• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ulisses (James Joyce)

Quase sempre venho para este post: estou lendo o livro, mas empacando - motivos diversos, não só a obra - aí venho aqui recobrar as energias.

Mas, caramba, alguém aí falou do capítulo 7, desmerecendo: o que eu mais gostei! Você, como jornalista, se sente dentro de uma rotativa.

Pior que esse capítulo estilisticamente é foda,da para ouvir o ''barulho'' das máquinas no jornal e toda a confusão que é uma redação,a sonoridade desse capítulo é impressionante mesmo.E a relãção com o pulmão desse capítulo é foda também,após ler ele da uma sensação de estar cansado.Mas como a maioria do resto do livrp peca justamente pelo enredo e a falta de sentimento.
 
É... Interessante... Tá. Capa sem graça. Mas pelo menos nesse caso quero imaginar que a maioria das pessoas não tá comprando pela capa: o que deve ter de neguinho doido pra se desassombrar do Houaiss...
 
Trocentas horas depois eu percebo que tá escrito Ulysses ali na parte verde da capa xD
 
Como assim, "Ulysses" com "y". Vai ficar isso mesmo?
 
eu notei o ULY na primeira linha, senão tb não teria sacado. eu gostei, mesmo. achava que seguiria o padrão da penguin-companhia de ilustrar com quadros, mas assim ficou legal tb

edit: sim, calib, na tradução do caetano ficará ulysses
 
Acho que foi o André Conti, editor da Cia. das Letras, que comentou achar essa a capa mais bonita da parceria Penguin - Companhia.

Não sei. Acho que o afeto dele pela obra falou mais alto. Particularmente gosto bastante da capa de Madame Bovary.
 
Eu achei mais ou menos. Acho que só vou poder dizer se tá bonita ou não quando ver impressa. Assim, nas internets, ficou sem graça.
 
Acho que foi o André Conti, editor da Cia. das Letras, que comentou achar essa a capa mais bonita da parceria Penguin - Companhia.

Não sei. Acho que o afeto dele pela obra falou mais alto. Particularmente gosto bastante da capa de Madame Bovary.

eu tb gosto muito da capa de madame bovary. e adorei a de a outra volta do parafuso tb. :sim:

***

sabem pq eu gostei da capa? eu posso estar aloprando, mas me parece uma brincadeira com aquele pessoal que acha que ulysses é difícil de ler. o ulysses da capa é difícil de ler :sacou:
 
Hahah, boa sacada essa do difícil de ler.

A mim, remete a um labirinto, já ouvi muita gente dizer que se perdeu e acabou abandonando a obra. Se for viajar nesse simbolismo todo acaba que essa é realmente a melhor capa que a parceria já produziu.
 
ai, ai :no:




A mim também me veio a ideia de um labirinto.
O que não deixa de ser outra forma de dizer que é "difícil de ler".
Certamente não foi só para ser "cool".
 
Hahaha sim, pensei num labirinto também, por isso demorei pra perceber o que tava escrito xD
 
Será que ler os "Dublinenses" seria uma "introdução à linguagem" de Joyce, Mavericco?

Em alguns capítulos do Ulysses sim, como o 10 (The Wandering Rocks, baseado num pequeno trecho da Odisseia), cuja composição lembra bastante a do Dublinenses por tratar da vida de várias pessoas como vários contos reunidos ou várias rochas uma ao lado da outra. Esse capítulo inclusive é considerado a representação microcósmica do livro inteiro, como o Canto XXVI do Inferno seria pra Divina Comédia...

Além do Dublinenses te apresentar a muitos personagens do Ulysses... O Joyce inicialmente queria que o Ulysses fosse o último conto do Dublinenses, aliás.

Mas, de modo geral, como introdução linguística ao todo em algumas partes ajuda pouco, visto o caráter metamorfósico (proteico) do livro... Apesar de ser bem bacana o Dublinenses. A gente já até analisou o último conto, um dos melhores do século XX

http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php/22581-17º-Conto-Os-Mortos-(James-Joyce)
 
Essa edição da Penguin virá com qual tradução, já que nenhuma das existentes é da Cia. das Letras?
 
Como assim não gostaram da capa? Eu achei ela incrível. Sério mesmo. E não é apenas um labirinto, é um labirinto em que as paredes não se encontram, elas são independentes.
 
Não assumi a ideia do labirinto com muita segurança justamente por isso: as paredes não se encontram. Mas eu não faço a mínima ideia do que isso significa ou como dialoga com a obra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo