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Uber x carro próprio: qual é o mais econômico para o seu bolso?

Fúria da cidade

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Não adianta negar: nossa vida mudou muito desde a invenção dos aplicativos de transporte. Tarde demais para pegar um ônibus? Vontade de sair para beber? Não importa o motivo, basta abrir o aplicativo para ter um motorista à sua disposição.

O melhor de tudo é que você ainda paga pouco por esses serviços, a ponto de muita gente decidir vender o carro próprio para andar apenas de Uber, 99 ou Cabify. Será que realmente vale a pena trocar o veículo pelo transporte compartilhado?

Comparando custos

Em primeiro lugar, saiba que não há resposta pronta para essa pergunta, pois vários pontos precisam ser levados em conta. Um carro tem custo alto, mesmo que já seja quitado ou fique parado na garagem a maior parte do tempo. Tem IPVA, manutenção, seguro, estacionamento, multas e combustível.

Isso porque nem estamos considerando a depreciação de seu valor, que você sente no bolso na hora de trocar de veículo. Ou seja: quanto menos sai com seu carro, menos vantajoso ele se torna.

Carro próprio x aplicativo

Para saber se andar de carro próprio vale mais a pena que aplicativos de carro, vamos imaginar um cenário em que você é dono de um veículo Gol 2019. Segundo as pesquisas que realizei sobre esse carro, na região de São Paulo, são gastos por volta de R$ 8.000 por ano com seguro, impostos e depreciação.

Com esse mesmo valor e período, você consegue fazer cinco corridas de R$ 30 por semana no Uber.
Se acrescentarmos os custos de manutenção e combustível para rodar 10 mil quilômetros por ano, considerando a gasolina ao custo de R$ 4,20 por litro, seu gasto chega perto de R$ 4.200 ao ano.

Mais despesas

Adicionando despesas de pedágio, estacionamento, multas e afins, o custo salta para algo em torno de R$ 5.500. Até o momento, o valor já chega em R$ 13,5 mil por ano, o que representa R$ 1.125 de gastos por mês.
Se vender seu carro por R$ 30 mil e aplicar o dinheiro num investimento que renda 0,5% ao mês, você terá um ganho anual de R$ 1.500 por ano sem nenhum esforço. Se mora em prédio, pode ainda alugar sua vaga de garagem ao valor médio de R$ 150, obtendo um total de R$ 1.800 por ano.

Simule corridas

Para se ter uma ideia de quanto você gasta com aplicativos, sugiro que simule vários trajetos comuns à sua rotina em diversos horários –uma vez que há variação de preço a depender da hora do dia.

Supondo que use carro compartilhado uma vez por dia e sua média de gastos seja de R$ 25 por corrida, você terá ao longo de 30 dias uma despesa de R$ 750. Comparando com os gastos do carro próprio, fica R$ 375 mais barato por mês. Se a intenção é economizar ainda mais, você pode alternar com meios de transporte como metrô, ônibus e bicicleta.

Ficar sem carro não é tão fácil

Naturalmente, vender o carro para ficar só com o aplicativo não é algo tão simples assim. Para muitas pessoas a comodidade que o carro traz vale o custo para mantê-lo. Trata-se de uma questão pessoal, sem certo ou errado.

Se depende de carro para trabalhar, fica o dia inteiro rodando na rua e está sempre fazendo viagens, é bem provável que ficar com o veículo seja mais vantajoso para seu estilo de vida.

Porém, se não vê tanta necessidade de ter um automóvel e acha mais confortável chamar um carro a hora que quiser, além de não se importar de usar outros meios de transporte, os aplicativos são a melhor alternativa. Antes de tomar sua decisão, coloque todos os gastos na ponta do lápis e veja qual opção oferece maior economia.

https://descomplique.blogosfera.uol...rio-qual-e-o-mais-economico-para-o-seu-bolso/

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Velha e boa discussão pra quem tem dificuldade de optar apenas entre esses dois seja por conforto ou por necessidade.
 
Não sei nem dirigir ainda, nem acho que farei escola tão cedo. Não sinto falta de ter carro nem de estar ao volante. Nasci para o futuro, onde os carros serão automáticos.
Estou no aguardo de o futuro chegar. :dente:

Minha rotina diária faço tranquilamente com ônibus.
Quando chove, ou preciso andar à noite, quando enfim por alguma razão anormal eu não ache o ônibus uma boa ideia, chamo um Uber e não me dói no bolso.
 
Só tenho carro pelo simples fato que no meu trabalho viajo muito a serviço e tenho que atender com regularidade vários clientes na zona rural de pequenas cidades e precisando levar sempre peso (ferramentas e equipamentos de teste/medição). Fora dessa situação e estando na minha cidade, faço quase tudo que preciso a pé, pois moro num bairro muito bem servido de serviços.
 
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Reactions: fcm
Tem três tópicos sobre Uber no Atualidades. Não sabia onde postar isto. Talvez fosse melhor reunir todos eles num só, mas enfim...

 
Acho que so vou ter carro proprio quando os veiculos eletricos se tornarem comuns. Mas estou satisfeito em pegar transporte por aplicativo e o fato de nao ter carro nao me faz falta e nem faz falta para meu ego.

A unica coisa ruim e que homem sem carro faz menos sucesso com as mulheres( pelo menos e o que dizem).
 
Acho que so vou ter carro proprio quando os veiculos eletricos se tornarem comuns. Mas estou satisfeito em pegar transporte por aplicativo e o fato de nao ter carro nao me faz falta e nem faz falta para meu ego.

A unica coisa ruim e que homem sem carro faz menos sucesso com as mulheres( pelo menos e o que dizem).
mulher quer homem que saiba fazer o almoço da semana e uma boa faxina

o resto é detalhe
 
Nunca tive carro e nunca me fez falta pra arranjar mulher. Só ajuda pra quem gosta de maria-gasolina. Mas daí vai de cada um... Nunca almeijei a ser um pegador também. 🤭
 
Eu só tenho carro por mera necessidade profissional que o utilizo pra trabalhar nos finais de semana pra poder ter condição de transportar com total segurança ferramentas de trabalho e equipamentos. Durante o resto da semana a bicicleta é a minha melhor amiga.
 
Os custos para manter um carro não são baratos, mas está sendo minha salvação nesta época de pandemia.
 
Se dependesse somente de mim eu não teria carro. O carro é um sorvedouro de recursos, nas décadas anteriores era um símbolo de status, as pessoas não se importavam em dispender recursos e o governo aproveitava para "enfiar a faca." Em breve, não valerá à pena nem mesmo ter uma residência na cidade, estou pensando em construir uma casa sobrevivencialista na zona rural, igual ao Júlio Lobo:
 
Última edição:
Carro é mesmo um ralo pra dinheiro.
Se eu ainda morasse em São Paulo, não teria carro nem a pau. Vivia à base de andar de metrô e achava uma maravilha.

Vivendo no interior, com as características da minha cidade (é só morro nesse diacho!), ainda não estou disposto a dispensar o carro próprio. Uso pouco, ainda assim, e tenho consciência da despesa que me gera no ano...
 
A escolha pela indústria de automóveis no Brasil foi um desastre para o transporte coletivo e de cargas. Destruiu a malha ferroviária (é tão ridículo pensar que isso realmente aconteceu em um país de dimensões de terreno e costa continentais) e capou o investimento em metrôs e bondes.

O povo adora falar das AutoBahns alemãs. Mas as estradas, pelos menos do estado de São Paulo, deixam elas no chinelo no quesito estrutura. A grande diferença é que não se vê caminhões por lá, o que requer muito menos manutenção e diminui muito os acidentes.

Transporte urbano é difícil generalizar porque cada cidade tem sua necessidade específica e lida melhor ou pior com isso. Quem mora em um lugar que carro não faz falta alguma tem um baita incremento na qualidade de vida.
 
Completando: criaria cavalos ou jumentos, teria uma charrete e me deslocaria para a cidade de charrete ou à cavalo.
 
Se dependesse somente de mim eu não teria carro. O carro é um sorvedouro de recursos, nas décadas anteriores era um símbolo de status, as pessoas não se importavam em dispender recursos e o governo aproveitava para "enfiar a faca." Em breve, não valerá à pena nem mesmo ter uma residência na cidade, estou pensando em construir uma casa sobrevivencialista na zona rural, igual ao Júlio Lobo:

Eu já vivo a pouco mais de um ano na zona rural porque pra mim grandes cidades são ótimas pra compras, restaurantes, exposições, cursos, lazer em geral, praticamente tudo exceto morar.

Como engenheiro elétrico e trabalho com projetos sustentáveis, até acho faço algumas coisas visando ter a maior autossuficiência possível. Fiz um projeto pra no máximo 5 anos poder colher mais de 90% do que mais consumo e gosto na minha alimentação pra não precisar por os pés em um supermercado tão cedo.
 
Eu já vivo a pouco mais de um ano na zona rural porque pra mim grandes cidades são ótimas pra compras, restaurantes, exposições, cursos, lazer em geral, praticamente tudo exceto morar.

Como engenheiro elétrico e trabalho com projetos sustentáveis, até acho faço algumas coisas visando ter a maior autossuficiência possível. Fiz um projeto pra no máximo 5 anos poder colher mais de 90% do que mais consumo e gosto na minha alimentação pra não precisar por os pés em um supermercado tão cedo.
Muito legal, também tenho essa perspectiva de autosuficiência. Aqui, pelo menos, pagamos 100% de tx. de esgoto na conta de água, o ICMS está cada vez mais caro na conta de luz, tx. de iluminação pública etc. Os preços da energia elétrica estão cada vez mais absurdos. Estão "enfiando a faca".
 

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