
 
MEC libera, de graça, quase 1 000 livros na web

Quarta-feira, 17 de novembro de 2004 - 11h12
SÃO PAULO - O Ministério da Educação colocou ontem (16) no ar o portal Domínio Público, que libera gratuitamente para alunos, professores, pesquisadores e internautas em geral cerca de mil obras literárias, artísticas e científicas.

O acervo inclui títulos nacionais e estrangeiros, entre poesia, romances, crônicas, obras sobre filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações.

Só que, por causa da imensa procura, o site já saiu do ar. Quem entra no endereço www.dominiopublico.gov.br encontra o seguinte aviso: "Devido ao grande número de usuários, estamos providenciando o redimensionamento dos equipamentos.". Segundo a assessoria de imprensa do MEC, ainda não há previsão para o portal voltar a funcionar normalmente. A implementação, manutenção e administração do Domínio Público está nas mãos da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) que receberá, em 2005, um investimento de cinco milhões de reais para o projeto.

As obras colocadas na internet são de domínio público ou têm autorização legal de divulgação e exibição. Para compor o acervo, o MEC fechou parcerias com a Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo; Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional; Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina; eBooksBrasil; Project Gutenberg e Phoenix-Library.

O portal conta ainda com acervos de imagens, fonográfico e um multimídia, representados por fotografias documentais e registros da população; mapas populacionais, topográficos, políticos, históricos e geoeconômicos; registro fotográfico dos acervos dos museus de belas-artes e dos memoriais brasileiros; canções populares do Brasil; documentários sobre cultura, sociedade, economia e política; entrevistas com personalidades brasileiras ou estrangeiras; e filmes nacionais, entre outros itens.

Só para avisar, o site já está no ar!
 
NOVIDADE velha hehehe :tsc:

Em 16 de Julho vai sair o sexto livro do harry potter na UK :disgusti:

Harry potter and the half-blood prince
 
Eu morro de inveja de vcs quando eu leio essas coisas... Tipo, aproveitem e muito... se vcs morassem longe de qualquer polo cultural decente, vcs saberiam exatamente como me sinto. :|
 
Por exemplo, aqui em Passo Fundo temos todos os anos a Jornada e a Jordadinha de Literatura. Este ano, só para citar, teremos a presença do prestigiado escritor Jostein Gaarder, de "O Mundo de Sofia". Entre outros vários autores brasileiros. As inscrições são em Julho, e aconteçe durante uma certa semana de Agosto.


E uma notícia bastante pôlemica: Editoras protestam contra 'biblioteca virtual' do Google: afinal, nada vai subistituir as edições encadernadas, costuradas, com capa dura, ou qualquer coisa semelhante :grinlove:
 
Sim, mas na verdade o que vai ser feito, ou melhor, que se pretende fazer no caso não é algo que setencie a extinção as versões "físicas" de livros.

Pra falar a verdade eu fiquei com um conflito interno ao ler a notícia. :think:
 
Foi lançado o livro O Segredo da Guerra. Ah, não vou ficar fazendo propaganda aqui que fica ate feio já falei de mais dele. De qualquer maneira é uma notícia. :)

Outra é que o livro As Cartas de JRR Tolkien será lançado dia 15 de novembro na HobbitCon.
 
:bump:

Uau, o último post desse tópico é 2005.
Enfim, é uma notícia não-merecedora-de-tópico relacionada a literatura. Só para não passar em branco.

Paulo Coelho pirateando seus próprios livros.
http://www.p2p-blog.com/item-466.html

http://www.p2p-blog.com/item-466.html disse:
The best-selling Brazilian author Paulo Coelho told the audience of the Digital Life Design conference last week in Munich that he has been secretly helping online book pirates - and in turn has gotten thousands and thousands of new readers.

Coelho said that he had some great experiences with free promotional book downloads, but oftentimes foreign publishers wouldn't support the idea of giving away his books. So he got creative and mingled with the pirates.

(...)
Desespero? :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo