• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ué??? Que raça é essa?

O que mais me impressiona é o fato de ele chegar saltitando, batendo e cantando como se nada fosse, prova que apesar das dificuldades ele não usou nem uma vez todo o seu poder (nem para fugir do poder do anél, pois mesmo perante ele agiu calmamente).

obs.: sobre ofender o Tom, eu tava brincando haha...

Isso é fácil de explicar: é pq ele tinha muito mais poder. Quando se tem "poder" costuma-se ficar calmo diante de qualquer circunstância, pois sabe-se que, "se precisar", você pode elevar o nível de poder e se garantir.

Por isso que ele ficaria calamo com o Um, afinal este seria obra de um pupilo, que não teria como (Valar x Maiar) superar o mestre de forma alguma. Era um brinquedo no qual ele não conseguiria prender a atenção, diante do todo de Arda.
 
Entendo. Mas quanto a possibilidade de ele ser Aulë, já é mais dificil. Tom é casado com Fruta D'Ouro (duvido muito que ama tanto outra criatura como ama ela, até colher neúfares ele vai), e Aulë tem Yavana Kementári
 
É verdade, Aulë tem Yavanna. Se fosse pra eu chutar um Vala para "caracterizar" Tom, esse seria Ulmo. Fruta D'Ouro era a "filha do rio", como era chamada. Se fosse uma Maia, por exemplo, eu diria [chutaria] que ela é da família de Ulmo.
 
Nossa... Tolkien realmente deixou um belo mistério no ar quando colocou esses dois na história... nem a raça ele especificou :think:.Por isso eu prefiro nem chutar de que raça eles são (apesar de tarem umas boas suposições nesse tópico)
 
Mas e quanto aquela fala, que Tom diz ter descido a Arda antes de Melkor? Isso já exclui todos os ainur, já que Melkor foi o primeiro ainu que desceu a Arda.
 
Eu só acho que ele é muito intrigante/discutido exatamente porque Tolkien não oferece muitas informações sobre ele. Se Tolkien deixasse aquela passagem na qual ele aparece e disse quem ele é, o que ele faz e porque diabos o anel não o afeta, geral não daria a mínima para ele.
E se nem Tom soubesse na verdade quem ele é? hehehe :lol:

Talvez o anel até o afetasse, mas ele não dava a mínima. Algo como quando você sente cheiro de chocolate, mas já está satisfeito e não dá a mínima para o docinho. É o que Deriel falou. No caso do chocolate o cheirinho gostoso até afeta, mas não desperta interesse/vontade.

Claro, tirando os "ventinhos" de O Retorno do Rei, né? :hanhan:

Talvez eu ainda escreva um artigpo mais longo sobre o caso, mas que no SdA Tom dá uma sensação de Aulë, bom, ô se dá.
Aulë é o vala que cria os anões, não é? O que o teria levado a vir morar em Arda? Será que era pra ficar mais perto da sua criação?
 
Haran Alkarin disse:
Mas e quanto aquela fala, que Tom diz ter descido a Arda antes de Melkor? Isso já exclui todos os ainur, já que Melkor foi o primeiro ainu que desceu a Arda.
Ele diz assim mesmo?! Pois quem sabe ele não é Eru Ilúvatar?
Aí começa especulações tude novo...ai ai.
 
Ele diz assim mesmo?! Pois quem sabe ele não é Eru Ilúvatar?
Aí começa especulações tude novo...ai ai.
Eu sempre pensei assim, mas a idéia de Aulë - Yavanna ficou muito boa também.
Se for Eru tem um problema, quem é Fruta d´ouro? Caso a gente compare Eru com o Deus cristão, ele não precisa de um companheira. Imagina só Frodo ter se hospedado na casa de Eru!!!!
 
Mas e quanto aquela fala, que Tom diz ter descido a Arda antes de Melkor? Isso já exclui todos os ainur, já que Melkor foi o primeiro ainu que desceu a Arda.

Eu tinha me esquecido desse detalhe. Eru não pode ser pelos motivos já ditos por Peonia... O certo então é voltarmos às antigas teorias que dizem que ele é um espírito da floresta, e somente isso!

Ana Lovejoy disse:
Se Tolkien deixasse aquela passagem na qual ele aparece e disse quem ele é, o que ele faz e porque diabos o anel não o afeta, geral não daria a mínima para ele.

É verdade, e disso discussões como essa não existiriam. Mas quem sabe Tolkien não tenha dito quem ele é, e pediu a Christopher para nunca revelar, ou revelar depois de muito tempo, ou passasse a algumas gerações até ser revelado. Eu morreria sem saber quem diabos é Tom :lol:
 
É verdade, Aulë tem Yavanna. Se fosse pra eu chutar um Vala para "caracterizar" Tom, esse seria Ulmo. Fruta D'Ouro era a "filha do rio", como era chamada. Se fosse uma Maia, por exemplo, eu diria [chutaria] que ela é da família de Ulmo.

Ulmo casando com a própria filha? claro que não... (será que Tolkien tinha tanto gosto assim pela parte ruim da história de Túrin)...
 
Ulmo casando com a própria filha?

Os Valar não têm filhos. Ela poderia talvez ser uma Maia dele, como a esposa de Ossë, por exemplo, cujo nome me esqueci.

Mas já que o próprio Tom disse, ele veio antes dos Ainur; então não tem como ele ser um Vala, ou Eru [já que tem Fruta como esposa].
 
Mas já que o próprio Tom disse, ele veio antes dos Ainur; então não tem como ele ser um Vala, ou Eru [já que tem Fruta como esposa].
É mesmo! Pois ele é outra coisa que não foi mencionada. Ou ele é um outro Ainu que desceu a Arda antes, e isso não foi explicado.

Poderia não ser um Maiar?

Hà muitas coisas que poderiam ser levantadas sobre isso.
Mas Maia, se ele disse que veio antes dos Ainur, e os Maiar vieram depois que os Valar, que eram Ainur que desceram à Arda. Acho que não.

O certo é que vamos discutir isso pela eternidade sem ter nenhuma informação concreta.
 
Os Valar não têm filhos. Ela poderia talvez ser uma Maia dele, como a esposa de Ossë, por exemplo, cujo nome me esqueci.

Mas já que o próprio Tom disse, ele veio antes dos Ainur; então não tem como ele ser um Vala, ou Eru [já que tem Fruta como esposa].

Engana-se quando diz que Valar não tem filhos... eles podem tem filhos sim, contanto que casem-se com os filhos de Eru (elfos, humanos, anões ou hobbits)... Só não podem ter filhos num casamento entre Valar.

Como explicaria Luthien se os valar ou maiar não pudesse ter filhos?
 
Eu me referia mesmo ao casamento entre Valar. Ulmo teria relações com quem? Nem casado ele era... Fruta D'Ouro talvez poderia ser como a esposa de Ossë, Uinen [lembrei-me do nome].
 
Pelo que eu tinha entendido sobre o que falaram Tom (Ulmo na teoria) casaria com Fruta D'Ouro (filha de Ulmo na teoria), portanto com a própria filha... isso é no minimo estranho e impossivel então, uma das ipóteses deve ser descartada, ou Tom é Ulmo ou Fruta D'Ouro é uma filha de Ulmo, com sei lá quem...
 
Mas não tem como D'Ouro ser filha dele, já que ele não tinha uma esposa Vala, e já que não é dito que ele teve relações com uma elfa, por exemplo. E eu acho que para que ele se comprometesse com uma elfa, ele teria que trocar de corpo. Agora, se você se refere ao fato de que ela ser chamada de "Filha do Rio" tem alguma referência com relação à "Filha de Ulmo", eu diria que Filha do Rio é uma metáfora, somente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo