1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Túrin teve filhos?!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Shantideva, 13 Fev 2005.

  1. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Relendo o Silmarillion, encontrei o seguinte trecho, que me deixou em dúvida:
    " Mas quando se passaram 3 anos do saque a Nargothrond, Turambar pediu novamente a mão de Níniel e jurou que agora se casaria com ela ou voltaria a guerrear nos ermos. E Níniel aceitou com alegria. O casamento foi no solstício de verão...Na primevera do ano seguinte, Nínel concebeu e ficou triste e abatida" . O Silmarillion, pag: 281.

    Túrin e Níniel tiveram um filho? Se sim, por que ele nunca foi citado?!!! Ou esse CONCEBEU, não tem nada haver?
     
  2. Mith

    Mith This server is too busy!

    :think:
    Estranho parece que esse "concebeu" está no sentido de ter um filho mesmo, mas que eu saiba, e pelo que eu pesquisei aqui, ele não teve nenhum não.
     
  3. Finrond

    Finrond Usuário

    pro Turin seria interesante ele n ter filho nenhum, pois a maldição poderia passar para seu herdeiro, mas oa q me costa ele n teve filhos, pois seria uma dinastia inteira de tragedias
     
  4. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    esse concebeu poderia ser um erro de tradução?
     
  5. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Conceber = engravidar.

    Ela ficou grávida. E morreu grávida.
     
  6. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    é..foi erro de interpretação... :D
     
  7. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    se alguem puder, coloca a versão em ingles dessa parte pra nóis conferir
     
  8. Pandatur

    Pandatur Usuário

    "In the spring of the year after Níniel conceived, and she became wan and sad; and at the same time there came to Ephel Brandir the first rumours that Glaurung had issued from Nargothrond.
     
  9. Indu

    Indu MANDALORIAN

    Receio que Niniel concebeu uma criança morta, que a Maldição de Morgoth, tenha atingido a Túrim, através de uma próle morta.
    Ou como já dito, Niniel tenha morrido grávida, mas prefiro pensar em uma crinça morta (mesmo acreditando que Tolkien não escreveia algo desse escalão)
    :think:
     
  10. Mírëloth

    Mírëloth Ex Eleri

    De acordo com a Enciclopédia Valinor:

    "Eventualmente Túrin e Níniel se casaram e ela engravidou. Foi quando Túrin enfrentou e matou Glaurung desmaiando junto ao corpo do dragão devido aos ferimentos. Níniel ao encontrá-lo, por achar que ele estava morto e agora ciente que era sua irmã (pois o feitiço de Glaurung se dissipara com a morte do dragão), em desespero se jogou do Cabed-en-Aras."

    Pelo menos aí não fala nada do filho deles ter nascido. Eu acredito que Nienor deve ter morrido grávida mesmo.
     
  11. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido

    A história deles toda ela é repleta de tristezas e numa das quais mais se encherga a maldição de Morgoth, sendo essa uma das poucas linhas da trama no qual Tolkien realmente pegou pesado, mas, quase nada é mencionado com relação ao filho deles, por tanto é muito provável que ela tenha morrido grávida e que este tenha sido um dos motivos pelos quais ela decidiu pelo suícidio.

    É provavel, também, que a tradução tenha sido, pra variar, meio porca por isso que o termo concebeu foi usado como engravidar, mas é necessária a leitura do texto original.
     
    Última edição: 24 Nov 2008
  12. Mírëloth

    Mírëloth Ex Eleri

    O Panda disponibilizou o trecho original aí, ó:

     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    A tradução neste caso está certa, sim.
     
  14. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido

    Uhnn, me dei ao trabalho de ir buscar num dicionario ingles-ingles o significado de conceived, taí o que eu achei...

    Ou seja, ela não necessariamente teve a criança mas, sim ficou grávida, mesmo a expressão estando no passado, porque a situação ocorreu no passado, ela ainda estava grávida quando o que aconteceu foi escrito...
     
  15. Tilion

    Tilion Administrador

    Ele definitivamente não teve a criança. Não é dito em nenhum dos textos sobre a história de Túrin. Se ela tivesse tido, certamente a criança seria mencionada, principalmente sobre o destino dela com a morte dos pais.

    Ela ficou grávida e se matou grávida - afinal, um dos motivos do suicídio foi justamente saber que ela era irmã de Túrin e estava carregando um filho dele no ventre.
     
  16. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Muito bom His... Eu ia fazer isso, mas não deu tempo porque tive que voltar pro trabalho.

    Eu acho que vocês tão procurando chifre em cabeça de cavalo gente. É sabido que a Níniel morreu grávida. Tem até um tópico no "E Se..." perguntando "E se o filho de Túrin tivesse nascido?".

    Tenho certeza que se isso tivesse acontecido, Tolkien não teria deixado tão implícito assim e ia contar a história de mais um desgraçado.
     
  17. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido


    Trocando alhos por bugalhos foi bem isso que eu disse mais alí em cima, sem falar que Thali está certo quando diz que

    Até porque seria muita crueldade de Tolkien se essa criança tivesse nascido, seria um bastardinho fruto de um incesto, prato cheio pro Morgoth. Posso até estar errada mas acho que o velho não teria todo esse estomago, acho que nem ele conseguiria viver com essa idéia.
     
    Última edição: 24 Nov 2008
  18. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Me lembro a primeira vez que li esse trecho no Silma. Cometi o mesmo erro de interpretação. Acabei abrindo um tópico aqui (ou será que foi na Lista que eu discuti isso?) e chegamos a mesma conclusão: Níniel concebeu, ou seja, engravidou, mas suicidou-se antes do filho nascer.
     
  19. Tilion

    Tilion Administrador

    O problema aqui é basicamente na interpretação do texto em português mesmo, já que muita gente resolve igualar conceber a dar à luz, aparentemente por não saber direito o que significa a palavra "conceber".
     
  20. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido


    Mas, isso não é um erro dos mais grotescos Tillion, afinal de contas na forma popular se usa conceber igualado a dar a luz. Claro que teria sido mais simples buscar um dicionário...



    Inclusive, foi um erro meu, se eu tivesse procurado em portugues me poupava de procurar em ingles...yare are, vivendo e aprendendo.
     

Compartilhar