• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Túrin teve filhos?!!

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Relendo o Silmarillion, encontrei o seguinte trecho, que me deixou em dúvida:
" Mas quando se passaram 3 anos do saque a Nargothrond, Turambar pediu novamente a mão de Níniel e jurou que agora se casaria com ela ou voltaria a guerrear nos ermos. E Níniel aceitou com alegria. O casamento foi no solstício de verão...Na primevera do ano seguinte, Nínel concebeu e ficou triste e abatida" . O Silmarillion, pag: 281.

Túrin e Níniel tiveram um filho? Se sim, por que ele nunca foi citado?!!! Ou esse CONCEBEU, não tem nada haver?
 
:think:
Estranho parece que esse "concebeu" está no sentido de ter um filho mesmo, mas que eu saiba, e pelo que eu pesquisei aqui, ele não teve nenhum não.
 
pro Turin seria interesante ele n ter filho nenhum, pois a maldição poderia passar para seu herdeiro, mas oa q me costa ele n teve filhos, pois seria uma dinastia inteira de tragedias
 
"In the spring of the year after Níniel conceived, and she became wan and sad; and at the same time there came to Ephel Brandir the first rumours that Glaurung had issued from Nargothrond.
 
Receio que Niniel concebeu uma criança morta, que a Maldição de Morgoth, tenha atingido a Túrim, através de uma próle morta.
Ou como já dito, Niniel tenha morrido grávida, mas prefiro pensar em uma crinça morta (mesmo acreditando que Tolkien não escreveia algo desse escalão)
:think:
 
De acordo com a Enciclopédia Valinor:

"Eventualmente Túrin e Níniel se casaram e ela engravidou. Foi quando Túrin enfrentou e matou Glaurung desmaiando junto ao corpo do dragão devido aos ferimentos. Níniel ao encontrá-lo, por achar que ele estava morto e agora ciente que era sua irmã (pois o feitiço de Glaurung se dissipara com a morte do dragão), em desespero se jogou do Cabed-en-Aras."

Pelo menos aí não fala nada do filho deles ter nascido. Eu acredito que Nienor deve ter morrido grávida mesmo.
 
A história deles toda ela é repleta de tristezas e numa das quais mais se encherga a maldição de Morgoth, sendo essa uma das poucas linhas da trama no qual Tolkien realmente pegou pesado, mas, quase nada é mencionado com relação ao filho deles, por tanto é muito provável que ela tenha morrido grávida e que este tenha sido um dos motivos pelos quais ela decidiu pelo suícidio.

É provavel, também, que a tradução tenha sido, pra variar, meio porca por isso que o termo concebeu foi usado como engravidar, mas é necessária a leitura do texto original.
 
Última edição:
É provavel, também, que a tradução tenha sido, pra variar, meio porca por isso que o termo concebeu foi usado como engravidar, mas é necessária a leitura do texto original.

O Panda disponibilizou o trecho original aí, ó:

"In the spring of the year after Níniel conceived, and she became wan and sad; and at the same time there came to Ephel Brandir the first rumours that Glaurung had issued from Nargothrond.
 
Uhnn, me dei ao trabalho de ir buscar num dicionario ingles-ingles o significado de conceived, taí o que eu achei...

. 1. To become pregnant with (offspring). - Ficar grávida de.
2. To form or develop in the mind; devise: conceive a plan to increase profits.
Formar ou desenvolver uma ideia.
3. To apprehend mentally; understand: couldn't conceive the meaning of that sentence.
Entender.
4. To be of the opinion that; think: didn't conceive such a tragedy could occur.
Ter uma determinada opinião.
5. To begin or originate in a specific way: a political movement conceived in the ferment of the 1960s.
Começar algo de uma certa forma.
v.intr.
1. To form or hold an idea: Ancient peoples conceived of the earth as flat.
2. To become pregnant.

Ou seja, ela não necessariamente teve a criança mas, sim ficou grávida, mesmo a expressão estando no passado, porque a situação ocorreu no passado, ela ainda estava grávida quando o que aconteceu foi escrito...
 
Ele definitivamente não teve a criança. Não é dito em nenhum dos textos sobre a história de Túrin. Se ela tivesse tido, certamente a criança seria mencionada, principalmente sobre o destino dela com a morte dos pais.

Ela ficou grávida e se matou grávida - afinal, um dos motivos do suicídio foi justamente saber que ela era irmã de Túrin e estava carregando um filho dele no ventre.
 
Uhnn, me dei ao trabalho de ir buscar num dicionario ingles-ingles o significado de conceived, taí o que eu achei...

. 1. To become pregnant with (offspring). - Ficar grávida de.
2. To form or develop in the mind; devise: conceive a plan to increase profits.
Formar ou desenvolver uma ideia.
3. To apprehend mentally; understand: couldn't conceive the meaning of that sentence.
Entender.
4. To be of the opinion that; think: didn't conceive such a tragedy could occur.
Ter uma determinada opinião.
5. To begin or originate in a specific way: a political movement conceived in the ferment of the 1960s.
Começar algo de uma certa forma.
v.intr.
1. To form or hold an idea: Ancient peoples conceived of the earth as flat.
2. To become pregnant.

Ou seja, ela não necessariamente teve a criança mas, sim ficou grávida, mesmo a expressão estando no passado, porque a situação ocorreu no passado, ela ainda estava grávida quando o que aconteceu foi escrito...

Muito bom His... Eu ia fazer isso, mas não deu tempo porque tive que voltar pro trabalho.

Eu acho que vocês tão procurando chifre em cabeça de cavalo gente. É sabido que a Níniel morreu grávida. Tem até um tópico no "E Se..." perguntando "E se o filho de Túrin tivesse nascido?".

Tenho certeza que se isso tivesse acontecido, Tolkien não teria deixado tão implícito assim e ia contar a história de mais um desgraçado.
 
Ele definitivamente não teve a criança. Não é dito em nenhum dos textos sobre a história de Túrin. Se ela tivesse tido, certamente a criança seria mencionada, principalmente sobre o destino dela com a morte dos pais.

Ela ficou grávida e se matou grávida - afinal, um dos motivos do suicídio foi justamente saber que ela era irmã de Túrin e estava carregando um filho dele no ventre.


Trocando alhos por bugalhos foi bem isso que eu disse mais alí em cima, sem falar que Thali está certo quando diz que

Tenho certeza que se isso tivesse acontecido, Tolkien não teria deixado tão implícito assim e ia contar a história de mais um desgraçado.

Até porque seria muita crueldade de Tolkien se essa criança tivesse nascido, seria um bastardinho fruto de um incesto, prato cheio pro Morgoth. Posso até estar errada mas acho que o velho não teria todo esse estomago, acho que nem ele conseguiria viver com essa idéia.
 
Última edição:
Me lembro a primeira vez que li esse trecho no Silma. Cometi o mesmo erro de interpretação. Acabei abrindo um tópico aqui (ou será que foi na Lista que eu discuti isso?) e chegamos a mesma conclusão: Níniel concebeu, ou seja, engravidou, mas suicidou-se antes do filho nascer.
 
O problema aqui é basicamente na interpretação do texto em português mesmo, já que muita gente resolve igualar conceber a dar à luz, aparentemente por não saber direito o que significa a palavra "conceber".
 
O problema aqui é basicamente na interpretação do texto em português mesmo, já que muita gente resolve igualar conceber a dar à luz, aparentemente por não saber direito o que significa a palavra "conceber".


Mas, isso não é um erro dos mais grotescos Tillion, afinal de contas na forma popular se usa conceber igualado a dar a luz. Claro que teria sido mais simples buscar um dicionário...

v.t. Gerar (falando-se da mulher). / Criar, inventar: conceber um projeto. / Representar pelo pensamento: não concebo como você se pode enganar. / Representar, imaginar, entender, figurar.

Inclusive, foi um erro meu, se eu tivesse procurado em portugues me poupava de procurar em ingles...yare are, vivendo e aprendendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo