• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tyranossaurus Rex - Predador ou mero carniceiro?

Legolas Greenleaf disse:
Não é tão difícil achar carniça se vc tiver um faro bom, o que provavelmente ele tinha. Além do mais, o T-rex era ruim pra correr atrás da presa, mas na hora de assustar ele era muito bom. Imagino que, muitas vezes, ele simplesmente esperasse um dinossauro matar o outro, espantava de lá o vencedor da batalha, e comia o que já estava no chão.

E caso o animal não quisesse fugir, melhor, era só abaixar e morder!
 
Legolas Greenleaf disse:
Não é tão difícil achar carniça se vc tiver um faro bom, o que provavelmente ele tinha. Além do mais, o T-rex era ruim pra correr atrás da presa, mas na hora de assustar ele era muito bom. Imagino que, muitas vezes, ele simplesmente esperasse um dinossauro matar o outro, espantava de lá o vencedor da batalha, e comia o que já estava no chão.

É só especulação minha, não sei se ele tinha inteligencia pra esperar uma briga terminar antes de interferir, mas tenho certeza de que, se ele chegasse enquanto os predadores já tinham matado a presa e ainda estavam se banqueteando, ele poderia muito bem expulsá-los e comer o que sobrou. O bicho não tinha braços nem pernas decentes, mas mandíbula.... :mrgreen:
Poxa, muito bem pensado, é bem provável que o Tiranossauro seguia esse procedimento mesmo.
 
achismos... :roll:

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos :roll:
 
Omykron disse:
achismos... :roll:

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos :roll:
Deve ser legal ser paleontólogo hein?
Ih, é mesmo, eu esqueci, vc não é, é só tirador de onda mesmo.
 
O Omykron não passa de um pela saco. :roll:

Bem, provavelmente o T - Rex comia carniça mesmo.
O procedimento de esperar os menores matar para
espantar e pegar tambem é uma boa possibilidade.
Mesmo que tivessem em grupo ele era grandão.

Outra teoria (mas acho q é menos provavel) baseada
nos peixes e´a dele ficar esperando uma presa chegar perto
e quando ele vier ele ataca :roll:
 
Pra mim o T-Rex é o maior malzão da história, com dentes grandes e cara de mau até que se prove ao contrário. :lol:
 
Muot-Hart disse:
Omykron disse:
achismos... :roll:

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos :roll:
Deve ser legal ser paleontólogo hein?
naum deve ser naum, passar dias em desertos quentes, procurando osso... isso parece coisa de cão..
Muot-Hart disse:
Ih, é mesmo, eu esqueci, vc não é, é só tirador de onda mesmo.
pelo menos eu naum me axo um alan grant :lol: :lol:

O Omykron não passa de um pela saco
não, eu sou o coelinhu da pascoa.


vcs naum perceberam que o T-rex eh na verdade um filhote ornitorrinco com coruja que foi abortado?
 
achismos...

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos
Na verdade, tudo o que "sabemos" sobre as coisas que aconteceram na pré-história (ou seja, antes da invenção da escrita), não passam de achismos. Mas não são frutos simplesmente de sonhos que os historiadores tiveram e quando acordaram pensaram "é mesmo, os dinossauros andavam em bandos". Todos eles são chutes direcionados, baseados em evidencias e, muitas vezes, em provas. Vários deles são tão bem sustentados que são dados como verdades, como exemplo temos o darwinismo, que ainda foi usada de base para a criação do neodarwinismo, que amarrou muitas pontas soltas na teoria original.

É um fato que o tiranossauro era enorme e, consequentemente, precisava de muita comida pra se alimentar. Se realmente ele era um carniceiro como diz essa teoria, não seria o bastante se alimentar da mesma maneira que outros dinossauros carniceiros, que muitas vezes eram do tamanho de galinhas. Ele precisava de um método melhor para conseguir carniça, e aquele que eu pensei explicaria bem.

Além disso, as mandibulas dele eram muito desenvolvidas, o que não é necessário em um carniceiro. Portanto, podem muito bem ser resultado da seleção natural. Aqueles que tinham as mandibulas desenvolvidas conseguiam espantar os predadores e se apossar da presa, já morta. Aqueles que não tinham acabavam não conseguindo espantar os predadores e morriam de fome, ou talvez até assassinados pelos próprios dinossauros que estavam tentando espantar. Não sei, existem N possibilidades.
 
Legolas Greenleaf disse:
achismos...

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos
Na verdade, tudo o que "sabemos" sobre as coisas que aconteceram na pré-história (ou seja, antes da invenção da escrita), não passam de achismos.
ta, mas até agora naum foi apresentado nenhum site ou local que eu possa procurar e axar uma informação cientifica, com toda a credibilidade. até lah, eh tudo achismo...
(saudade de ciencia... )
 
Pois é.

Eu também vi ese documentário. O cara me impressionou principalmente quando disse que os predadores precisam saltar para matar uma presa, e após o impulso sempre se apóiam nas patas dianteiras. Se o T-Rex fosse fazer isso, como não tem braços longos, iria ter que se apoiar na cabeça, e a ossadura do pescoço não agüenta. Quebra o pescoço e vai pro saco. Olha só, faz sentido. Todos os caçadores terrestres grandes têm as patas dianteiras desenvolvidas para isso.

E não é porque estamos falando de milhões de anos que vai ser, necessariamente, achismo. Ossadas dão base científica para falar de anatomia e fisiologia, os fósseis de pegadas para falar da velocidade, etc.
 
Omykron disse:
Muot-Hart disse:
Omykron disse:
achismos... :roll:

normalmente os outros dinossaurus caçavam em bandos... poucos atacavam sozinhus. mas tudo naum passa de achismos de leigos :roll:
Deve ser legal ser paleontólogo hein?
naum deve ser naum, passar dias em desertos quentes, procurando osso... isso parece coisa de cão..
Muot-Hart disse:
Ih, é mesmo, eu esqueci, vc não é, é só tirador de onda mesmo.
pelo menos eu naum me axo um alan grant :lol: :lol:

O Omykron não passa de um pela saco
não, eu sou o coelinhu da pascoa.


vcs naum perceberam que o T-rex eh na verdade um filhote ornitorrinco com coruja que foi abortado?


Hahhahaha :lol:
Muito engraçado :lol:

Só pra não deixar o coitado triste




Nos estamos levando em considereção os metodos
mais comuns de cassa.
Quem sabe ela não atacava com o rabo ou algo assim ? :mrgreen:
 
Qndo eu li o título do tópico logo pensei: "meio difícil, com aquele tamanhão todo..." Mas até q justamente esse tamanho pode ajudar nisso, como foi dito. Afinal, espantaria os caçadores com a presa ainda inteirinha.

Deixa eu comentari aqui umas outras coisas, então...
Não tem mto como comparar a possível caçada dos T Rex com os animais atuais, pois os únicos bípedes e predadores(?) sem asa somos nós (e talvez mais um ou outro q eu não estou lembrada). Essas patas dianteiras bem desenvolvidas para a caça, q foi citada (não estou achando por quem pra ver melhor qual foi a frase) são as mesmas usadas para conseguir uma boa velocidade quadrúpede.

Mas essas patas não são essenciais pra velocidade, vide os avestruzes. Bípedes, com asas praticamente inúteis e altamente velozes.

As mandíbulas bem desenvolvidas q o Legolas falou q não seriam necessárias para carniceiros deve ter sido só em relação ao tamanho... já q não dá pra saber direito como era além dos ossos e as hienas (carniceiras) tem uma das mordeduras mais fortes do reino animal. E elas roubam as presas recém-matadas por guepardos (chita, cheetah, whatever)... tá certo q chita é solitário e com leões elas não se metem...


Ah, sim, faz tempo q não leio qq coisa sobre dinos, mas da última vez ainda não tinham achado fósseis bem conservados dos T-Rex, ou das mãos deles em especial. Alguma coisa assim.
Sem contar q deve ser mto difícil adivinhar corretamente como eram os hábitos desses bichos. O tipo de alimentação pode ser suposto a partir dos dentes, mas acredito q um carniceiro e um caçador tivessem os msms.
O fato de alegar q alguns andavam em grupo é por terem encontrado várias ossadas próximas...

Desculpem se ficou confuso...
Ah, e aproveitando: semana q vem terá a 1ª Jornada Fluminense de Paleontologia, na Unirio. Pra quem se interessar e puder ir, deem uma procurada no site da universidade e vejam se descobrem alguma coisa... eu não consegui descobrir mto. Mas as inscrições vão até o dia 2, dia q começa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo