• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

UFMG faz composto capaz de dissolver quase qualquer coisa

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Não importa se é pedra, cabelo, madeira ou carne. Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criaram um composto capaz de dissolver praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico em até 30 minutos.

"Outros agentes conhecidos e comuns de solubilização demoram cerca de 12 horas para dissolver, por exemplo, amostras de unhas ou de fios de cabelo, enquanto o nosso realiza essa solubilização em cerca de meia hora",
diz um dos autores da descoberta, Claudio Donnici, do Departamento de Química.

Batizado de Universol, o novo produto resolve um antigo problema que envolve muitos solventes: ele é capaz de dissolver sem alterar a composição química das amostras analisadas.

Ou seja, poderia ser usado para testes de controle de qualidade ou mesmo para verificação da presença de substâncias ou elementos tóxicos, como metais pesados.

Além disso, diferentemente do que ocorre em muitas outras técnicas, funciona em temperatura ambiente e não precisa de métodos adicionais, como micro-ondas e ultrassom. Isso economiza tempo e energia no processo.

"Com certeza nossa metodologia torna os métodos analíticos mais baratos e mais eficientes, pois encurta o tempo global de análise e possibilita maior número de análises com menos custos de outros métodos adicionais e de outros agentes que, em geral, também são corrosivos e perigosos"
diz Donnici.

A patente do Universol já foi requerida e, por conta disso, os pesquisadores não podem revelar detalhes de sua composição ou de seu processo de fabricação.

Os cientistas, que incluem ainda o professor da UFMG José Bento Borba da Silva, afirmam que podem transferir rapidamente a tecnologia de produção para as indústrias interessadas.
"Nossos laboratórios estão abertos às demandas de instituições de pesquisa e empresas",
completa Donnici.

Os técnicos de laboratório não precisam ter medo de manusear o Universol: ele não dissolve vidro e plástico.

 
Última edição:

Alassë

Pasteleira
Interessante, mas não vai substituir métodos de abertura de amostra não destrutivos, que podem consumir mais energia, mas em geral são menos poluentes, no sentido de não gerarem resíduos tóxicos.
 

Lew Morias

Luck is highly overrated
Muito bacana a notícia. Mas poderia conter mais detalhes sobre como o composto funciona... Alguém que seja da área possui tem alguma noção sobre um possível mecanismo de ação de uma substância como essa?

Morfs, conserta o link da fonte. Não tá levando a site algum.
 

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Muito bacana a notícia. Mas poderia conter mais detalhes sobre como o composto funciona... Alguém que seja da área possui tem alguma noção sobre um possível mecanismo de ação de uma substância como essa?

Morfs, conserta o link da fonte. Não tá levando a site algum.
Pronto, obrigado por avisar, o erro foi meu.
 

Oakenshield

Usuário
Ao ler o título do tópico, lembrei logo dos filmes da franquia Alien, em que o sangue das criaturas corroía quase tudo.
Sou leigo nesse assunto e gostaria de saber se o composto seria como um solvente ou como um ácido mesmo.
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.495,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo