Bah, eu estava me preparando pra abrir esse tópico, seu chato
Bem, eu conheci Týr ano passado com o último cd deles, o
Ragnarok, que foi o melhor cd do ano, imo. Logo corri atrás do resto do material da banda e hoje eu posso dizer que está entre as minhas bandas favoritas.
Eles tem 3 álbuns de estúdio apenas:
How Far to Asgard (2002)
Esse disco de estréia é o pior dos 3, na minha opinião, mas já mostrava a evidente qualidade da banda. Mostrava um som original, um viking metal com influências progressivas, com músicos tecnicamente muito bons. Esse cd, no entanto, peca por ser muito lento e mais do que isso, tem umas músicas simplesmente ruins. Mas ainda assim já são encontradas algumas pérolas, como a primeira faixa
Hail To The Hammer que é uma das melhores da banda e outras como
The Rune e
Ormurinn Langi (que originalmente é uma música folclórica das ilhas Faroe).
Tem Mp3 disponíveis no site:
Hail To The Hammer
The Rune
Ormurinn Langi
E clipes:
Hail To The Hammer
Eric The Red (2003)
Logo no ano seguinte o Týr muda o vocalista e lança um álbum espetacular! É o melhor trabalho da banda e um dos melhores cds que eu já ouvi na vida, uma verdadeira obra prima. Tem todos os elementos que o cd anterior já mostrava mais muito mais, tudo o que faltava também. Conta com 4 músicas folclóricas nórdicas metalizadas em versões simplesmente fantásticas. Não há músicas ruins aqui, mas eu destacaria algumas, como a
The Edge,
Dreams,
The Wild Rover,
Alive e
Eric The Red (que mostra uma crítica sobre a influência crescente do cristianismo nos países do norte que deixaria Nietzsche orgulhoso).
Mp3:
The Edge
Clipes:
Regin Smidur
Ragnarok (2006)
Depois de um hiato de 3 anos a banda aparece com outro trabalho fantástico. Não sei com certeza, mas esse me parece ser um cd conceitual mas é sem dúvida o álbum mais metal deles, com uns riffs fudidos e alguns solos monstruosos. É cheio de interlúdios entre as músicas, alguns muito bonitos, fazendo com que o cd flua naturalmente. Minhas preferidas são
The Hammer of thor,
The Ride to Hell,
Wings of Time,
The Hunt e
Lord of Lies.
Mp3:
Wings of Time